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Campo DCValorIdioma
dc.creatorOLIVEIRA, Rosângela Moreira de-
dc.contributor.advisor1SPINOLA, Carolina de Andrade-
dc.contributor.advisor-co1REIS, Renato Barbosa-
dc.contributor.referee1BOAVENTURA, Edivaldo Machado-
dc.contributor.referee2LOPES, Roberto Paulo Machado-
dc.date.accessioned2017-07-01T00:46:26Z-
dc.date.issued2015-04-13-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Rosângela Moreira de. A contribuição do programa de iniciação científica da FAPESB na formação de capital humano para as universidades baianas. 2015. 134f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Regional e Urbano) - UNIFACS Universidade Salvador, Salvador, 2015.por
dc.identifier.urihttp://teste.tede.unifacs.br:8080/tede/handle/tede/439-
dc.description.resumoEsta dissertação é o resultado de uma pesquisa teórica e empírica, com o objetivo de conhecer a contribuição do Programa de Iniciação Científica da FAPESB para a formação de capital humano nas universidades baianas. Este trabalho aborda a importância da iniciação científica para o desenvolvimento econômico e social, e apresenta um panorama das políticas públicas direcionadas ao fomento da ciência, da tecnologia, da inovação e do empreendedorismo. Esta é uma pesquisa descritiva, sendo a abordagem do problema classificada como qualitativa e quantitativa. Os dados foram obtidos diretamente com as universidades participantes do PIBIC/FAPESB e na plataforma de currículos acadêmicos do CNPq, a plataforma Lattes, que disponibiliza de forma livre os currículos de docentes, discentes e pesquisadores. A segunda etapa da pesquisa, de caráter qualitativo, foi realizada através do método survey, onde uma amostra de egressos do Programa respondeu a um questionário de 41 perguntas. Em que pese a parcela significativa de currículos não atualizados na base do CNPq, o que pode demonstrar uma evasão dos egressos da carreira acadêmica, os resultados alcançados com a metodologia empregada mostraram que existe uma contribuição significativa do Programa na formação de capital humano qualificado para as universidades, uma vez que também se mostrou considerável o número de bolsistas que, após o término da atividade, ingressou em algum programa de pós-graduação tendo concluído a sua formação acadêmica em tempo igual ou inferior ao estabelecido pela CAPES. Conclui-se, também, que houve alguma absorção destes egressos nas universidades baianas como docentes e pesquisadores e que o Programa, no geral, foi bem avaliado quanto à sua contribuição para a formação de novos docentes pesquisadores.por
dc.description.abstractThis work is the result of a theoretical and empirical research in order to know the contribution of the Scientific Initiation Program FAPESB for the formation of human capital in Bahia universities. This paper addresses the importance of scientific research for economic and social development, and provides an overview of public policies to promote science, technology, innovation and entrepreneurship. This is a descriptive study, with the problem of approach classified as qualitative and quantitative. Data were obtained directly from the participating universities PIBIC/FAPESB and in the academic curricula of CNPq platform, the Lattes Platform, which provides freeform curricula of teachers, students and researchers. The second stage of the research, qualitative, was performed using the survey method, where a sample of graduates of the program answered a questionnaire of 41 questions. Despite the significant portion of non updated resumes in CNPq base, which can demonstrate an evasion of the graduates of academic career, the results achieved with the methodology showed that there is a significant contribution from the training of skilled human capital for universities, as was also the considerable number of scholarships that after the end of the activity, joined in a graduate program and completed his academic training in time equal to or lower than that established by CAPES. It follows, too, that there was some absorption of these graduates in the Bahia universities as teachers and researchers and the program in general was well evaluated for its contribution to the formation of new researchers teachers.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Roseli Araujo ([email protected]) on 2017-07-01T00:46:26Z No. of bitstreams: 1 Dissertação ROSÂNGELA MOREIRA DE OLIVEIRA.pdf: 2542799 bytes, checksum: 37340ac2f6d2329d104a5508b3d0d7b4 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-07-01T00:46:26Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertação ROSÂNGELA MOREIRA DE OLIVEIRA.pdf: 2542799 bytes, checksum: 37340ac2f6d2329d104a5508b3d0d7b4 (MD5) Previous issue date: 2015-04-13eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Salvadorpor
dc.publisher.departmentDesenvolvimento Regional e Urbanopor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNIFACSpor
dc.publisher.programDesenvolvimento Regional e Urbanopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectCapital Humanopor
dc.subjectIniciação Científicapor
dc.subjectPIBIC Fapesbpor
dc.subject.cnpqCiências Sociais Aplicadaspor
dc.titleA contribuição do programa de iniciação científica da FAPESB na formação de capital humano para as universidades baianaspor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Desenvolvimento Regional e Urbano

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