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dc.creatorLyrio, Luzinete Barbosapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8166962331892437por
dc.contributor.advisor1Gomes, Carlos Alberto da Costapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/controladorbuscacvpor
dc.contributor.referee1Boaventura, Edivaldo Machadopt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4788342A3por
dc.contributor.referee2Nunes, Eduardo José Fernandespt_BR
dc.date.accessioned2016-04-29T14:11:38Z-
dc.date.available2013-10-23pt_BR
dc.date.issued2013-05-06pt_BR
dc.identifier.citationLYRIO, Luzinete Barbosa. A construção do Plano Municipal de Educação: concepção e prática nos municípios do território de identidade médio Rio das Contas - Bahia. 2013. 202 f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Regional e Urbano) - Universidade Salvador, Salvador, 2013.por
dc.identifier.urihttp://teste.tede.unifacs.br:8080/tede/handle/tede/239-
dc.description.resumoEste trabalho é fruto de uma pesquisa motivada por um cenário nevrálgico do resultado do Índice do Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) que classificou, em 2009, três municípios pertencentes ao Território de Identidade Médio Rio das Contas como uns dos piores no ranque nacional. Trata-se de uma pesquisa exploratória - explicativa de cunho teórico-empírico. Nesse sentido, procura-se traçar um panorama geral que apresente considerações sobre Federalismo, Regime de Colaboração e a articulação das políticas públicas em educação, assim como sobre os instrumentos de planejamento para gestão dos sistemas de ensino, a exemplo do Plano Nacional de Educação e das respectivas versões nos Estados e Municípios e, mais recentemente, do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) e do Plano de Ações Articuladas (PAR). Busca-se também apresentar as condicionantes para elaboração e operacionalização dos planos municipais de educação referentes aos municípios de Aiquara, Apuarema, Gongogi, Nova Ibiá e Ubatã. A partir das coerências entre o Plano Municipal de Educação e os instrumentos de planejamento orçamentário, a exemplo, do Plano Plurianual (PPA), da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e da Lei de Orçamento Anual (LOA), apresenta-se como procedimento metodológico o estudo de múltiplos casos e as fontes diretas e referenciais teóricos. Constata-se, com este estudo, que um dos muitos insucessos das políticas públicas educacionais operacionalizadas nos municípios encontra-se na desarticulação entre elaboração, implementação, monitoramento e avaliação do documento.por
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-04-29T14:11:38Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertacao LUZINETE BARBOSA LYRIO .pdf: 12210990 bytes, checksum: 6ab57885fd701c7b7380a6c36cf8c0f8 (MD5) Previous issue date: 2013-05-06eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Salvadorpor
dc.publisher.departmentDesenvolvimento Regional e Urbanopor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUNIFACSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional e Urbanopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectPlanejamentopor
dc.subjectRegime de Colaboraçãopor
dc.subjectPlano Municipal de Educaçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleA construção do Plano Municipal de Educação: concepção e prática nos municípios do território de identidade médio Rio das Contas - Bahiapor
dc.typeDissertaçãopor
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