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Tipo do documento: Dissertação
Título: Fatores determinantes e seus efeitos na resposta de compra em Shopping Centers
Autor: Cortizo, Ticiano Luis Quintella 
Primeiro orientador: Oliveira, Sérgio Ricardo Goes de
Primeiro membro da banca: Rodriguez, Vanessa Brasil Campos
Segundo membro da banca: Bruni, Adriano Leal
Resumo: A indústria de shopping center evoluiu muito desde a sua concepção, acompanhando sempre o ritmo das demandas dos desejos e necessidades dos consumidores. Para tanto, novos formatos de empreendimentos foram criados, seus tamanhos foram adaptados aos diversos públicos, os segmentos de mercado de suas lojas sempre modificando e atentos às mais novas tendências. Enquanto o ser humano evolui seus conceitos de consumo, o varejo procura também novas formas de surpreender, através de ferramentas e canais inusitados, criando experiências e relações duradouras. Diante de um cenário de concorrência cada dia mais acirrada, os shoppings são obrigados a conhecer cada vez melhor seus consumidores para criar diferenciais e posicionamentos de mercado que venham a ter realmente significância no momento da escolha do local de compra. Nesse contexto, objetivouse neste trabalho descobrir quais são os principais fatores determinantes e seus efeitos na resposta de compra em shopping centers. Foi utilizado como base um estudo realizado num shopping nos Estados Unidos, em 1998, pelos pesquisadores Wakefield e Baker. Nesta dissertação, foram utilizados os principais constructos identificados por esse estudo (variedade de lojas, ambiência física, envolvimento com o ato de compra, estado de excitação, desejo de permanência, intenção de troca de local de compra e intenção de consumo) e aplicouse uma pesquisa descritiva e depois uma inferencial, a fim de compreender a relação deles com os consumidores do Shopping Barra em Salvador, no estado da Bahia. Os resultados mostraram que todos os fatores, como no estudo original, possuem relações importantes entre si, causando impacto direto no principal objetivo do varejo: o ato de compra. Os fatores que obtiveram as maiores relevâncias foram os de ambiência e a variedade das lojas. Os resultados do estudo confirmam a teoria original de Wakefield e Baker (1998).
Palavras-chave: Administração
Marketing
Varejo
Shopping Center
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade Salvador
Sigla da instituição: UNIFACS
Departamento: Administração
Programa: Programa de Pós-Graduação em Administração
Citação: CORTIZO, Ticiano Luis Quintella. Fatores determinantes e seus efeitos na resposta de compra em Shopping Centers. 2011. 135 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Salvador, Salvador, 2011.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://teste.tede.unifacs.br:8080/tede/handle/tede/133
Data de defesa: 19-Dez-2011
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