Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.unifacs.br/tede/handle/tede/121
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorNascimento, Osvaldo Moacyr S.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4253150Y6por
dc.contributor.advisor1Pinto, Eder Paschoalpt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4782817A9por
dc.contributor.referee1Ladeira, Rodrigopt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4728639E0por
dc.contributor.referee2Rodriguez, Vanessa Brasil Campospt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4797859Z6por
dc.date.accessioned2016-04-29T13:54:41Z-
dc.date.available2014-01-13pt_BR
dc.date.issued2010-01-25pt_BR
dc.identifier.citationNASCIMENTO, Osvaldo Moacyr S.. Percepção dos efeitos da formação de preço aplicando algarismos terminados em 9: estudo com varejistas estabelecidos no centro de Salvador e de Cajazeiras. 2010. 74 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Salvador, Salvador, 2010.por
dc.identifier.urihttp://teste.tede.unifacs.br:8080/tede/handle/tede/121-
dc.description.resumoMuitas organizações do varejo precificam as mercadorias que comercializam utilizando algarismos terminados em 9. A literatura dispõe de muitos estudos com consumidores, no entanto há poucos com os varejistas, isto é, sobre como eles percebem os impactos nos compradores e em seus negócios da precificação utilizando algarismos terminados em 9. Por isso, a seguinte pergunta de pesquisa foi estabelecida: em que extensão os preços que contêm algarismos terminados em 9 influenciam os consumidores no processo de decisão de compra e que benefícios os varejistas obtêm com essa tática de precificação? Destarte, por meio desta dissertação procura-se compreender a influência do método de precificação psicológica, mais especificamente, dos efeitos na decisão de compra da tática de precificação que aplica algarismos terminados em 9. A fundamentação teórica versa sobre: 1) métodos de precificação, com ênfase na influência dos mecanismos psicológicos de subestimação do valor real, 2) a heurística de ancoragem e, 3) a teoria dos prospectos. Adicionalmente, as atitudes do consumidor foram estudadas com base no processo de tomada de decisão de compra diante de influências intrínsecas e extrínsecas, como: preço, valor, percepção, motivação, grau de envolvimento, considerando-se, também, os efeitos na demanda esperada para o nível de preço. Decidiu-se realizar entrevistas com os proprietários das lojas situadas no centro da cidade de Salvador e no bairro de Cajazeiras. A pesquisa é de natureza exploratória, com características descritivas e de caráter qualitativo. Os resultados encontrados indicam que os pequenos varejistas dão importância aos aspectos psicológicos nas suas decisões de precificação, crendo que eles atuam na mente do comprador como mecanismos psicológicos de subestimação do preço real. Várias suposições foram elaboradas para a realização de pesquisas quantitativas.por
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-04-29T13:54:41Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertacao Osvaldo Moacyr Nascimento.pdf: 469577 bytes, checksum: f40f64be974ce289f5cb96ba1eb8b82f (MD5) Previous issue date: 2010-01-25eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede.unifacs.br:8080/tede/retrieve/706/Dissertacao%20Osvaldo%20Moacyr%20Nascimento.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Salvadorpor
dc.publisher.departmentAdministraçãopor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUNIFACSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Administraçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectMétodos de precificaçãopor
dc.subjectprecificação psicológicapor
dc.subjectpreços terminados em 9por
dc.subjectpercepção dos varejistaspor
dc.subjectdecisão de comprapor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpor
dc.titlePercepção dos efeitos da formação de preço aplicando algarismos terminados em 9: estudo com varejistas estabelecidos no centro de Salvador e de Cajazeiraspor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao Osvaldo Moacyr Nascimento.pdf458,57 kBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.