Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.unifacs.br/tede/handle/tede/36
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBarbalho, Aylana Alves dos Santos Gazarpt_BR
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4773923Z8por
dc.contributor.advisor1Falcão, Izolda Rebouçaspt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4700451E8por
dc.contributor.referee1Marback Neto, Guilhermept_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4781702E3#Dadospessoaispor
dc.contributor.referee2Bernosik, Maria Helena da Rochapt_BR
dc.date.accessioned2016-04-29T13:54:18Z-
dc.date.available2009-11-24pt_BR
dc.date.issued2009-10-19pt_BR
dc.identifier.citationBARBALHO, Aylana Alves dos Santos Gazar. Professional formation and pedagogic competence: a study on the exercise of the teaching in the SENAI-BA. 2009. 166 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Salvador, Salvador, 2009.por
dc.identifier.urihttp://teste.tede.unifacs.br:8080/tede/handle/tede/36-
dc.description.resumoAs transformações da sociedade, do contexto produtivo e as demandas delas decorrentes, principalmente no que concerne às competências requeridas do trabalhador contemporâneo inspiraram esta pesquisa, realizada com o intuito de conhecer e analisar o perfil e os saberes que integram e contribuem, significativamente, para a efetividade das práticas pedagógicas dos profissionais que atuam como docentes no processo de formação do (futuro) trabalhador, no Senai-BA. A pesquisa buscou através de Diagnóstico Analítico-Descritivo responder a questões cujo foco voltava-se para as variáveis do Problema formulado; a identidade sociocultural desses profissionais; os saberes que mobilizam no processo ensino/aprendizagem; e a importância dos saberes curriculares, profissionais e a experiência. A investigação foi realizada com docentes, coordenadores de curso, coordenadores pedagógicos e alunos dos cursos técnicos, na modalidade de Aprendizagem Industrial, oferecidos por 3 Unidades Escolares do Senai-BA. Como resultados, constatou-se que o profissional das mais diferentes áreas, principalmente das Engenharias, busca referências diversas para a construção da sua prática como professor. Considerando-se que a maioria dos profissionais-docentes do Senai-BA não possui formação pedagógica, delineiam e sustentam a sua prática a partir do domínio dos conhecimentos específicos, oriundos da sua experiência como discentes e da experiência profissional. Entretanto, reconhecem as suas limitações, dificuldades e certa insegurança, por não terem o domínio da ciência pedagógica, basilar para o exercício efetivo da docência.por
dc.description.abstractSociety changes were the main focus of motivation of this research taking into account the productive context and the current demands of them, mainly deeming the competences and abilities that they are required to the contemporary worker. This research aimed to know and to analyze the profile and knowledge that integrate and are meaningful to the professionals' pedagogic practices that act as professors/teachers in formation process of the future worker at SENAI-Bahia. The research resulted in a analytic-describable diagnostic to approach topics about the formation and trajectory of the teachers of SENAI-BA, their social-cultural identity, their knowledge that mobilize in the teaching/learning process; its relevant curriculum, experience and professional knowledge. The investigation was accomplished in the beginning of the second semester of 2004 with teachers, course coordinators, pedagogic coordinators and students of the technical courses, Industrial learning modality, offered by 03 School of the SENAI-BA. As a result of the research, professionals of the most different areas, mainly of the Engineerings, when entering in SENAI and to assume, among other, the educational function, looked for several references to build his/her teaching practices. Regarding that the great majority of the teachers of SENAI-BA doesn't have pedagogic formation, they delineate and sustain their teaching practice based on their initial formation and their professional experience. However, they recognize their limitations, difficulties and certain insecurity, for not having the domain of the sciences that compose the complex structure of the education, as the basic foundation to the effective exercise of teaching.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-04-29T13:54:18Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertacao Aylana Alves Barbalho2009 Texto completo.pdf: 979489 bytes, checksum: 1acd16c88973a2d467207e1650da5849 (MD5) Previous issue date: 2009-10-19eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede.unifacs.br:8080/tede/retrieve/463/Dissertacao%20Aylana%20Alves%20Barbalho2009%20%20Texto%20completo.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Salvadorpor
dc.publisher.departmentAdministraçãopor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUNIFACSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Administraçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação profissionalpor
dc.subjectCompetênciapor
dc.subjectExercício da docênciapor
dc.subjectCompetenceseng
dc.subjectProfessional educationeng
dc.subjectTeaching exerciseeng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpor
dc.titleFormação profissional e competência pedagógica: um estudo sobre o exercício da docência no SENAI-BApor
dc.title.alternativeProfessional formation and pedagogic competence: a study on the exercise of the teaching in the SENAI-BAeng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao Aylana Alves Barbalho2009 Texto completo.pdf956,53 kBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.