???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede.unifacs.br/tede/handle/tede/223
Tipo do documento: Dissertação
Título: O CONSUMO DA ÁGUA TRATADA: A REDUÇÃO DOS DESPERDÍCIOS COM A MEDIÇÃO INDIVIDUALIZADA EM SALVADOR-BAHIA
Autor: Marques, Jose Antonio França 
Primeiro orientador: Caldas, Alcides dos Santos
Primeiro membro da banca: Ramos, Alba Regina Neves
Segundo membro da banca: Paiva, Juarez Jose de Jesus
Resumo: A escassez da água é um tema que tem causado grande preocupação para todos. A importância que a água vem despertando a cada dia na humanidade justifica diversas ações de combate a todo e qualquer desperdício. Os volumes perdidos pelo desperdício doméstico são muito elevados e representativos. Diversos estudos são elaborados em todo o mundo, no intuito de combater as perdas, principalmente em países em desenvolvimento como o Brasil. O uso racional desse recurso envolve, sobretudo, a redução dos desperdícios para que esse bem da natureza seja utilizado de forma adequada. Uma das ações que vem sendo disseminada em cidades brasileiras é a utilização da medição individual de consumo de água. As propostas de desenvolvimento urbano e regional não poderiam deixar de considerar essa situação, tendo em vista os ganhos econômicos e sociais para considerável parte da população. Diferente dos países do chamado primeiro mundo, o sistema domiciliar de medição de água nos prédios de apartamento no Brasil é injusto em virtude de ser efetuado apenas para o total da edificação, sendo a cobrança rateada indiretamente na taxa do condomínio, impedindo a cada usuário pagar suas contas proporcionalmente ao seu consumo. Neste trabalho, pretende-se mostrar que é possível modificar as edificações, inclusive as antigas, para adaptá-las, permitindo a cobrança individual aos apartamentos. Em particular, aborda-se o caso da cidade de Salvador, onde está ocorrendo o processo de transformação.
Palavras-chave: Água - Medição individualizada
Água economia
Água - Redução do desperdício
Benefício social
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA::ECONOMIAS AGRARIA E DOS RECURSOS NATURAIS::ECONOMIA DOS RECURSOS NATURAIS
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade Salvador
Sigla da instituição: UNIFACS
Departamento: Desenvolvimento Regional e Urbano
Programa: Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional e Urbano
Citação: MARQUES, Jose Antonio França. O CONSUMO DA ÁGUA TRATADA: A REDUÇÃO DOS DESPERDÍCIOS COM A MEDIÇÃO INDIVIDUALIZADA EM SALVADOR-BAHIA. 2010. 131 f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Regional e Urbano) - Universidade Salvador, Salvador, 2010.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://teste.tede.unifacs.br:8080/tede/handle/tede/223
Data de defesa: 23-Jul-2010
Appears in Collections:Desenvolvimento Regional e Urbano

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertacao JOSE ANTONIO FRANCA MARQUES.pdf2,54 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.