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http://tede.unifacs.br/tede/handle/tede/213
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Aquisição da competência comunicativa da língua inglesa como fator de inserção no mercado de trabalho e no turismo: exame do problema em uma escola soteropolitana |
Título(s) alternativo(s): | Communicative competence acquisition of English language as a way on inclusion in the work field and tourism: analysis of the problem in a school of Salvador |
Autor: | Silva, Cassio Janio dos Santos |
Primeiro orientador: | Souza, Regina Celeste de Almeida |
Primeiro coorientador: | Boaventura, Edivaldo Machado |
Primeiro membro da banca: | Caldas, Alcides dos Santos |
Segundo membro da banca: | Queiroz, Lúcia Maria Aquino de |
Resumo: | Nos dias atuais, a aquisição da competência comunicativa da língua inglesa se consolida como um elemento fundamental no mundo globalizado. Nesse contexto, saber ler, escrever, ouvir e falar a língua inglesa constitui-se direito humano, destinado a todos os cidadãos, particularmente aos alunos das Escolas Públicas Estaduais assim como indivíduos ligados diretamente ao turismo. Dessa forma, a aquisição da língua inglesa, pode ser transformada em elemento de inclusão social no mercado de trabalho e no turismo. O presente estudo procura responder ao significado dessa aquisição para a inserção no mercado de trabalho e no turismo soteropolitano. Demonstra também a importância da aquisição da língua inglesa no mundo atual e a difusão desse idioma em termos sociais, econômicos, políticos, culturais e ideológicos. Mais: busca abranger as implicações sociais, econômicas e culturais dessa aquisição com o uso do livro didático de abordagem comunicativa, do currículo adequado, da inclusão digital, de políticas públicas. Analisa a consonância que há do ensino dessa língua com a Lei de Diretrizes e Bases (LDB-1996), Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNS-1998) e a Secretaria do Turismo do Estado da Bahia (SETUR). A estratégia metodológica foi norteada em duas etapas: abordagem teórica e estudo empírico. Por ser um estudo de caso, esse labor fez um recorte: o público alvo foram os alunos da Escola Estadual Professora Maria de Lurdes Parada Franch e a SETUR/BA na cidade do Salvador. Os questionários verificaram que todos os pesquisados consideraram que a aquisição da competência comunicativa da língua inglesa é um fator de inclusão e inserção no mercado de trabalho e no turismo, contudo, os alunos dessa escola pública não têm acesso à essa aquisição, mas estes acreditam que adquirindo-a é possível ascender humana e socialmente. |
Abstract: | Nowadays the communicative competence acquisition of English language has been a fundamental element in the globalized world. In such a context, the dominance of reading, writing, listening and speaking of that language has been a human right which must be directed to all the people, specially, the students from Public Schools as well as those who deal with tourism by the fact that the English language acquisition might be transformed in a element of inclusion social at work field and tourism. Such a research aims to give an answer about the meaning of that acquisition in order for the inclusion in the work field and tourism in the city of Salvador. Such a study tries to comprehend the importance of that acquisition nowadays and its diffusion in terms of social, economical, political, cultural and ideological aspects, that is, it tries to encircle the cultural, economical and social implications of such an acquisition through textbooks of communicative proposals, an appropriated curriculum, digital inclusion and public policies. It also analyses the consonance between the teaching of that language with the Curriculum Guidelines for Foreign Language (LDB-1996 and PCNS-1998) and the Tourism Department of the State of Bahia (SETUR). Such a study adopts a methodological strategy which has been divided into two steps: a theoretical approach and an empirical study. By the fact that it uses the case study technique, such a research has chosen an outline: students from Escola Estadual Professora Maria de Lurdes Parada Franch and SETUR/BA as the principal ones to be investigated. The questionnaires have verified that all the people who have been investigated consider that the communicative competence acquisition of the English language has been an element in order for inclusion in the work field and tourism, nevertheless, the students from that school have not had chances in order to acquire such a language , however, they believe that if they get it, their lives may change in order for a better financial and human condition. |
Palavras-chave: | Língua Inglesa Mercado de Trabalho Turismo Escola Pública English Language Work Field Tourism Public School |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS |
Idioma: | por |
País: | BR |
Instituição: | Universidade Salvador |
Sigla da instituição: | UNIFACS |
Departamento: | Desenvolvimento Regional e Urbano |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional e Urbano |
Citação: | SILVA, Cassio Janio dos Santos. Communicative competence acquisition of English language as a way on inclusion in the work field and tourism: analysis of the problem in a school of Salvador. 2010. 149 f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Regional e Urbano) - Universidade Salvador, Salvador, 2010. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://teste.tede.unifacs.br:8080/tede/handle/tede/213 |
Data de defesa: | 9-Dez-2010 |
Aparece nas coleções: | Desenvolvimento Regional e Urbano |
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