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Tipo do documento: Dissertação
Título: PERFIL DO SERVIÇO EDUCACIONAL E SUA RELAÇÃO COM O PERFIL DO DISCENTE: ESTUDO COM UMA INSTITUIÇÃO DO ENSINO SUPERIOR DE SALVADOR
Autor: Boas, Jeane Dayube Santos Vilas 
Primeiro orientador: Pinto, Eder Paschoal
Primeiro membro da banca: Fadul, Elvia Mirian Cavalcanti
Segundo membro da banca: Antonio, Liliane de Queiroz
Resumo: A expansão do ensino superior trouxe desafios concorrenciais para as faculdades, centros universitários e universidades que atuam nesse segmento, exigindo o repensar de suas estratégias educativas e administrativas, mormente em termos de atração e manutenção dos discentes, até concluírem seus cursos. Por isso, muitas Instituições repensaram suas estratégias de ensino e de relacionamentos com seus discentes. Nessa esteira, certas atividades de gestão também foram modificadas, visando contribuir com a qualidade do ensino, atender a expectativa do discente, acentuar a importância do valor percebido na relação investimentoaprendizado, melhorar o grau de satisfação dos envolvidos, e obter aprendizado. Esse contexto despertou o interesse da autora em levantar os fatores educacionais e administrativos em uma Instituição do Ensino Superior e relacioná-los com os perfis dos discentes, mais precisamente, as seguintes questões nortearam a pesquisa: (1) que construtos (conjuntos de variáveis) educacionais são formados a partir da apreciação que o corpo discente faz de questões dos serviços educacionais? (2) Há relações estatisticamente significativas entre as características demográficas dos discentes e: (a) seus perfis de avaliação dos serviços educacionais? (b) os construtos gerados por análise fatorial? Destarte, definiu-se o objetivo de conduzir, com o corpo discente, a avaliação dos serviços a ele prestados por uma instituição do ensino superior e, com base nos resultados obtidos, realizar testes de análise fatorial para verificar os conjuntos de variáveis (construtos) educacionais que poderiam ser gerados. A partir da compreensão do problema de pesquisa e do objetivo, criou-se um formulário de pesquisa. Testes e análises foram realizados previamente à aplicação do mesmo e, após aprovado ele foi aplicado em oito cursos de graduação tecnológica da Faculdade de Tecnologia SENAI CIMATEC. Trezentos e onze respostas úteis permitiram verificar o objetivo e responder as questões de pesquisa. Para a análise estatística foi utilizada a aplicação de técnicas multivariadas, como a análise fatorial e análise de conglomerados. Para avaliar a existência de conveniência do modelo da Análise Fatorial o teste de esfericidade de Bartlett e a medida de adequação da amostra de Kaiser-Meyer-Olkin (KMO) foram utilizados. Com o objetivo de reduzir o número de questões, isto é, agrupando-as em construtos, realizou-se a análise fatorial pelo Método de Componentes Principais. Os seguintes construtos foram formados: qualidade e valor percebido dos fatores essenciais à aprendizagem-ensino; expectativa do discente com os fatores essenciais à aprendizagem-ensino; qualidade, valor percebido e expectativa com os serviços administrativos; valor percebido pelo discente na interação entre investimentos monetários com benefícios; qualidade, valor percebido e expectativa do discente com os recursos didáticos; intensidade e expectativa com o esforço necessário para aprender; qualidade dos bens físicos de apoio à aprendizagem. Em termos das relações entre as características demográficas e os construtos formados, verificou-se que não existem diferenças estatisticamente significativas (p ³ 0,05) entre os níveis das seguintes variáveis: gênero, faixa etária, estado civil, situação de trabalho e, renda familiar, no que diz respeito às médias das notas obtidas em cada um dos constructos gerados pela análise fatorial. Apenas um dos períodos em que os discentes cursam (2º período) se relacionou com suas características e com as avaliações que fizeram dos serviços da Instituição. Esses resultados expressam exclusivamente a realidade dos discentes que responderam à pesquisa não se recomendando, portanto, estende-los a outras IES.
Palavras-chave: Qualidade do Ensino
Expectativa
Satisfação Discente
Ensino Superior
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade Salvador
Sigla da instituição: UNIFACS
Departamento: Administração
Programa: Programa de Pós-Graduação em Administração
Citação: BOAS, Jeane Dayube Santos Vilas. PERFIL DO SERVIÇO EDUCACIONAL E SUA RELAÇÃO COM O PERFIL DO DISCENTE: ESTUDO COM UMA INSTITUIÇÃO DO ENSINO SUPERIOR DE SALVADOR. 2010. 99 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Salvador, Salvador, 2010.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://teste.tede.unifacs.br:8080/tede/handle/tede/66
Data de defesa: 10-Jun-2010
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