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http://tede.unifacs.br/tede/handle/tede/461
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | A formação do professor para o Ensino Superior de Administração |
Autor: | GUSMÃO, Silvia Souza |
Primeiro orientador: | SILVA, Jader Cristino Souza |
Primeiro membro da banca: | PAIXAO, Roberto Brazileiro |
Segundo membro da banca: | SILVA, Lindomar Pinto da |
Resumo: | Este estudo teve o objetivo de explorar e descrever como se formam os professores que atuam no Ensino Superior de Administração em localidades distintas das capitais brasileiras. Para tanto, optou-se por uma abordagem metodológica de natureza qualiquantitativa com a utilização do método do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC), com base na opinião dos próprios professores de Administração. Desse modo, esta pesquisa verificou, dentre outras implicações, que os métodos de aprendizagem e formação docente em Administração ainda estão fundamentados na tradicional lógica individual-cognitivista da aprendizagem, que se baseia na transmissão e absorção explícita de conhecimentos técnico-profissionais; sobre didática, pedagogia e tecnologias de ensino; e sobre a história e evolução da Administração. Esta forma de transmissão de conhecimento tende a transferir apenas a menor porção do conhecimento, a dimensão explícita, demonstrando-se, desse modo, limitada e reducionista, por deixar a dimensão tácita desprezada. Assim, é necessário pensar em novos métodos de formação que privilegiem a dimensão tácita do conhecimento, com base na perspectiva sócio-prática, explorando as possibilidades de aprendizagem que emergem de contextos práticos e de estruturas sociais de partilha de conhecimento, buscando contribuir para uma formação integral deste professor. |
Abstract: | This study aimed to explore and describe how they form the teachers who work in the Administration of Higher Education in different locations in the Brazilian capital. To this end, we opted for a methodological approach Qualiquantitative nature using the Collective Subject Discourse method (DSC), based on the opinion of their own management professors. Thus, this study found, among other implications, the methods of learning and teacher training in administration are still based on traditional individual-cognitive logic of learning, which is based on explicit transmission and absorption of technical and professional knowledge; on teaching, pedagogy and teaching technologies; and the history and evolution of Directors. This form of knowledge transmission tends to transfer only a smaller portion of knowledge, the explicit dimension, is demonstrating thereby limited and reductionist, to leave the despised tacit dimension. It is therefore necessary to think of new methods of training that favor the tacit dimension of knowledge, based on the socio-practical perspective, exploring the possibilities of learning emerging from practical contexts and social structures of knowledge sharing, seeking to contribute to training full of this teacher. |
Palavras-chave: | Formação Professor Administração Conhecimento Explícito Conhecimento Tácito |
Área(s) do CNPq: | Ciências Sociais Aplicadas |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Salvador |
Sigla da instituição: | UNIFACS |
Departamento: | Administração |
Programa: | Administração |
Citação: | GUSMÃO, Silvia Souza. A formação do professor para o Ensino Superior de Administração. 2015. 103f. Dissertação (mestrado em Administração) - UNIFACS Universidade Salvador, Salvador, 2015. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://teste.tede.unifacs.br:8080/tede/handle/tede/461 |
Data de defesa: | 31-Mar-2015 |
Appears in Collections: | Administração |
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