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Campo DCValorIdioma
dc.creatorLIMA, Alan Miranda-
dc.contributor.advisor1CAMPOS, Jorge Alberto Prado de-
dc.contributor.referee1SAMPAIO, Paulo Nazareno Maia-
dc.contributor.referee2DURÃO, Frederico Araújo-
dc.date.accessioned2017-07-03T02:12:23Z-
dc.date.issued2016-05-09-
dc.identifier.citationLIMA, Alan Miranda. Euclides: uma ferramenta para avaliar o impacto de congestionamentos não recorrentes. 2016. 91f. Dissertação (Mestrado em Sistemas e Computação) - UNIFACS Universidade Salvador, Salvador, 2016.por
dc.identifier.urihttp://teste.tede.unifacs.br:8080/tede/handle/tede/465-
dc.description.resumoObjetivando garantir a mobilidade de bens e pessoas, as grandes metrópoles têm realizado investimentos para monitorar, gerenciar e analisar a malha viária e o fluxo de veículos. A implantação de sistemas de monitoramento de tráfego, no entanto, exige uma quantidade considerável de investimentos em equipamentos e pessoal qualificado para simplesmente obter dados. Os investimentos são ainda maiores quando é necessário processar e analisar os dados e produzir informações que subsidiem medidas operacionais para o controle do trânsito e medidas estratégicas para a definição de investimentos em infraestrutura e políticas públicas na área de transporte. Com o objetivo de reduzir o custo e facilitar a coleta de informações sobre os fluxos de tráfego, este trabalho apresenta uma metodologia para avaliar o impacto que um evento não recorrente causa nas vias ao seu entorno. São exemplos de eventos não recorrentes os acidentes de veículos, a realização de uma obra de manutenção da via, a quebra de um semáforo ou qualquer outro evento não previsível e que afete o fluxo de veículos no local. Os pontos de monitoramento podem ser definidos de forma manual ou de forma automática com informações oriundas de redes sociais especializadas. As informações sobre o fluxo de veículo na região do evento são obtidas de serviços de mapas gratuitos disponíveis na Internet. Os dados obtidos são processados para apresentação da análise da influência do evento sobre o fluxo de trânsito na região. O sistema foi avaliado com dados reais coletados a partir de informações de eventos indicados através de redes sociais, em Salvador, demonstrando a viabilidade e potencial da solução proposta.por
dc.description.abstractAiming at ensuring the mobility of goods and people, large cities have made investments to monitor, manage and analyze the road network and the traffic flow. The implementation of traffic monitoring systems, however, requires a considerable amount of investment in equipment and qualified personnel to simply get data. Investments are even greater when it is necessary to process and analyze the data and produce information that supports operational measures to control traffic and strategic measures for the definition of investment in infrastructure and public policies in the transportation area. In order to reduce the cost and facilitate the collection of information about traffic flows, this dissertation presents a methodology to assess the impact of a non-recurring event causes the roads in the surrounding area. Examples of non-recurring events are vehicle accidents, track maintenance works, maintenance of a traffic light or any other unforeseen circumstances which affect the flow of vehicles on site. The monitoring points can be defined manually or automatically with information coming from specialized social networks. The information about the vehicle flow in the event of the region is obtained from the free maps services available on the Internet. The data are processed to present the analysis of the influence of the event on the traffic flow in the region. The system was evaluated with real data collected from event information indicated through social networks, in Salvador, demonstrating the viability and potential of the proposed solution.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Roseli Araujo ([email protected]) on 2017-07-03T02:12:23Z No. of bitstreams: 1 DISSERTACAO ALAN MIRANDA DE LIMA.pdf: 3284566 bytes, checksum: b5e047c863643cd319d3caa1ee1dbc54 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-07-03T02:12:23Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISSERTACAO ALAN MIRANDA DE LIMA.pdf: 3284566 bytes, checksum: b5e047c863643cd319d3caa1ee1dbc54 (MD5) Previous issue date: 2016-05-09eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Salvadorpor
dc.publisher.departmentSistemas e Computaçãopor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNIFACSpor
dc.publisher.programSistemas e Computaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectSistemas Inteligentes de Transportespor
dc.subjectMonitoramento de tráfegopor
dc.subjectSistemas de Informações Geográficaspor
dc.subject.cnpqCiências Exatas e da Terrapor
dc.titleEuclides: uma ferramenta para avaliar o impacto de congestionamentos não recorrentespor
dc.typeDissertaçãopor
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