???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede.unifacs.br/tede/handle/tede/116
Tipo do documento: Dissertação
Título: Gerenciamento de segurança de processos nas empresas químicas e petroquímicas do Pólo Industrial de Camaçari - Bahia
Autor: Silva, Elisio Carvalho 
Primeiro orientador: Passos, Francisco Uchoa
Primeiro membro da banca: Bruni, Adriano Leal
Segundo membro da banca: Melo, Silvio Alexandre Beisl Vieira de
Resumo: Ao longo dos tempos, grandes acidentes têm acontecido nas indústrias dos segmentos químico e petroquímico. Nas décadas de 80 e 90, houve uma aumento destes acidentes em todo o mundo, provocando perdas pessoais, materiais e ambientais nunca vistas anteriormente. Por causa disto, governantes de várias localidades desenvolveram e implantaram programas de segurança no intuito de evitar estes grandes acidentes. Esta dissertação é composta por pesquisa bibliográfica, a qual mostra vários tipos de programas de gerenciamento de risco, culminando com o Programa de Gerenciamento de Segurança de Processo (PGSP), proposto pela OSHA; traz resultados de uma pesquisa de campo com o propósito de verificar como as empresas dos segmentos petroquímico e químico do Pólo Industrial de Camaçari - Bahia realizam o gerenciamento de segurança de processo nas suas operações à luz das prescrições contida nos padrões da OSHA. Também foi verificado se o programa de gerenciamento de segurança de processo implementado nestas empresas tem alguma correlação com a redução de acidentes e/ou incidentes. Como complemento, faz parte do objetivo geral deste trabalho analisar se os programas implementados nas empresas e que seguem os padrões OSHA são mais eficazes do que os demais programas. Todas as informações utilizadas na pesquisa de campo são oriundas da percepção de profissionais, da área de segurança, que atuam nas empresas que compõem a amostra. O tratamento estatístico dos dados foi feito pelo programa SPSS, versão 13.0 para Windows, o qual mostrou as freqüências do nível de concordância das respostas para cada elemento do programa, dando uma idéia de como o mesmo se posicionava em relação ao modelo da OSHA. Verificou-se um correlacionamento positivo entre o grau de implementação do PGSP e grau de redução de acidentes e/ou incidentes. Também foi mostrado que o programa proposto pela OSHA possui maior eficácia que os outros tipos de programas. Finalmente, foram identificados que não existem diferenças significativas da eficácia do programa se as empresas são do segmento químico ou petroquímico ou se elas são de capital internacional ou nacional.
Palavras-chave: Acidentes
Incidentes
Riscos
Gerenciamento de segurança de processo
Pólo Industrial de Camaçari - Bahia
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade Salvador
Sigla da instituição: UNIFACS
Departamento: Administração
Programa: Programa de Pós-Graduação em Administração
Citação: SILVA, Elisio Carvalho. Gerenciamento de segurança de processos nas empresas químicas e petroquímicas do Pólo Industrial de Camaçari - Bahia. 2008. 162 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Salvador, Salvador, 2008.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://teste.tede.unifacs.br:8080/tede/handle/tede/116
Data de defesa: 28-Mar-2008
Appears in Collections:Administração

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertacao ELISIO CARVALHO SILVA.pdf801,71 kBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.