???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede.unifacs.br/tede/handle/tede/123
Tipo do documento: Dissertação
Título: Recursos estratégicos e competitividade das propriedades rurais: um estudo multi caso na bovinocultura de corte no estado da Bahia
Autor: Pedreira, Adriana Calmon de Brito 
Primeiro orientador: Monteiro, Augusto de Oliveira
Primeiro membro da banca: Passos, Francisco Uchoa
Segundo membro da banca: Souza, Elizabeth Regina Loiola da Cruz
Resumo: Esta dissertação buscou efetuar um estudo da competitividade da atividade de bovinocultura de corte na Bahia à luz do modelo da visão de competitividade baseada em recursos (RBV), promovendo uma análise das características gerais do setor, as suas peculiaridades, a capacidade de inovar nos contextos tecnológico, organizacional e mercadológico, apurando de forma efetiva os recursos produtivos tangíveis e intangíveis, a forma como são obtidos e gerenciados além das suas premissas como fonte geradora de diferencial competitivo nas propriedades rurais. Para alcançar tais objetivos tomou-se como base: estratégia, competitividade e competitividade através da visão dos recursos e gestão do agronegócio. A partir desses conceitos, a pesquisa de campo foi desenvolvida em dez propriedades rurais que têm como principal atividade a bovinocultura de corte, objetivando confrontar as teorias propostas com a realidade encontrada nessas organizações. Dessa forma a metodologia adotada foi um estudo multicaso. Ao final da pesquisa, obteve-se uma confirmação parcial das premissas da RBV, a partir do momento que nem todos os recursos que cumpriram as prerrogativas da teoria analisada mostraram-se promotores de maior desempenho no âmbito da pesquisa aplicada, assim como outros que não se mostraram estratégicos perante as premissas da RBV, apresentaram-se como relevantes no contexto da promoção de desempenho superior.
Palavras-chave: Agropecuária
Competitividade
Recurso Baseado em Valor
Bovinocultura de corte na Bahia
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade Salvador
Sigla da instituição: UNIFACS
Departamento: Administração
Programa: Programa de Pós-Graduação em Administração
Citação: PEDREIRA, Adriana Calmon de Brito. Recursos estratégicos e competitividade das propriedades rurais: um estudo multi caso na bovinocultura de corte no estado da Bahia. 2013. 117 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Salvador, Salvador, 2013.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://teste.tede.unifacs.br:8080/tede/handle/tede/123
Data de defesa: 17-May-2013
Appears in Collections:Administração

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertacao ADRIANA CALMON DE BRITO PEDREIRA.pdf599,33 kBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.