???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede.unifacs.br/tede/handle/tede/183
Tipo do documento: Dissertação
Título: A atividade oleira artesanal como instrumento de desenvolvimento para o distrito de Maragogipinho - Bahia: um estudo de caso
Autor: Souza, Chelly Costa 
Primeiro orientador: Silva, Jorge Antônio Santos
Primeiro membro da banca: Souza, Regina Celeste de Almeida
Segundo membro da banca: Spínola, Carolina Andrade
Resumo: Analisar a produção artesanal de cerâmica do Distrito de Maragogipinho Bahia, enquanto atividade econômica e, a partir desta análise, avaliar se tal segmento apresenta condições de atuar como alternativa de desenvolvimento local, de forma sustentável, é o objetivo geral da presente dissertação. Desta forma, os conceitos de desenvolvimento local, sustentável e endógeno são discutidos a fim de verificar se, de fato, existe ou poderá vir a existir relações desses tipos de desenvolvimento no contexto de Maragogipinho. Deste modo, os conceitos de cultura e sua relação com o artesanato são explanados e aprofundados. Ao mesmo tempo, buscou situar histórica e geograficamente a comunidade de Maragogipinho caracterizando-a em suas principais dimensões socioeconômicas, ambientais, culturais e políticas. Em paralelo, compreender como o processo artesanal na comunidade, em termos de organização do trabalho, divisão de tarefas, produção do artesanato, comercialização e geração de emprego e renda foi um dos pontos culminantes deste estudo. Bem como, a percepção dos artesãos, oleiros e representantes da comunidade e do gestor do município, em relação aos significados da produção artesanal para a comunidade enquanto expressão da cultura e identidade do povoado e a existência de dificuldades no fomento do seu próprio desenvolvimento. Metodologicamente, nesta dissertação, utilizou-se de uma abordagem qualitativa do tipo estudo de caso. Quanto aos meios, a investigação envolveu pesquisa bibliográfica, de campo e coleta de dados através de entrevistas e aplicação de questionários semi-estruturados com os sujeitos da pesquisa e dos representantes legais da localidade. Como conclusão, a pesquisa indicou que em curto prazo não existe a possibilidade da comunidade por si só promover o seu desenvolvimento. No entanto, isso não significa a impossibilidade de acontecer melhorias. Para que o desenvolvimento se torne possível, é necessário uma maior articulação entre os órgãos públicos no sentido de criar políticas públicas efetivas para que os atores locais possam ter uma melhor estrutura de trabalho e, concomitantemente, a qualidade de vida. Através da inclusão dessas condições, a comunidade local poderá criar condições de se tornar referência econômica e cultural na região onde está situada. Logo, a inserção da atividade turística está presente na localidade. Porém, embora a região apresente condições culturais, ambientais e históricas para alavancar esse segmento, o diagnóstico apontou a necessidade de investimentos na infra-estrutura básica e de equipamentos turísticos para ampliar as condições de recebimento de visitantes. Desta forma, o que se pretende demonstrar é que a produção artesanal, além de constituir um importante atrativo turístico para a região na qual está contextualizada, também é uma referência econômica, histórica e cultural para a comunidade local.
Palavras-chave: Desenvolvimento
cultura
produção artesanal
cerâmica
Maragogipinho-Bahia
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA::ECONOMIA REGIONAL E URBANA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade Salvador
Sigla da instituição: UNIFACS
Departamento: Desenvolvimento Regional e Urbano
Programa: Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional e Urbano
Citação: SOUZA, Chelly Costa. A atividade oleira artesanal como instrumento de desenvolvimento para o distrito de Maragogipinho - Bahia: um estudo de caso. 2008. 262 f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Regional e Urbano) - Universidade Salvador, Salvador, 2008.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://teste.tede.unifacs.br:8080/tede/handle/tede/183
Data de defesa: 8-Aug-2008
Appears in Collections:Desenvolvimento Regional e Urbano

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertacao Chelly Costa Souza CAPA 2008.pdf177,47 kBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.