Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.unifacs.br/tede/handle/tede/451
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMAGALHÃES, Lúcio Antônio Pereira-
dc.contributor.advisor1SILVA, Kleber Freire da-
dc.contributor.referee1BARBOSA, Daniel-
dc.contributor.referee2COSTA, Caiuby Alves da-
dc.date.accessioned2017-07-02T17:58:08Z-
dc.date.issued2015-04-28-
dc.identifier.citationMAGALHÃES, Lúcio Antônio Pereira. Análise técnica da utilização de luminárias com tecnologia led em sistemas de iluminação de aeroportos. 2015. 197f. Dissertação (Mestrado em Regulação da Indústria e Energia) - UNIFACS Universidade Salvador, Salvador, 2015.por
dc.identifier.urihttp://teste.tede.unifacs.br:8080/tede/handle/tede/451-
dc.description.resumoAeroportos são utilizados com certa frequência pela maioria das pessoas, seja para lazer, negócios, motivos pessoais, etc; o que demonstra sua importância para a sociedade. Os sistemas de iluminação de um aeroporto são fundamentais para seu funcionamento e conforto visual das pessoas. Este trabalho tem como objeto principal a análise técnica do uso de luminárias com tecnologia LED nos sistemas de iluminação de aeroportos em substituição aos tipos convencionais de luminárias usualmente utilizadas. O Objetivo específico deste trabalho é analisar os sistemas de iluminação existentes nos aeroportos, sobretudo os aeroportos brasileiros de grande porte, do grupo 1, categoria I, que abrangem diversos sistemas de iluminação. Os sistemas de iluminação dos terminais de passageiros TPS (saguão, áreas de escritórios, lojas e bancos) e dos estacionamentos que utilizam luminárias comerciais; os sistemas de iluminação dos terminais de carga, que utilizam luminárias industriais; os sistemas de iluminação das vias de acesso ao aeroporto, que utilizam luminárias públicas; os sistemas luminosos de auxílio ao vôo nas pistas de pouso e decolagem e de taxi que utilizam luminárias específicas para aeroportos como as luminárias de balizamento; os sistemas de iluminação dos pátios de aeronaves, que utilizam projetores com lâmpadas de multivapores metálicos. Neste trabalho, através de cinco estudos de casos no aeroporto de Salvador: Saguão do 1º pavimento do terminal de passageiros; área de armazenagem do terminal de cargas, vias de acesso nas proximidades do terminal de cargas, pátio 3 de aeronaves, balizamento das pistas de taxiway; analisa-se os tipos de luminárias e lâmpadas utilizadas e faz-se um estudo comparativo da substituição destas luminárias com lâmpadas convencionais por luminárias com tecnologia LED, sob a óptica da sustentabilidade, da economia obtida analisando-se os custos de aquisição, consumo de energia, manutenção, eficiência energética e preservação ao meio-ambiente, seja no uso ou no descarte das luminárias e lâmpadas. Procurou-se atingir os objetivos nos cinco estudos de casos coletando dados no aeroporto de Salvador e também através de pesquisa de trabalhos científicos, artigos, monografias e dissertações ou trabalhos técnicos feitos por profissionais que trabalham nos aeroportos administrados pela INFRAERO, de material técnico (especificações, memoriais) de órgãos ligados à aviação civil: ANAC, INFRAERO, aeronáutica, etc; informações e catálogos técnicos de fabricantes de luminárias, lâmpadas e equipamentos ligados à navegação aérea. As conclusões do trabalho comprovam que o uso das luminárias com tecnologia LED nos sistemas de iluminação de aeroportos é uma alternativa mais eficiente, sustentável e com vantagens econômicas em relação ao uso das luminárias com lâmpadas convencionais.por
dc.description.abstractAirports are used with some frequency by most people, whether for leisure, business, personal reasons, etc; which shows its importance to society. The airport lighting systems are very important to its operation and visual comfort of the people. This work has as main objective technical analysis of the use of lamps with LED technology at airports lighting systems to replace conventional types of commonly used lamps. The specific objective of this study is to analyze the existing lighting systems at airports, especially large Brazilian airports, related to group 1, category I, covering several lighting systems. Passenger terminal lighting systems (lobby, office areas, shops and banks) and the parking lots using commercial fixtures; lighting systems of cargo terminals, which use industrial fixtures; the lighting systems of access routes to the airport, using public fixtures; The bright aid to flight systems on runways and taxyways using specific fixtures for airports as the marking fixtures, the lighting systems of the aircraft apron, using projectors with metal halide lamps. In this work, five case studies were studied in the Salvador airport: Hall 1st floor of the passenger terminal; storage area of the cargo terminal, access roads near the cargo terminal, apron 3 (aircraft parking apron), taxiway lighting; analyzes the types of used light fixtures and lamps and makes a comparative study of the replacement of these luminaires with conventional light bulbs with lamps with LED technology, from the perspective of sustainability, economics obtained by analyzing procurement costs, power consumption, maintenance, energy efficiency and environment preservation, either in use or disposal of luminaires and lamps. To achieve the goals in the five case studies gathering data on the Salvador airport and also through research scientific works, articles, monographs and dissertations or technical work done by professionals working in the airports managed by INFRAERO, technical material (specifications , memorials) civil aviation authoritin related to civil aviation: ANAC, Infraero, aeronautical, etc; information and technical catalogs of luminaire manufacturers, lamps and equipment related to air navigation. The conclusions of the work show that the use of luminaires with LED technology at airports lighting systems is an alternative more efficient, sustainable and brings economic advantages over the use of luminaires with conventional lamps.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Roseli Araujo ([email protected]) on 2017-07-02T17:58:08Z No. of bitstreams: 1 Dissertacao LÚCIO ANTÔNIO PEREIRA MAGALHÃES.PDF.pdf: 5345791 bytes, checksum: 4044a61f1c9d078109e23de65b3d9d23 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-07-02T17:58:08Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertacao LÚCIO ANTÔNIO PEREIRA MAGALHÃES.PDF.pdf: 5345791 bytes, checksum: 4044a61f1c9d078109e23de65b3d9d23 (MD5) Previous issue date: 2015-04-28eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Salvadorpor
dc.publisher.departmentRegulação da Indústria e Energiapor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNIFACSpor
dc.publisher.programRegulação da Indústria e Energiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectLuminárias com tecnologia LEDpor
dc.subjectSistemas de iluminaçãopor
dc.subjectAeroportospor
dc.subject.cnpqEngenhariaspor
dc.titleAnálise técnica da utilização de luminárias com tecnologia led em sistemas de iluminação de aeroportospor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Regulação da Industria de Energia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao LÚCIO ANTÔNIO PEREIRA MAGALHÃES.PDF.pdfDissertação LÚCIO ANTÔNIO PEREIRA MAGALHÃES5,22 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.