???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede.unifacs.br/tede/handle/tede/379
Tipo do documento: Dissertação
Título: AVALIAÇÃO DOS IMPACTOS PROPORCIONADOS À AGRICULTURA FAMILIAR PELA PRODUÇÃO DE MAMONA NO ÂMBITO DO PROGRAMA NACIONAL DE PRODUÇÃO E USO DO BIODIESEL (PNPB) NO TERRITÓRIO DE IRECÊ
Autor: Santana, Orlando Vieira de
Primeiro orientador: Pontes, Luiz Antonio Magalhaes
Primeiro membro da banca: Teixeira, Leonardo Sena Gomes
Segundo membro da banca: Guimarães, Paulo Roberto Britto
Terceiro membro da banca: Andrade, Telma Côrtes Quadros de
Resumo: Este trabalho visa analisar a influência do Programa Nacional de Produção de Biodiesel (PNPB) na agricultura familiar, considerando os incentivos dados para a criação de trabalho e renda, as melhorias nas tecnologias de produção, de proteção ambiental e da comercialização da mamona no Território de Irecê. A metodologia empregada envolveu três etapas principais: a) um estudo da revisão bibliográfica a respeito dos avanços do PNPB; b) a formulação, aplicação e análise de um questionário para pesquisa de campo; c) entrevistas com lideranças ligadas à Agricultura Familiar no Território de Irecê. A avaliação da bibliografia foi focada na análise dos incentivos fiscais, na avaliação dos leilões de venda do biodiesel, nos investimentos realizados pelas empresas para adquirir o selo combustível social, nas informações sobre o modelo de gestão na agricultura familiar e nas formas tecnológicas e comerciais utilizadas pelos agricultores. Na pesquisa de campo, foram entrevistados duzentos e oitenta e um agricultores, considerando diversas informações pertinentes para este estudo. No questionário, foi levantado o perfil do agricultor, quantidade plantada por hectare, formas de comercialização, tecnologias utilizadas, análise do solo, uso de agrotóxicos e o nível de renda adquirido por agricultor com o plantio da mamona e culturas consorciadas. Os resultados da pesquisa demonstraram que em torno de sessenta e cinco por cento, dos plantadores pesquisados possuem propriedades, abaixo de 10 hectares. O PNPB provocou aumento no preço da saca de mamona, além de outros impactos positivos como a melhoria de emprego e renda dos produtores no Território. Através das cooperativas, teve início um processo de capacitação para o uso de novas tecnologias, novas formas de comercialização, retirando-os do mercado informal para o mercado formal, o que oferece maior estabilidade. Notou-se, com a presença das políticas públicas através do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), a função de orientar e fiscalizar os agricultores por meio dos critérios estabelecidos pelo Pronaf. Observou-se, ainda, a necessidade de fortalecer os agricultores com capacitação técnica e novas pesquisas para o uso da terra na tentativa de aumentar a produção da mamona. Por fim, observou-se a presença de uma série de barreiras para inserir a mamona na cadeia de produção de biodiesel. Muitos desses fatores podem ser melhorados, com o uso de novas tecnologias possibilitando uma inclusão futura da mamona na produção do biodiesel.
Palavras-chave: Biodiesel
Agricultura Familiar
Território de Irecê
Inclusão Social
Oleaginosas
Mamona
Área(s) do CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA QUIMICA::TECNOLOGIA QUIMICA::PETROLEO E PETROQUIMICA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade Salvador
Sigla da instituição: UNIFACS
Departamento: Energia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Regulação da Indústria de Energia
Citação: SANTANA, Orlando Vieira de. AVALIAÇÃO DOS IMPACTOS PROPORCIONADOS À AGRICULTURA FAMILIAR PELA PRODUÇÃO DE MAMONA NO ÂMBITO DO PROGRAMA NACIONAL DE PRODUÇÃO E USO DO BIODIESEL (PNPB) NO TERRITÓRIO DE IRECÊ. 2012. 188 f. Dissertação (Mestrado em Energia) - Universidade Salvador, Salvador, 2012.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://teste.tede.unifacs.br:8080/tede/handle/tede/379
Data de defesa: 29-Oct-2012
Appears in Collections:Regulação da Industria de Energia

Files in This Item:
File SizeFormat 
Dissertacao Orlando Vieira de Santana.pdf6,3 MBAdobe PDFDownload/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.