???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede.unifacs.br/tede/handle/tede/104
Tipo do documento: Dissertação
Título: GESTÃO ESTRATÉGICA E DESEMPENHO FINANCEIRO E SOCIAL DE BANCOS DE DESENVOLVIMENTO: UMA ANÁLISE DO BANCO DO NORDESTE DO BRASIL S/A
Autor: Ferreira, Marcelo Andrade
Primeiro orientador: Monteiro, Augusto de Oliveira
Primeiro membro da banca: Fadul, Elvia Mirian Cavalcanti
Segundo membro da banca: Souza, Antonio Ricardo de
Resumo: Esta dissertação buscou analisar o modelo de gestão estratégica adotado pelo Banco do Nordeste do Brasil S/A, no período 2003-2011, com atenção especial para as questões relacionadas aos desempenhos financeiro e social e seu equilíbrio ou conciliação. A metodologia qualitativa abrange a análise de indicadores de desempenho financeiro comuns a instituições financeiras, como o lucro líquido, o patrimônio líquido e a rentabilidade sobre o patrimônio líquido, e indicadores de desempenho social relacionados aos volumes de crédito concedidos aos programas especiais de microempreendedorismo rural e urbano, além de observar alguns indicadores socioeconômicos da Região Nordeste. Tenta estabelecer relações de causalidade entre a atuação do Banco e a evolução das condições de vida na Região. Foram aplicados questionários e realizadas entrevistas, para confrontar a experiência prática com o que é previsto nos marcos teóricos que foram divididos em três áreas, sendo a primeira relativa à gestão estratégica, cujos argumentos são relacionados à discussão sobre o seu significado, sobre sua importância e sua implementação. A segunda área é a de gestão de instituições financeiras, com argumentos sobre a função desenvolvimentista do crédito, as falhas de mercado que seriam corrigíveis via intervenções estatais e sobre o conservadorismo das instituições públicas na gestão dos recursos. A terceira área é a de gestão de bancos de desenvolvimento, ressaltando a importância destas instituições para a economia e sua similaridade de funções com outras instituições, além da necessidade de assegurar a auto-suficiência financeira sem perder de vista os seus objetivos originais, de cunho social. Concluiu-se que alguns destes pressupostos teóricos foram confirmados na análise metodológica e outros foram refutados, bem como houve inferência de que o modelo de gestão estratégica adotado pelo BNB contribuiu diretamente para a evolução de seus resultados e indiretamente para a evolução dos indicadores sócio-econômicos de sua área de atuação. Desta forma, evidenciou-se a importância da gestão estratégica para o alcance de resultados em uma organização.
Palavras-chave: Bancos de desenvolvimento
Gestão estratégica
Desempenho financeiro
Desempenho social
Banco do Nordeste
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESAS
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade Salvador
Sigla da instituição: UNIFACS
Departamento: Administração
Programa: Programa de Pós-Graduação em Administração
Citação: FERREIRA, Marcelo Andrade. GESTÃO ESTRATÉGICA E DESEMPENHO FINANCEIRO E SOCIAL DE BANCOS DE DESENVOLVIMENTO: UMA ANÁLISE DO BANCO DO NORDESTE DO BRASIL S/A. 2009. 122 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Salvador, Salvador, 2009.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://teste.tede.unifacs.br:8080/tede/handle/tede/104
Data de defesa: 15-Sep-2009
Appears in Collections:Administração

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertacao MARCELO ANDRADE FERREIRA.pdf1,76 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.