???jsp.display-item.social.title??? |
![]() ![]() |
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://tede.unifacs.br/tede/handle/tede/453
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Caracterização da educação na comunidade quilombola do Rio das Rãs no município de Bom Jesus da Lapa |
Autor: | TEIXEIRA, Manoel Messias |
Primeiro orientador: | REIS, Renato Barbosa |
Segundo membro da banca: | ARAÚJO, Paulo Sérgio Rodrigues de |
Terceiro membro da banca: | FELZEMBURG, Ridalva Dias Martins |
Resumo: | A presente dissertação caracteriza a educação oferecida pelo estado para a Comunidade Quilombola do Rio das Rãs no Município de Bom Jesus da Lapa com atenção para as suas práticas educativas e seus efeitos sociais, especialmente no que concerne aos costumes e tradições e à manutenção do homem do campo. Trata-se de um estudo bibliográfico, documental e de campo. Abordou o projeto político pedagógico implementado e a grade curricular proposta pela Secretaria Municipal de Educação. Surgiram diversas questões: as estratégias de ensino impactam positivamente a comunidade assistida? Esse processo educacional ajuda a amenizar o quadro de problemas da educação rural? Procurou-se, também, verificar através de pesquisas de campo se as questões pedagógicas são abordadas através de um processo de trabalho que acompanha a realidade escolar da educação rural nas escolas municipais da Comunidade. Foram aplicados questionários às famílias (177 pessoas) e entrevistados os profissionais (24 pessoas) atuantes em educação. Observou-se a percepção positiva da comunidade com relação à atuação das escolas nos atributos de identidade e perpetuação quilombola, bem como, nos assuntos relacionados com a natureza e meio ambiente. Os profissionais deixaram transparecer uma percepção insatisfatória com relação à educação oferecida. |
Abstract: | This work characterizes the education offered by the state to the Quilombo Community of the Frogs River in the city of Bom Jesus da Lapa with attention to their educational practices and their social effects, especially with regard to the customs and traditions and man maintenance field. This is a bibliographic study, documentary and field. He addressed the implemented political pedagogical project and the curriculum proposed by the Municipal Department of Education. There were several issues: the teaching strategies positively impact the assisted community? This educational process helps to alleviate the problems of the context of rural education? He tried to also check through field research is the pedagogical issues are addressed through a work process accompanying the school reality of rural education in municipal schools of the Community. families to questionnaires were applied (177 people) and professionals interviewed (24 people) active in education. There was a positive perception of the community with respect to the performance of schools in the attributes of identity and quilombo perpetuation, as well as in matters related to nature and environment. The left professional transpire an unsatisfactory perception regarding the education offered. |
Palavras-chave: | Educação em área rural Tradições afrodescendentes Identidade cultural |
Área(s) do CNPq: | Ciências Sociais Aplicadas |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Salvador |
Sigla da instituição: | UNIFACS |
Departamento: | Desenvolvimento Regional e Urbano |
Programa: | Desenvolvimento Regional e Urbano |
Citação: | TEIXEIRA, Manoel Messias. Caracterização da educação na comunidade quilombola do Rio das Rãs no município de Bom Jesus da Lapa. 2016. 121f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Regional e Urbano) - Universidade Salvador, Salvador, 2016. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://teste.tede.unifacs.br:8080/tede/handle/tede/453 |
Data de defesa: | 5-Apr-2016 |
Appears in Collections: | Desenvolvimento Regional e Urbano |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
MANOEL MESSIAS TEIXEIRA2604.pdf | Dissertação MANOEL MESSIAS TEIXEIRA | 3,12 MB | Adobe PDF | Download/Open Preview |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.