Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.unifacs.br/tede/handle/tede/431
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMIRANDA, Ederval Marques-
dc.contributor.advisor1Rodriguez, Vanessa Brasil C.-
dc.contributor.referee1Albuquerque, Carlos Francisco Linhares de-
dc.contributor.referee2Barros, Manoel Joaquim Fernandes de-
dc.contributor.referee3Silva, Lindomar Pinto da-
dc.date.accessioned2017-06-12T21:37:58Z-
dc.date.issued2014-10-21-
dc.identifier.citationMIRANDA, Ederval Marques. O filme de animação no ensino de Administração: uma análise do filme Monstros S.A. 2014. 134 f.il. Dissertação (Administração)- UNIFACS Universidade Salvador,Salvador, 2014.por
dc.identifier.urihttp://teste.tede.unifacs.br:8080/tede/handle/tede/431-
dc.description.resumoA dissertação analisa o cinema para o ensino da análise organizacional com o uso de metáforas expressas no enredo do filme de animação Monstros S.A. O filme tem como principal característica uma abordagem voltada para o cotidiano organizacional. O trabalho está dividido em: marco teórico, que aborda a aprendizagem em Administração e o uso da arte e do cinema para o ensino desta área do conhecimento; Cultura Organizacional como conceito norteador para a análise; o cinema de animação e a identificação do homem pelas imagens. A metodologia utilizada foi o método qualitativo com base em estudo teórico e exploratório junto com os conceitos de metáfora e linguagem cinematográfica. A análise foi realizada a partir dos conceitos metodológicos unidos com a revisão de literatura, na qual a metáfora norteou as conclusões. Constatou-se a partir desta experiência de análise que é possível oferecer novas maneiras de ensino em Administração, cuja arte do filme de animação, como um recurso de ensino, pode agregar aos conceitos organizacionais ao oferecer uma nova ótica para esta área do conhecimento.por
dc.description.abstractThe dissertation examines the film for organizational analysis teaching with the use of metaphors expressed in the plot of the animated film Monsters, Inc. The film's main characteristic is an approach focused on the organizational routine. The work is divided into: a theoretical framework that addresses the learning management and the use of art and cinema for teaching this area of knowledge; Organizational Culture as a guiding concept for the analysis; the animated film and the man’s identification by the images. The methodology used was a qualitative method based on theoretical and exploratory study along with the concepts of metaphor and cinematic language. The analysis was made from the methodological concepts united with the literature review, in which the metaphor has guided the conclusions. It was verified from this analysis experience that it is possible to offer new ways of teaching in Administration, whose art of animated film, as a teaching resource, might aggregate to organizational concepts when offering a new perspective for this area of knowledge.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Roseli Araujo ([email protected]) on 2017-06-12T21:37:56Z No. of bitstreams: 1 Dissertação EDERVAL MARQUES MIRANDA (2).pdf: 4434069 bytes, checksum: 96cf778a8451994752f75f9cbb52adb2 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-06-12T21:37:58Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertação EDERVAL MARQUES MIRANDA (2).pdf: 4434069 bytes, checksum: 96cf778a8451994752f75f9cbb52adb2 (MD5) Previous issue date: 2014-10-21eng
dc.description.sponsorshipFAPESPpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede.unifacs.br:8080/tede/retrieve/1199/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20EDERVAL%20MARQUES%20MIRANDA%20%282%29.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Salvadorpor
dc.publisher.departmentAdministraçãopor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNIFACSpor
dc.publisher.programAdministraçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectAdministraçãopor
dc.subjectFilme de Animaçãopor
dc.subjectCultura Organizacionalpor
dc.subjectMetáforapor
dc.subject.cnpqCiências Sociais Aplicadaspor
dc.titleO filme de animação no ensino de Administração: uma análise do filme Monstros S.Apor
dc.title.alternativeThe animated film in management education: an analysis of the film Monsters INC.eng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação EDERVAL MARQUES MIRANDA (2).pdfDissertação EDERVAL MARQUES MIRANDA4,33 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.