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Campo DCValorIdioma
dc.creatorOliveira, Jaqueline de Mori Jamil dept_BR
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4711377H3por
dc.contributor.advisor1Souza-silva, Jader Cristino dept_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4799343U9por
dc.contributor.referee1Boaventura, Edivaldo Machadopt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4788342A3por
dc.contributor.referee2Fadul, Elvia Mirian Cavalcantipt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4787171E4por
dc.date.accessioned2016-04-29T13:54:14Z-
dc.date.available2009-04-08pt_BR
dc.date.issued2008-10-29pt_BR
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Jaqueline de Mori Jamil de. A passagem do bastão: a formação do sucessor nas organizações de ensino superior de origem familiar. 2008. 132 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Salvador, Salvador, 2008.por
dc.identifier.urihttp://teste.tede.unifacs.br:8080/tede/handle/tede/26-
dc.description.resumoO crescimento da iniciativa privada na área do ensino superior tornou-se um fenômeno mundial, consolidando-se como um importante setor da economia, sendo o responsável por um movimento ímpar de expansão ocorrido entre os anos de 1996 até a presente data. Este crescimento impulsionado pela Lei das Diretrizes e Base da Educação n.º 9.394, de 1996, ampliou a possibilidade de abertura para novas Organizações de Ensino Superior OES privadas no Brasil. As OES são consideradas complexas, pois se apresentam de forma atípica quando comparadas a outras organizações pelo fato de desempenharem tarefas relacionadas com o ensino, pesquisa e prestação de serviços à comunidade. Essa complexidade se acentua quando a OES é de origem familiar, pois é influenciada por duas lógicas: a empresarial e a familiar. Nas OES familiares, desenrolam-se relações sociais em que se fazem presentes questões relativas à família, à propriedade e gestão. Essas relações acabam por transformar esse tipo de organização em um sistema político complexo, específico e, talvez, único. O processo sucessório nas OES familiares é assunto relevante e ao mesmo tempo delicado, e se constitui como fator preponderante para a continuidade dessas organizações se não forem bem conduzidos. Esta dissertação apresenta um estudo que investigou o processo de formação de sucessor na OES familiar, Faculdades Integradas Olga Mettig FAMETTIG, localizada em Salvador-Bahia. Escolhido o objeto de análise e reflexão desta pesquisa científica, foram levantadas, especificamente, questões a respeito do processo sucessório na OES em pauta. O procedimento metodológico adotado contemplou, inicialmente, a pesquisa bibliográfica e, em seguida, o estudo empírico, através do método de investigação de caso simples, visando um exame detalhado de um ambiente um sujeito e uma situação particular. Para que o processo sucessório seja exitoso é necessário que exista uma sólida formação do sucessor, não apenas por meio da formação acadêmica, mas principalmente por meio da aprendizagem sócio-prática, através da qual o sucessor adquire experiência vivenciando as práticas sociais. Neste sentido, evidencia-se que a aprendizagem organizacional representa um processo estratégico fundamental. Assim, investiga-se nesta pesquisa como acontece a formação de sucessores nas Organizações de Ensino Superior (OES) familiares através de uma abordagem de aprendizagem sócio-práticapor
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-04-29T13:54:14Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertacao Jaqueline Jamil2008 - texto completo.pdf: 610921 bytes, checksum: 51e08b4031fad4e5df3275b4fb16a5ef (MD5) Previous issue date: 2008-10-29eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede.unifacs.br:8080/tede/retrieve/521/Dissertacao%20Jaqueline%20Jamil2008%20-%20texto%20completo.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Salvadorpor
dc.publisher.departmentAdministraçãopor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUNIFACSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Administraçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectOrganização de ensino superiorpor
dc.subjectEmpresa familiarpor
dc.subjectSucessorpor
dc.subjectProcesso sucessóriopor
dc.subjectAprendizagem sócio-práticapor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpor
dc.titleA passagem do bastão: a formação do sucessor nas organizações de ensino superior de origem familiarpor
dc.typeDissertaçãopor
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