Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.unifacs.br/tede/handle/tede/23
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorLima, Edneide de Oliveirapt_BR
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4758463Y9por
dc.contributor.advisor1Falcão, Izolda Rebouçaspt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4700451E8por
dc.contributor.referee1Costa Neto, Armando Alberto dapt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4782118Z1#Dadospessoaispor
dc.contributor.referee2Bernosik, Maria Helena da Rochapt_BR
dc.date.accessioned2016-04-29T13:54:14Z-
dc.date.available2009-02-04pt_BR
dc.date.issued2006-09-27pt_BR
dc.identifier.citationLIMA, Edneide de Oliveira. A new role for the integration agent: the case study of IEL/BA. 2006. 154 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Salvador, Salvador, 2006.por
dc.identifier.urihttp://teste.tede.unifacs.br:8080/tede/handle/tede/23-
dc.description.resumoO estudo teve como motivação a crescente inquietação relativa às distorções que comprometem as finalidades do estágio curricular e a insatisfação empresarial constatada no exercício profissional quanto à interação entre a universidade e a empresa na Bahia. Considerando os agentes envolvidos no processo de estágio curricular, quais sejam, a unidade concedente; a universidade, através dos docentes que autorizam e acompanham os discentes no processo de estágio curricular; e o agente de integração; problematizaram-se os desvirtuamentos que comprometem seus objetivos curriculares, gerando as questões que nortearam o estudo. O objetivo desta pesquisa é verificar se estender as funções do agente de integração à orientação e supervisão do estágio curricular na empresa seria um mecanismo capaz de minorar as distorções que comprometem este importante processo de formação profissional e fomentar maior interação entre universidade e empresa. No Referencial Teórico, abordaram-se a relação entre universidade e empresa; o estágio curricular no Brasil; os agentes envolvidos no processo de estágio curricular, com o surgimento do agente de integração e da universidade; a indústria brasileira, que foi o primeiro segmento a oferecer vagas de estágio curricular, e a formação do trabalhador; e a gestão empresarial. O método adotado para a realização da pesquisa é o Estudo de Caso do IEL/Bahia, na cidade de Salvador, onde fica a sua sede, em razão do próprio autor do estudo ser gerente de interação universidade-empresa do instituto, sendo a sua principal atividade, a intermediação do estágio supervisionado de estudantes nas empresas. Os dados de fonte primária foram obtidos nos meses de abril e maio deste ano, através de entrevistas semi-estruturadas dirigidas aos representantes da área de recursos humanos de empresas concedentes e docentes da disciplina de estágio em instituições de ensino superior e questionários respondidos por estudantes que realizam o estágio curricular. Quanto aos de fonte secundária, constituíram-se de observação participante e análise documental, composta pela avaliação de materiais escritos como: leis, regulamentos, normas, cartas, memorandos, jornais, revistas, discursos, roteiros de programas de rádio e televisão, livros, estatísticas e arquivos. A partir dos dados, concluiu-se que o agente de integração pode contribuir para a melhoria da qualidade do estágio curricular, através da ampliação de sua atuação junto às unidades concedentes.por
dc.description.abstractThe study had as motivation the increasing fidget related to the distortions that compromise the purposes of the curricular training and the organizational dissatisfaction evidenced in the professional exercise regarding the interaction between university and company in Bahia. Considering the agents involved in the process of curricular training, which are the conceding unit; the university, through the professors who authorize and follow the students in the process of curricular training; and the integration agent; it was questioned the distortions that compromise its curricular objectives, generating the questions that guided the study. The objective of this research is to verify if the extension of functions of the integration agent, to guidance and supervision of the curricular training in the organization, would be a mechanism capable to minimize the distortions that compromise this important process of professional formation and to foment greater interaction between university and organization. In the Literature Review it was approached the relationship between university and organization; the curricular training in Brazil; the agents involved in the process of curricular training, with the emerging of the integration agent and the university; and the Brazilian industry, which was the first segment to offer vacancy of curricular training, and the worker formation; and the organizational management. The method adopted for the accomplishment of the research is the Case Study of IEL/Bahia, in the city of Salvador, where its headquarters is located, as a result of the author of the study being manager of interaction university-organization of the institute, being her main activity the intermediation of the supervised training of students in the organizations. The primary source of data had been obtained during the months of April and May of the current year, through interviews semi structured, directed to the representatives of the human resources area of conceding organizations and professors of the training disciplines in institutions of higher education, and questionnaires answered by students who are going through the curricular training. Secondary sources of data were formed by participant observation and documentary analysis, composed by the evaluation of written materials such as: laws, regulations, norms, letters, memorandums, periodicals, magazines, speeches, scripts of radio programs and television, books, statistics results and archives. From the data, it was concluded that the integration agent can contribute to the improvement of the curricular training s quality, through the expansion of its performance together with the conceding units.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-04-29T13:54:14Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertacao Edneide Lima 2006 texto completo.pdf: 1701333 bytes, checksum: 32c16818b7448b07bfa99520341e3103 (MD5) Previous issue date: 2006-09-27eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede.unifacs.br:8080/tede/retrieve/486/Dissertacao%20Edneide%20Lima%202006%20texto%20completo.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Salvadorpor
dc.publisher.departmentAdministraçãopor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUNIFACSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Administraçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEstágio curricularpor
dc.subjectAgente de integraçãopor
dc.subjectInteração universidade-empresapor
dc.subjectCurricular trainingeng
dc.subjectIntegration agenteng
dc.subjectIntegration university-organizationeng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICA::ADMINISTRACAO DE PESSOALpor
dc.titleUm novo papel para o agente de integração: o estudo de caso do IEL/BApor
dc.title.alternativeA new role for the integration agent: the case study of IEL/BAeng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao Edneide Lima 2006 texto completo.pdf1,66 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.