???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede.unifacs.br/tede/handle/tede/19
Tipo do documento: Dissertação
Título: Estratégias de marketing na internacionalização das pequenas e médias empresas baianas: uma análise do setor de vestuário
Autor: Costa, Bernardo Gonçalves da 
Primeiro orientador: Ladeira, Rodrigo
Primeiro membro da banca: Bruni, Adriano Leal
Segundo membro da banca: Cardoso, Claudio Guimarães
Resumo: Esta dissertação busca identificar e avaliar as estratégias de marketing e de gestão de marcas adotadas pelas pequenas e médias empresas exportadoras de vestuário da Bahia e analisar como estas estratégias contribuem para a sustentação do seu processo de inserção internacional. Neste estudo, foi utilizado o método survey para analisar seis empresas exportadoras. Os resultados encontrados apontam que as empresas avaliadas ainda estão iniciando o seu processo de internacionalização e que as estratégias de marketing e de gestão de marcas adotadas ainda são falhas. O estudo também evidencia qual estratégia tem dado melhores resultados para estas empresas. Como conclusão, para que estas empresas possam obter melhores resultados no seu processo de internacionalização faz-se necessário alinhar as estratégias de marketing com o processo de gestão de marca.
Abstract: This research aims to identify and evaluate marketing and branding strategies adopted by Bahia s small and medium clothing exporters and analyze how these strategies support their internationalization process. In this study, the survey method was used to get data from six exporting companies. The results indicate that the companies are in the beginning of their internationalization process and the strategies adopted are still fallible. The study also show which strategy has been obtaining better results. As conclusion, in order to these companies obtain better results in their internationalization processes it s necessary to align marketing strategies with branding strategies
Palavras-chave: marketing internacional
gestão de marcas
internacionalização
pequenas e médias empresas
International marketing
Brand management
Internationalization
Small and medium enterprises
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE SETORES ESPECIFICOS
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade Salvador
Sigla da instituição: UNIFACS
Departamento: Administração
Programa: Programa de Pós-Graduação em Administração
Citação: COSTA, Bernardo Gonçalves da. Estratégias de marketing na internacionalização das pequenas e médias empresas baianas: uma análise do setor de vestuário. 2006. 102 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Salvador, Salvador, 2006.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://teste.tede.unifacs.br:8080/tede/handle/tede/19
Data de defesa: 20-Oct-2006
Appears in Collections:Administração

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertacao Bernardo Costa2006 - pre textuais.pdf96,03 kBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.