Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.unifacs.br/tede/handle/tede/275
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAlmeida Junior, Raimundo Araujo dept_BR
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4268353P3por
dc.contributor.advisor1Salvador, Laís do Nascimentopt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4723774J6por
dc.contributor.referee1David, Jose Maria Nazarpt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4723308J4por
dc.contributor.referee2Santos, Vaninha Vieira dospt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4704012Z9por
dc.date.accessioned2016-04-29T14:14:08Z-
dc.date.available2011-09-29pt_BR
dc.date.issued2009-09-30pt_BR
dc.identifier.citationALMEIDA JUNIOR, Raimundo Araujo de. INTEGRATION OF CORPORATE BUSINESS SYSTEMS ENTERPRISE SYSTEMS IN PUBLIC SECTOR : A CASE STUDY IN THE DEPARTMENT OF EDUCATION STATE OF BAHIA. 2009. 97 f. Dissertação (Mestrado em Sistemas e Computação) - Universidade Salvador, Salvador, 2009.por
dc.identifier.urihttp://teste.tede.unifacs.br:8080/tede/handle/tede/275-
dc.description.resumoAo longo do tempo, as organizações públicas vêm gradativamente fazendo uso da Tecnologia da Informação (TI), informatizando os serviços prestados à comunidade. Atualmente, a TI corresponde a um dos principais pilares das organizações públicas. Com o intuito de melhor prover, controlar e flexibilizar a informação, a integração entre os diversos sistemas e/ou arquiteturas diferentes é uma das grandes prioridades organizacionais. Além disso, para as instituições públicas, ou até mesmo privadas, a integração entre Sistemas de Informação (SI), vem tornando-se um dos grandes desafios em virtude dos legados que se encontram em produção utilizando tecnologias e/ou arquiteturas que permitem baixíssima taxa de reuso. A organização que foi utilizada como base para esse estudo, Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC) vem, com o passar dos anos, informatizando seus serviços. Porém, esse processo foi gradativo e, inicialmente, descentralizado, resultando em um ambiente computacional corporativo muito heterogêneo. É muito comum encontrar em instituições como a utilizada neste trabalho o uso conjunto de diversos sistemas com problemas de integração e de integridade das informações. Na atual situação da SEC, a atualização e inclusão de novos sistemas e tecnologias é uma constante, tornando vital a integração dos novos sistemas com legado existente, seja, compartilhando dados, processos ou uncionalidades/requisitos. Por isso, esse trabalho vem propor uma solução/padrão para o desenvolvimento de novos sistemas, viabilizando a integração com os legados, aplicando a componentização dos requisitos, através da Arquitetura Orientada a Serviços (SOA - Service Oriented Architecture).por
dc.description.abstractOver time, public organizations are increasingly making use of Information Technology (IT), computerizing services to the community. Today, TI is one of the main pillars of public organizations. As the aim of providing better, more flexible and control the information, the integration between different systems and / or different architectures is a major organizational priorities. In addition, for public institutions, or even private, the integration of Information Systems (IS), has become a major challenge because of the legacy that is in production technologies and / or architectures that allow low rate for reuse. The organization was used as the basis for this study, the Education Department of the State of Bahia (SEC) has over the years its computer services. However, this process was gradual and, initially, decentralized, resulting in a very heterogeneous enterprise computing environment. It is very common to find in institutions such as used in this study the combined use of various systems with problems of integration and integrity of information. In the current situation of the SEC, the update and inclusion of new systems and technologies is a constant, making it vital to integrate the new systems with existing legacy, either, sharing data, processes or functions / requirements. Therefore, this work proposes a solution / standard for the development of new systems, allowing integration with legacy componentization of applying the requirements, through a Services Oriented Architecture (SOA - Service Oriented Architecture).eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-04-29T14:14:08Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertacao RAIMUNDO ARAUJO DE ALMEIDA JUNIOR.pdf: 2788333 bytes, checksum: a4d416f0a2f7abb99ff7f718d86b0348 (MD5) Previous issue date: 2009-09-30eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Salvadorpor
dc.publisher.departmentSistemas e Computaçãopor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUNIFACSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Sistemas e Computaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectArquitetura Legadapor
dc.subjectIntegraçãopor
dc.subjectArquitetura Orientada a Serviçospor
dc.subjectWeb Servicepor
dc.subjectLegacy Architectureeng
dc.subjectIntegrationeng
dc.subjectService Oriented Architectureeng
dc.subjectWeb Serviceeng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAOpor
dc.titleINTEGRAÇÃO DE SISTEMAS EM EMPRESAS CORPORATIVAS DO SETOR PÚBLICO: UM ESTUDO DE CASO NA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DA BAHIApor
dc.title.alternativeINTEGRATION OF CORPORATE BUSINESS SYSTEMS ENTERPRISE SYSTEMS IN PUBLIC SECTOR : A CASE STUDY IN THE DEPARTMENT OF EDUCATION STATE OF BAHIAeng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Sistemas e Computação

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Dissertacao RAIMUNDO ARAUJO DE ALMEIDA JUNIOR.pdf2,72 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.