Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://tede.unifacs.br/tede/handle/tede/478
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | CAMPOS, Ronaldo Araújo | - |
dc.contributor.advisor1 | SILVA, Jader Cristino de Souza | - |
dc.contributor.referee1 | PAIXÃO, Roberto Brazileiro | - |
dc.contributor.referee2 | MENDES, Victor Marcelo Oliveira | - |
dc.date.accessioned | 2017-07-06T22:52:49Z | - |
dc.date.issued | 2014-09-29 | - |
dc.identifier.citation | CAMPOS, Ronaldo Araújo. A aprendizagem organizacional e formação de gestores: como aprendem os gestores das indústrias. 2014. 155p. Dissertação (Administração) - UNIFACS Universidade Salvador, Salvador, 2014. | por |
dc.identifier.uri | http://teste.tede.unifacs.br:8080/tede/handle/tede/478 | - |
dc.description.resumo | No atual contexto empresarial, observa-se um ambiente permeado de mudanças sistemáticas cada vez mais rápidas e globais, devido ao avanço tecnológico e abertura de mercados. O presente trabalho se propõe a analisar a importância da aprendizagem organizacional como diferencial competitivo na formação de gestores, identificados pelas organizações como elementos-chave na gestão do processo produtivo, que vão assegurar o crescimento organizacional e a excelência empresarial de forma sustentável. Este estudo objetivou a identificação das modalidades de aprendizagem organizacional que mais auxiliam a formação de habilidades gerenciais. Para compreender o objeto de estudo, utilizaram-se métodos quantitativos multivariados, com a inclusão de análise fatorial exploratória e regressão multivariada, validados através das Escala de Modalidades em Aprendizagem (EMA) e Escala de Habilidades Gerenciais (EHAG). Como resultado, verificou-se que, nas indústrias pesquisadas, o processo de formação gerencial ocorre principalmente a partir da abordagem de aprendizagem formal, isto é, das modalidades de treinamentos tradicionais e acesso a bancos de dados. Outro aspecto relevante identificado nesta pesquisa foi a baixa frequência das modalidades cognitivas e de relações sociais, especialmente as comunidades de prática durante o processo de aprendizado dos gestores nas organizações pesquisadas, embora em muitas delas a cultura organizacional favoreça o surgimento dessas estruturas sociais. | por |
dc.description.abstract | In today's business context, the environment is permeated with systematic changes increasingly fast and global, due to technological advancement and open markets. This study aims to examine the importance of the organizational learning as a competitive differential in training of managers, identified by organizations as key elements in the management of the production process that will ensure organizational growth and business excellence in a sustainable manner. This study aimed to identify the modes of organizational learning that helps most the formation of management skills in this type of market. To understand the object of study, was used multivariate quantitative methods, with the inclusion of exploratory factor analysis and multivariate regression approved in two scale measures known as Scale Methods in Learning - EMA and Range Management Skills - EHAG. As a result, it was found that in the surveyed industries the process of management training occurs mainly from formal learning approach, which means the traditional methods of training and access to databases. Another important issue identified in this research was the low frequency of cognitive modes and social relations, especially communities of practice during the learning process of managers in organizations surveyed, although in many organizational culture it helps the emergence of these social structures. | eng |
dc.description.provenance | Submitted by Roseli Araujo ([email protected]) on 2017-07-06T22:52:49Z No. of bitstreams: 1 Dissertacao RONALDO ARAÚJO CAMPOS.pdf: 1268395 bytes, checksum: 82bfb25d3faf79dd75b2a4d513aa9765 (MD5) | eng |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2017-07-06T22:52:49Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertacao RONALDO ARAÚJO CAMPOS.pdf: 1268395 bytes, checksum: 82bfb25d3faf79dd75b2a4d513aa9765 (MD5) Previous issue date: 2014-09-29 | eng |
dc.format | application/pdf | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Salvador | por |
dc.publisher.department | Administração | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UNIFACS | por |
dc.publisher.program | Administração | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Aprendizagem organizacional | por |
dc.subject | Aprendizagem formal | por |
dc.subject | Aprendizagem informal | por |
dc.subject | Modalidades em AO | por |
dc.subject | Habilidades gerenciais | por |
dc.subject.cnpq | Ciências Sociais Aplicadas | por |
dc.title | A aprendizagem organizacional e formação de gestores: como aprendem os gestores das indústrias | por |
dc.type | Dissertação | por |
Aparece nas coleções: | Administração |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertacao RONALDO ARAÚJO CAMPOS.pdf | Dissertacao RONALDO ARAÚJO CAMPOS | 1,24 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.