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Campo DCValorIdioma
dc.creatorCARVALHO, Luiz Augusto Hegouet-
dc.contributor.advisor1ARAUJO, Paulo Sérgio Rodrigues de-
dc.contributor.referee1ARAÚJO, Sueila Silva-
dc.contributor.referee2VIEIRA, Victor Menezes-
dc.date.accessioned2017-06-28T23:31:59Z-
dc.date.issued2014-12-09-
dc.identifier.citationCARVALHO, Luiz Augusto Hegouet. Impactos ambientais: emissão de gases poluentes por veículos automotores na Av. Luís Vianna Filho. 2014. 137. Dissertação (Mestrado em Regulação da Indústria e Energia) - UNIFACS Universidade Salvador, Salvador, 2014.por
dc.identifier.urihttp://teste.tede.unifacs.br:8080/tede/handle/tede/437-
dc.description.resumoA expansão urbana desordenada, o crescimento da frota de veículos automotores, a matriz energética suportada por combustíveis fósseis, o descumprimento de processos regulatórios de manutenção, inspeção e fiscalização e a não renovação da frota têm sido fatores do aumento da concentração de gases poluentes na atmosfera. Pelos pressupostos, buscou-se caracterizar as interfaces entre as concentrações registradas dos índices de poluentes atmosféricos e alternativas para minimizar os impactos negativos num dos principais corredores de tráfego e de expansão imobiliária soteropolitana, a Av. Luís Vianna Filho. Foi utilizado dados públicos emitidos pela CETREL, obtidos da estação de monitoramento de qualidade do ar, no período entre os anos de 2012 e 2013. Constatou-se que as concentrações dos poluentes registradas, estiveram dentro dos padrões normais estabelecidos pela Resolução 03/90 do CONAMA, considerada BOA, acontecendo nesse período três eventos com qualidade de ar regular, destacando a eficácia dos programas PROCONVE e PROMOT ao estabelecer limites de emissão dos gases poluentes, surgimento de novas tecnologias e melhoria na qualidade dos combustíveis. Observa-se a necessidade de políticas públicas de diferentes ordens que impactam vários aspectos simultâneos nas questões da poluição urbana, da mobilidade urbana e da saúde pública, cujas ações podem ser resumidas da seguinte forma: prioridade de um transporte coletivo de qualidade, restrição à crescente circulação de veículos automotores individuais, incentivo a soluções urbanas que favoreçam a utilização de transporte não motorizado, maior controle de emissão de gases poluentes e programa de inspeção veicular. Essas ações proporcionará a manutenção dos padrões de emissões de poluentes, ao mesmo tempo em que contribuirão para benefícios da qualidade de vida e saúde pública.por
dc.description.abstractThe unplanned urban expansion, the growth of the motor vehicle fleet, energy matrix supported by fossil fuels, noncompliance with regulatory processes maintenance, inspection and enforcement and non-renewal of the fleet have been factors in the increased concentration of greenhouse gases in the atmosphere. By assumptions, we sought to characterize the interfaces between the concentrations recorded rates of air pollutants and alternatives to minimize the negative impacts a major traffic corridors and housing boom soteropolitana, Av. Luis Vianna Filho. We used public data issued by CETREL, obtained from air quality monitoring station, the period between the years 2012 and 2013. It was observed that the concentrations of pollutants recorded, were within the normal range established by Resolution CONAMA 03/90, considered good, three events happening during this period with regular air quality, highlighting the effectiveness of PROCONVE and PROMOT programs, to establish emission limits for gases, emergence of new technologies and improved fuel quality. Note the need for planning and prevention in relation to emission of pollutants, in order to ensure a good air quality for the benefit of urban citizens, the need for public policies are swarming - of different orders that impact multiple simultaneous aspects on issues, urban pollution , urban mobility and public health, whose actions can be summarized as follows : priority of a public transport quality, increasing restriction on movement of individual motor vehicles, encouraging urban solutions favoring the use of non-motorized transport, greater greenhouse gas emission control and inspection program vehicular. These actions will provide the maintenance of pollutant emissions standards, at the same time which will contribute to the benefits of quality of life and health.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Roseli Araujo ([email protected]) on 2017-06-28T23:31:59Z No. of bitstreams: 1 Dissertação LUIZ AUGUSTO HEGOUET.pdf: 4657439 bytes, checksum: 24fc930ffd6fe635f4f82a37b92d5e3f (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-06-28T23:31:59Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertação LUIZ AUGUSTO HEGOUET.pdf: 4657439 bytes, checksum: 24fc930ffd6fe635f4f82a37b92d5e3f (MD5) Previous issue date: 2014-12-09eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Salvadorpor
dc.publisher.departmentRegulação da Indústria e Energiapor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNIFACSpor
dc.publisher.programRegulação da Indústria e Energiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectPoluição - Impactos ambientaispor
dc.subjectEmissões veicularespor
dc.subjectQualidade do arpor
dc.subject.cnpqEngenhariaspor
dc.titleImpactos ambientais: emissão de gases poluentes por veículos automotores na Av. Luís Vianna Filhopor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Regulação da Industria de Energia

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