Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.unifacs.br/tede/handle/tede/74
Tipo do documento: Dissertação
Título: COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS E DESEMPENHO ORGANIZACIONAL: UM ESTUDO DE CASO
Autor: Gargur, Nilza Montanha 
Primeiro orientador: Santos, Jair Nascimento
Primeiro membro da banca: Santanna, Anderson de Souza
Segundo membro da banca: Freire, Luis Carlos
Resumo: O cenário de constantes mudanças no mundo nos negócios tem exigido das organizações um enfrentamento de desafios para sobreviverem e se tornarem competitivas, através da indispensável adequação a um modelo de gestão construído para atender às demandas de mercados. Nesse processo, situa-se a pesquisa aqui relatada, quando objetiva entender como as competências individuais e profissionais contribuem para o desempenho organizacional. Assim, foi investigado o processo de implantação do modelo de gestão por competências na Braskem, empresa do complexo industrial de Camaçari, tendo como respaldo as questões: a) que competências individuais são consideradas essenciais para o ambiente organizacional? b) quais os recursos utilizados para alinhar as competências profissionais às organizacionais? c) que indicadores capazes de tornar o ambiente diferenciado na busca da competitividade são identificados no contexto organizacional? d) quais os indicadores utilizados para avaliar o desempenho organizacional? A pesquisa foi estruturada com abordagem qualitativa, tendo como sujeitos do estudo profissionais categorizados como líderes e liderados e a utilização de instrumentos: questionário e entrevista semi-estruturada. Procurou-se responder ao problema como as competências individuais e profissionais interferem no desempenho organizacional verificando-se como as estratégias diversificadas uma política de aprendizagem contínua, a intensificação de estratégicas capazes de identificar oportunidades, recursos e competências específicas, novos conhecimentos, habilidades e atitudes contribuem para a competitividade da organização. Os dados levaram à conclusão de que o ambiente organizacional é movido por permanentes desafios, pela valorização: do trabalho em equipe, do autodesenvolvimento, da capacidade de negociação, do relacionamento interpessoal e, para os gestores, a visão sistêmica do negócio, a capacidade de entrega, a capacidade de influenciar pessoas e assumir o papel de educador sempre buscando a lucratividade.
Palavras-chave: Competências
Desempenho
Tecnologia de gestão
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade Salvador
Sigla da instituição: UNIFACS
Departamento: Administração
Programa: Programa de Pós-Graduação em Administração
Citação: GARGUR, Nilza Montanha. COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS E DESEMPENHO ORGANIZACIONAL: UM ESTUDO DE CASO. 2007. 105 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Salvador, Salvador, 2007.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://teste.tede.unifacs.br:8080/tede/handle/tede/74
Data de defesa: 17-Ago-2007
Aparece nas coleções:Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao NILZA MONTANHA GARGUR.pdf747,57 kBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.