Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.unifacs.br/tede/handle/tede/119
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorVarandas, Ana Paula Martinspt_BR
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4750173T6por
dc.contributor.advisor1Boaventura, Edivaldo Machadopt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4788342A3por
dc.contributor.referee1Monteiro, Augusto de Oliveirapt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=B362795por
dc.contributor.referee2Souza-silva, Jader Cristino dept_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4799343U9por
dc.contributor.referee3Santos, Luiz Carlos dospt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4773733A6por
dc.date.accessioned2016-04-29T13:54:41Z-
dc.date.available2009-04-13pt_BR
dc.date.issued2006-09-26pt_BR
dc.identifier.citationVARANDAS, Ana Paula Martins. Formação de professores: as competências para a Docência desenvolvidas nos Mestrados Acadêmicos em Administração de Salvador. 2006. 125 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Salvador, Salvador, 2006.por
dc.identifier.urihttp://teste.tede.unifacs.br:8080/tede/handle/tede/119-
dc.description.resumoO propósito deste estudo é avaliar a eficácia dos programas de mestrado acadêmico em Administração oferecidos na cidade de Salvador, quanto ao desenvolvimento de competências para a docência no ensino superior. Para a realização deste trabalho, as competências para docência foram divididas em 5 grupos: domínio de conteúdos específicos de Administração; práticas docentes; relacionamento professor-aluno; competências comportamentais e desenvolvimento de competências nos alunos. A eficácia dos programas de mestrado analisados foi verificada, primeiramente, sob a ótica de alunos e egressos dos programas e, em seguida, sob a ótica dos representantes desses programas. Foi verificado, também, como os coordenadores de cursos de graduação em Administração avaliavam as competências necessárias para docência no momento da seleção e contratação de um novo professor. Os dados foram coletados pela aplicação de um questionário a 68 alunos e egressos dos dois programas de mestrado avaliados, além da realização de entrevistas semiestruturadas com representantes dos dois programas de mestrado e com três coordenadores de cursos de graduação em Administração. Como resultado, constatou-se que os programas de mestrado avaliados realmente se propõem a formar docentes para o ensino superior e que os alunos que neles ingressam possuem a expectativa de que serão capacitados para a docência. Constatou-se, também, que os programas conseguem ser muito eficazes no desenvolvimento de algumas competências, mas não de todas aquelas avaliadas neste trabalho. Em Especial, os programas se mostraram muito eficazes no desenvolvimento das competências relacionadas ao domínio dos conteúdos de Administração. No entanto, os alunos e egressos demonstraram que os programas não foram eficazes no desenvolvimento de competências relacionadas à prática docente. Isso pode ser comprovado avaliando-se a estrutura curricular dos programas, que privilegiam as disciplinas de formação em Administração. O trabalho conclui que os programas de mestrado, para cumprirem com seus objetivos de capacitação para docência, precisariam adotar medidas específicas visando aumentar a eficácia das disciplinas e atividades específicas para capacitação docente.por
dc.description.abstractThe purpose of this study is to evaluate the effectiveness of master s degree in Administration programs, offered by two different Universities, both located in Salvador, in developing the necessary competencies required for teaching in higher education. In the context of this study, the competencies required for teaching were divided in 5 groups: domain of specific Administration contents; teaching techniques; teacher-student relationship; behavior competencies; and developing competencies in future students. In order to assess the efficacy in developing these competencies, the study examined carefully both students and course staff points of view. Additionally the study verified how Administration undergraduate course coordinators evaluated the required competencies for teaching when selecting and hiring new teachers for their courses. The data were collect through the application of 68 questionnaires to students and former students of the two evaluated master s degree courses. Besides, interviews were conducted with these two courses staff and undergraduate courses coordinators from three different Universities. The results of this study point in the direction that the master s degree courses really intend to develop teaching competencies, and that enrolled students expect that they will receive the necessary education in order to become teachers. Furthermore, it was possible to identify that the master s degree courses are effective in developing some of the required teaching competencies, but not all of them. In what regards the competencies related to acquiring knowledge of specific Administration contents, the master s degree courses proved to be very effective. Nevertheless, both students and former students demonstrated that the master´s degree were not very effective in developing competencies related to teaching techniques. A careful analysis of the two master s degree curricular structures shows that they focus on Administration areas of study, confirming the students and former students point of view. The study concludes that the master s degree courses evaluated need to adopt specific measures in order to accomplish its goal of developing teaching competencies in an effective wayeng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-04-29T13:54:41Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertacao Ana Paula Varandas 2006 Texto Completo.pdf: 716275 bytes, checksum: c67e88dfa43f37db9678aab2a2c0cb43 (MD5) Previous issue date: 2006-09-26eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede.unifacs.br:8080/tede/retrieve/682/Dissertacao%20Ana%20Paula%20Varandas%202006%20Texto%20Completo.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Salvadorpor
dc.publisher.departmentAdministraçãopor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUNIFACSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Administraçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectGestão por competênciaspor
dc.subjectcapacitação docentepor
dc.subjectformação de professores de Administraçãopor
dc.subjectMaster´s degree in Administrationeng
dc.subjectCompetency managementeng
dc.subjectEducational trainingeng
dc.subjectAdministration teacher´s educationeng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONAL::AVALIACAO DE SISTEMAS, INSTITUICOES, PLANOS E PROGRAMAS EDUCACIONAISpor
dc.titleFormação de professores: as competências para a Docência desenvolvidas nos Mestrados Acadêmicos em Administração de Salvadorpor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao Ana Paula Varandas 2006 Texto Completo.pdf699,49 kBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.