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Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede.unifacs.br/tede/handle/tede/193
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DC FieldValueLanguage
dc.creatorPiauhy, Katiane Andrade Nascimentopt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Mônica de Aguiar Mac-allister dapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4794843D8#Dadospessoaispor
dc.contributor.referee1Caldas, Alcides dos Santospt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4761747U6por
dc.contributor.referee2Oliveira, Adelaide Augustapt_BR
dc.date.accessioned2016-04-29T14:11:06Z-
dc.date.available2009-12-17pt_BR
dc.date.issued2009-06-09pt_BR
dc.identifier.citationPIAUHY, Katiane Andrade Nascimento. Knowledge of the english language as a factor of oficial social mibility in Salvador. 2009. 101 f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Regional e Urbano) - Universidade Salvador, Salvador, 2009.por
dc.identifier.urihttp://teste.tede.unifacs.br:8080/tede/handle/tede/193-
dc.description.resumoNos últimos anos, o domínio da língua inglesa tornou-se um importante elemento na capacitação profissional em diversas áreas, possibilitando aos indivíduos a participação em rotinas comerciais, financeiras e diplomáticas, sem intérpretes ou tradutores. Essa realidade vem afetando também a utilização do idioma na cidade do Salvador, onde a habilidade comunicativa em inglês vem sendo cada vez mais almejada pelos indivíduos em formação acadêmica. Dessa forma, o domínio do idioma transformou-se em elemento de inclusão e mobilidade social na cidade do Salvador a partir da vinda de companhias internacionais para o estado da Bahia e o predomínio do idioma nos órgãos internacionais, fatos que suscitaram o surgimento de novas escolas de língua inglesa na cidade. Diante disso, o presente trabalho pretende responder ao seguinte questionamento: qual o significado do domínio da língua inglesa para a mobilidade social na cidade do Salvador? Em função desse questionamento, define-se como objetivo geral verificar o significado do domínio da língua inglesa para a mobilidade social, a inclusão e a exclusão social na cidade do Salvador. Mais especificamente, objetiva-se: compreender a difusão e o domínio da língua inglesa em termos socioeconômicos, políticos e culturais; compreender as implicações sociais do domínio da língua inglesa para a socialização, a exclusão, a inclusão e a mobilidade social; analisar a difusão da língua inglesa em Salvador; e analisar o domínio da língua inglesa como fator de inclusão, exclusão e mobilidade social em Salvador. Para cumprimento desses objetivos, adota-se uma estratégia metodológica dividida em duas etapas: abordagem teórica e estudo empírico. A abordagem teórica compreende a difusão e o domínio da língua em termos socioeconômicos, políticos e culturais, e as implicações sociais desse domínio para a socialização, a exclusão, a inclusão e a mobilidade social. Como estudo empírico, analisa-se: a difusão da língua inglesa, e a mobilidade social com o domínio dessa língua em Salvador; isto utilizando a técnica de estudo de caso. Trata-se de analisar a mobilidade social apresentada por alunos e ex-alunos da Associação Cultural Brasil Estados Unidos, ACBEU. O estudo de caso revelou que a maior parte dos alunos da instituição é muito jovem e pertence às classes de alta renda e, portanto, já socialmente inserida. Nas entrevistas realizadas com alunos e ex-alunos bolsistas da instituição verificou-se que estes também consideram o aprendizado de inglês um fator de inclusão e mobilidade social.por
dc.description.abstractOver the past years, knowledge of the English language has become an important element in the qualification for work in all areas, enabling people to take part in commercial, financial and diplomatic routines without interpreters or translators. This reality has also been affecting the use of the language in the city of Salvador, where the communicative ability in English has been increasingly wished by individuals throughout the process of academic formation. Thus, the knowledge of the language became an element of social inclusion and exclusion in the city of Salvador after international companies came to the state of Bahia and English turned out to be dominant in international organizations. These facts have promoted the emergence of new English schools in the city. For this reason, the present work aims to answer the following question: what is the meaning of the English language knowledge for the social mobility in the city of Salvador? Due to this questioning, the general objective of the study is to verify the meaning of the knowledge of English for the social mobility, inclusion and exclusion in Salvador. More specifically, it aims to: understand the diffusion and knowledge of the language in the socio-economical, political and cultural aspects; understand the social implications of the knowledge of English for the socialization, social exclusion, inclusion and mobility; analyze the diffusion of the English language in Salvador; analyze the knowledge of the English language as an element of social inclusion, exclusion and mobility in Salvador. In order to achieve these goals, the study adopts a methodological strategy that is divided in two steps: a theoretical approach and an empirical study. The theoretical approach comprehends the diffusion and dominance of English in socio-economical, political and cultural terms, and the social implications of this dominance for the socialization, social exclusion, inclusion and mobility. In terms of the empirical study, it analyzes: the diffusion of English language, and the social mobility that comes with its knowledge in Salvador; using the case study technique, which aims to analyze the social mobility presented by students and former students from Associação Cultural Brasil Estados Unidos, ACBEU. The data collected during the case study showed that the majority of the students at the institution is really young and comes from upper classes, that is, the students are already socially included. During the interviews with scholarship students and former students, it was verified that they also consider the learning of English a factor of social inclusion and mobility.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-04-29T14:11:06Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertacao Katiane Andrade Piauhy 2009 Texto completo.pdf: 383938 bytes, checksum: 3550998dbb67584dba985d80b963998f (MD5) Previous issue date: 2009-06-09eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede.unifacs.br:8080/tede/retrieve/718/Dissertacao%20Katiane%20Andrade%20Piauhy%202009%20%20Texto%20completo.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Salvadorpor
dc.publisher.departmentDesenvolvimento Regional e Urbanopor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUNIFACSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional e Urbanopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectLíngua Inglesapor
dc.subjectMobilidade Socialpor
dc.subjectEnglish languageeng
dc.subjectSocial Mobilityeng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::PLANEJAMENTO URBANO E REGIONALpor
dc.titleDomínio de língua inglesa como fator de mobilidade social na cidade do Salvadorpor
dc.titleDomínio de língua inglesa como fator de mobilidade social na cidade do Salvadorpor
dc.title.alternativeKnowledge of the english language as a factor of oficial social mibility in Salvadoreng
dc.title.alternativeKnowledge of the english language as a factor of oficial social mibility in Salvadoreng
dc.typeDissertaçãopor
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