Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://tede.unifacs.br/tede/handle/tede/177
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Perin, Teresinha de Fátima | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4782509P6 | por |
dc.contributor.advisor1 | Caldas, Alcides dos Santos | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4761747U6 | por |
dc.contributor.referee1 | Germani, Guiomar Inez | pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4781439Y0 | por |
dc.contributor.referee2 | Gomes, Carlos Alberto da Costa | pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/controladorbuscacv | por |
dc.date.accessioned | 2016-04-29T14:10:59Z | - |
dc.date.available | 2008-05-07 | pt_BR |
dc.date.issued | 2007-08-23 | pt_BR |
dc.identifier.citation | PERIN, Teresinha de Fátima. Educação e desenvolvimento: a contribuição do MST na construção do conceito de educação do campo. 2007. 204 f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Regional e Urbano) - Universidade Salvador, Salvador, 2007. | por |
dc.identifier.uri | http://teste.tede.unifacs.br:8080/tede/handle/tede/177 | - |
dc.description.resumo | A história do campo no Brasil é marcada até hoje pela invasão e divisão de seu território desde o período colonial. A questão agrária tem gerado confronto por interesses e por concepções distintas de como viver e se organizar em sociedade. O MST materializa esse confronto por projetos antagônicos, representando as mulheres e homens que são vítimas do modelo econômico hegemônico. Organizou, se valendo da construção dos vários movimentos que o antecederam, um projeto para construção de uma sociedade que tenha como lógica o homem. Esse projeto, como todo projeto de sociedade, precisa da educação para dar suporte na construção de valores que sejam coerentes com a visão da sociedade proposta. A Educação do Campo foi construída no decorrer dos anos pelos movimentos do campo em suas práticas de luta. Essa educação, sua ideologia e ação, se fortalecem com a organização do MST, ganhando radicalidade para fazer uma leitura da realidade em sua totalidade, identificando os discursos que podem distorcê-la, como o de crescimento, desenvolvimento sustentável, economia solidária. A Educação do Campo elaborada pelo MST traz, inserido em seu currículo, um projeto de desenvolvimento para avançar na construção de uma sociedade para além do capital. Com a constituição dos Fóruns Estaduais de Educação do Campo, muitos movimento e outras organizações que trabalham com educação no campo vieram compô-lo. Essa ampliação fortaleceu a luta e trouxe, também, os discursos de humanização do capitalismo, influenciando nas diretrizes de ação e de organização da Educação do Campo. Esta pesquisa é uma contribuição para a compreensão, a partir da Educação do Campo realizada pelo MST, de que a Educação do Campo é, antes de tudo, uma ação para superação do modelo capitalista que tem como lógica o lucro, produzindo riqueza para poucos e miséria para muitos. | por |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2016-04-29T14:10:59Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertacao Mestrado Terezinha de Fatima Perin ELEMENTOS PRE TEXTUAIS.pdf: 56697 bytes, checksum: f0bac6ce3000a2117707ea194d742af8 (MD5) Previous issue date: 2007-08-23 | eng |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior | pt_BR |
dc.format | application/pdf | por |
dc.thumbnail.url | http://tede.unifacs.br:8080/tede/retrieve/667/Dissertacao%20Mestrado%20Terezinha%20de%20Fatima%20Perin%20ELEMENTOS%20PRE%20TEXTUAIS.pdf.jpg | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Salvador | por |
dc.publisher.department | Desenvolvimento Regional e Urbano | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.initials | UNIFACS | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional e Urbano | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | MST | por |
dc.subject | Educação do campo | por |
dc.subject | Desenvolvimento | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURAL | por |
dc.title | Educação e desenvolvimento: a contribuição do MST na construção do conceito de educação do campo | por |
dc.type | Dissertação | por |
Aparece nas coleções: | Desenvolvimento Regional e Urbano |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertacao Mestrado Terezinha de Fatima Perin ELEMENTOS PRE TEXTUAIS.pdf | 55,37 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.