???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede.unifacs.br/tede/handle/tede/380
Tipo do documento: Dissertação
Título: Gestão de riscos associados às previsões de demanda das distribuidoras de energia elétrica no novo contexto regulatório brasileiro
Autor: Almeida, Laucides Damasceno 
Primeiro orientador: Tanure, José Eduardo Pinheiro Santos
Primeiro membro da banca: Figueiredo, Fernando Monteiro de
Segundo membro da banca: Valente, André Luiz de Carvalho
Resumo: Esta dissertação tem como objetivo principal apresentar uma metodologia para gerenciamento de riscos associados às previsões de demanda de energia elétrica das distribuidoras brasileiras, considerando as regras do novo ambiente regulatório, estabelecido a partir de 2004. O novo marco regulatório do setor elétrico brasileiro criou para as empresas distribuidoras a necessidade de estruturar cenários de mercado extremamente bem ajustados e, simultaneamente, associar a eles probabilidades de ocorrência, uma tarefa longe do trivial. Adicionalmente, do ponto de vista gerencial, ficou estabelecida a necessidade de montar e acompanhar estratégias de compra e venda nos leilões de energia. A existência dos leilões cria desafios importantes tanto para distribuidoras como para geradoras. No caso das distribuidoras, devesse desenvolver uma estratégia de contratação que garanta o atendimento de 100% do mercado em condições de grande incerteza na demanda, evitando tanto a sobre-contratação, devido ao limite de repasse à tarifa de no máximo 3% de excesso de contratação, como a sub-contratação, que resulta em aplicação de multa à empresa. A metodologia consiste na seguinte cadeia de procedimentos: aplicação da técnica de regressão linear dinâmica entre a demanda por energia elétrica e suas principais variáveis explicativas; obtenção das previsões e seus respectivos intervalos de confiança; elaboração da árvore de cenários evolutivos da demanda; elaboração da matriz de probabilidades de transição entre os cenários; utilização de um modelo de otimização para minimizar o custo de contratação a partir das restrições impostas pelo marco regulatório e, finalmente, avaliação do montante financeiro em risco para a distribuidora, na ocorrência de combinações extremas de demandas e preços de energia elétrica. Os resultados das simulações em estudo de caso indicam uma tendência à sobrecontratação por parte das distribuidoras, o que já era esperado em função do incentivo regulatório. Para o regulador tal comportamento pode sinalizar segurança de suprimento para o consumidor, a um nível compatível de custo.
Palavras-chave: Análise de riscos
previsão de demanda
regulação da indústria de energia elétrica
Área(s) do CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade Salvador
Sigla da instituição: UNIFACS
Departamento: Energia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Regulação da Indústria de Energia
Citação: ALMEIDA, Laucides Damasceno. Gestão de riscos associados às previsões de demanda das distribuidoras de energia elétrica no novo contexto regulatório brasileiro. 2006. 189 f. Dissertação (Mestrado em Energia) - Universidade Salvador, Salvador, 2006.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://teste.tede.unifacs.br:8080/tede/handle/tede/380
Data de defesa: 30-Oct-2006
Appears in Collections:Regulação da Industria de Energia

Files in This Item:
File SizeFormat 
Dissertacao Laucides Damasceno texto completo 2006.pdf765,13 kBAdobe PDFDownload/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.