Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.unifacs.br/tede/handle/tede/436
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSILVA, Aldi Rui Morais-
dc.contributor.advisor1FIALHO, Sérgio Hage-
dc.contributor.referee1BARROS, Manoel Joaquim Fernandes de-
dc.contributor.referee2RIBEIRO, Elizabeth Matos-
dc.date.accessioned2017-06-28T23:07:53Z-
dc.date.issued2015-01-05-
dc.identifier.citationSILVA, Aldi Rui Morais. Avaliação da utilização da simulação no ensino da logística: uma análise da aplicação do Promodel na Alfa Escola Técnica de Feira de Santana-Ba. 2015. 124. Dissertação (Mestrado em Administração) - UNIFACS Universidade Salvador, Salvador, 2015 .por
dc.identifier.urihttp://teste.tede.unifacs.br:8080/tede/handle/tede/436-
dc.description.resumoEsta dissertação buscou avaliar a percepção de professores e alunos sobre as contribuições do uso de simuladores computacionais no ensino da logística, na Alfa escola técnica da cidade de Feira de Santana. Para alcançar tal objetivo, inicialmente, apresenta o cenário regional, destacando o papel das instituições formadoras de mão de obra para o desenvolvimento local. O estudo aborda a simulação e a era dos jogos educativos, os aspectos históricos da simulação como ferramenta do conhecimento, a simulação no ensino/aprendizagem, descrevendo os jogos e simuladores no ensino de gestão, metodologias de desenvolvimento de jogos/simuladores, e a modelagem com o software de simulação ProModel. Trata ainda sobre a logística como campo de estudo para aplicação dos simuladores, sobre o cenário atual da formação técnica, e sobre o curso de logística com uso do simulador ProModel, como instrumento de apoio didático aplicado na instituição pesquisada. Os resultados da pesquisa descritiva aplicada ao público alvo, formada por professores e alunos do curso técnico, demonstraram a grande importância do uso dos simuladores como ferramenta de apoio didático, e de auxílio a tomada de decisão, ressaltando a satisfação dos grupos pesquisados com o método para a aprendizagem. Aponta, também, alguns obstáculos ao uso dos simuladores no caso estudado. Os dados da pesquisa são apresentados em forma de planilhas e textos, com suas respectivas análises estatísticas. No último capítulo, são feitas as considerações finais sobre o trabalho, além de trazer sugestões para novas pesquisas envolvendo o tema.por
dc.description.abstractThis research sought to evaluate the perception of teachers and students about the contributions of the use of computational simulators in logistics education, at Alfa Technical School, located in the city of Feira de Santana. To achieve this goal, initially, it presents the regional scenario, highlighting the role of training institutions of manpower for local development. The literature review discusses the simulation and the era of educational games, historical aspects of simulation as a knowledge tool, the simulation in teaching/learning, covering the use of games and simulators in management education, describing the methodologies of games/simulators development and modeling of an application with the ProModel simulation software. It still treats about the logistics as field of study for application of simulators, on the current scenario of technical education, and over the course of logistics with use of ProModel simulator as a teaching support tool used at the searched institution. The results of the descriptive research applied to the target groups formed by teachers and students of the technical course, they demonstrated the great importance of the use of simulators as an educational support tool and assistance to decision making, emphasizing the satisfaction of the researched groups by the method for learning. Point also, out some obstacles to the use of simulators in the case studied. The research data are presented in the form of spreadsheets and texts, with their respective statistical analyzes. In the last chapter, are made final comments about the work, and bring suggestions for further research involving the theme.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Roseli Araujo ([email protected]) on 2017-06-28T23:07:53Z No. of bitstreams: 1 DISSERTACAO ALDI RUI MORAIS SILVA 2015.pdf: 1429799 bytes, checksum: 558f962873200366cd57077919781473 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-06-28T23:07:53Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISSERTACAO ALDI RUI MORAIS SILVA 2015.pdf: 1429799 bytes, checksum: 558f962873200366cd57077919781473 (MD5) Previous issue date: 2015-01-05eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Salvadorpor
dc.publisher.departmentAdministraçãopor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNIFACSpor
dc.publisher.programAdministraçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectSimuladorpor
dc.subjectSimulação Computacionalpor
dc.subjectProModelpor
dc.subjectEnsino da Gestãopor
dc.subjectLogísticapor
dc.subjectEnsino Aprendizagem.por
dc.subject.cnpqCiências Sociais Aplicadaspor
dc.titleAvaliação da utilização da simulação no ensino da logística: uma análise da aplicação do Promodel na Alfa Escola Técnica de Feira de Santana-Bapor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTACAO ALDI RUI MORAIS SILVA 2015.pdfDISSERTAÇÃO ALDI RUI MORAIS SILVA1,4 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.