Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://tede.unifacs.br/tede/handle/tede/258
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Pinto Neto, Walter da Costa | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4730103A6 | por |
dc.contributor.advisor1 | Martins, Joberto Sérgio Barbosa | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://dgp.cnpq.br/buscaoperacional/detalhepesq.jsp?pesq=8321013081371965 | por |
dc.contributor.referee1 | Monteiro, José Augusto Suruagy | pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4781227J2 | por |
dc.contributor.referee2 | Souza, José Neuman | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2016-04-29T14:13:57Z | - |
dc.date.available | 2009-06-09 | pt_BR |
dc.date.issued | 2008-12-19 | pt_BR |
dc.identifier.citation | PINTO NETO, Walter da Costa. Proposta e avaliação: algoritmos para gerência de banda e seleção de caminhos em redes MPLS (DS-TE). 2008. 147 f. Dissertação (Mestrado em Sistemas e Computação) - Universidade Salvador, Salvador, 2008. | por |
dc.identifier.uri | http://teste.tede.unifacs.br:8080/tede/handle/tede/258 | - |
dc.description.resumo | Este trabalho tem como objetivo propor e avaliar algoritmos para a gerência de banda compartilhada entre tipos de classes e a seleção de caminhos em redes DS-TE (DiffServ Aware MPLS Traffic Engineering) configurada com o modelo de restrição de banda RDM (Russian Doll Model). A dissertação introduz inicialmente as tecnologias que suportam a Qualidade de Serviço (QoS) e a Engenharia de Tráfego (Traffic Engineering - TE) em redes IP multi-serviço, juntamente com a arquitetura DS-TE e seus componentes. Os algoritmos ADAPT-RDM e MinpreptDSTE são apresentados e discutidos com uma avaliação via simulação dos seus resultados para diferentes topologias e cenários de rede. A simulação apresentada faz uso de um simulador desenvolvido no escopo da dissertação, com o propósito específico de avaliar o desempenho dos algoritmos propostos. Através dos resultados obtidos observou-se que a utlização do algoritmo ADAPT-RDM é capaz de preservar as configurações do modelo RDM nos enlaces da rede, independentemente do critério de seleção de caminho de LSP utilizado e do nível de tráfego nos enlaces da rede. A seleção de caminhos para os LSPs através do algoritmo MinpreptDSTE se mostrou mais eficiente em termos da redução total da necessidade de preempções de LSPs, quando comparado com a seleção de caminhos baseada na minimização da quantidade de saltos em rede usado pelo algoritmo Constrained Shortest Path First (CSPF) | por |
dc.description.abstract | This work aims at proposing and evaluating a bandwidth sharing management algorithm among class types and a path selection algorithm for DiffServ Aware-MPLS Traffic Engineering (DS-TE) networks configured with RDM (Russian Doll Model) bandwidth constraint model. Initially, the technologies that offer Quality of Service (QoS) and Traffic Engineering (TE) in multiservice IP networks, together with the DS-TE architecture are introduced. The ADAPT-RDM and MinpreptDSTE algorithms are presented and the results of a performance evaluation done by simulation are discussed for different topologies networks scenarios. The simulation was done by a specific simulator developed in the scope of this work, with the specific proposal of evaluate the performance of the proposed algorithms. The results show that the ADAPT-RDM algorithm preserves the RDM model configuration for networks links independently of LSPs path selection criteria and network traffic level. The LSP path selection resulted by use of the MinpreptDSTE algorithm reduced the total number of LSPs preemptions, when compared with the minimum hops criteria used by the Constrained Shortest Path First (CSPF) algorithm | eng |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2016-04-29T14:13:57Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertacao Walter Pinto Neto 2008 - texto completo.pdf: 1043444 bytes, checksum: 400cc2330249f7b3396175360b859cac (MD5) Previous issue date: 2008-12-19 | eng |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior | pt_BR |
dc.format | application/pdf | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Salvador | por |
dc.publisher.department | Sistemas e Computação | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.initials | UNIFACS | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Sistemas e Computação | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | DiffServ Aware-MPLS Traffic Engineering (DS-TE) | por |
dc.subject | Russian Doll Model (RDM) | por |
dc.subject | Modelo de Restrição de Banda | por |
dc.subject | Engenharia de Tráfego | por |
dc.subject | Qualidade de Serviço | por |
dc.subject | Avaliação de Desempenho de Redes de Computadores | por |
dc.subject | Simulação | por |
dc.subject | DiffServ Aware MPLS Traffic Engineering (DS-TE) | eng |
dc.subject | Russian Doll Model (RDM) | eng |
dc.subject | Bandwidth Constraint Model | eng |
dc.subject | Traffic Engineering | eng |
dc.subject | Quality of Service | eng |
dc.subject | Performance Evaluation of Computer Networks | eng |
dc.subject | Simulation | eng |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::TEORIA DA COMPUTACAO::ANALISE DE ALGORITMOS E COMPLEXIDADE DE COMPUTACAO | por |
dc.title | Proposta e avaliação: algoritmos para gerência de banda e seleção de caminhos em redes MPLS (DS-TE) | por |
dc.type | Dissertação | por |
Aparece nas coleções: | Sistemas e Computação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
Dissertacao Walter Pinto Neto 2008 - texto completo.pdf | 1,02 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.