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Tipo do documento: Dissertação
Título: A organização hospitalar: Um estudo sobre os fatores que influenciam na satisfação das enfermeiras no trabalho
Autor: Simoni, Eliane Maria 
Primeiro orientador: Silva, Mônica de Aguiar Mac-allister da
Primeiro membro da banca: Mendes, Vera Lúcia Peixoto Santos
Segundo membro da banca: Fernandes, Sonia Regina Pereira
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo geral analisar a satisfação no trabalho das enfermeiras que atuam em organização hospitalar, o que se desdobra nos seguintes objetivos específicos: caracterizar o contexto das organizações hospitalares e o trabalho das enfermeiras, relacionando-os com a satisfação no trabalho, e, identificar os fatores de satisfação das enfermeiras no trabalho. Para cumprimento destes objetivos, constrói-se um referencial teórico pautado na psicologia positiva, no qual se discute sobre os fatores psicossociais nas organizações: a inclusão das emoções, o bem-estar no trabalho, enfatizando-se a satisfação e analisando-se a satisfação no trabalho das enfermeiras em organizações hospitalares. Considera-se, como possíveis fatores de satisfação no trabalho, a relação com a chefia, a relação com as colegas, a identificação com a tarefa propriamente dita, o sistema de promoção, o salário, o reconhecimento profissional e as influências do contexto. Com base no referencial teórico e de modo complementar a ele, estuda-se empiricamente a satisfação no trabalho das enfermeiras em duas organizações hospitalares, uma privada (Organização A), e outra filantrópica (Organização B). Como instrumento para coleta de dados utiliza-se um questionário auto-aplicável que contempla a Escala de Satisfação no Trabalho elaborada por Siqueira (1994), as escalas do Job Content Questionnaire (JCQ) que avaliam Demanda-controle, Apoio Social proveniente da chefia e dos colegas, e as questões elaboradas pela autora. Para análise dos dados utiliza-se do software estatístico: Statistical Package for the Social Science (SPSS), versão 10.0. Participam deste estudo 127 enfermeiras, sendo 94 (74%) da Organização A e 33 (26%) da Organização B. Como resultados encontrados, destacam-se: as enfermeiras reconhecem como fator importante, para a sua satisfação no trabalho o apoio instrumental recebido para o desenvolvimento de suas atividades, proveniente das chefias e das colegas, sendo este prioritário em relação às interações sociais estabelecidas; as enfermeiras encontram-se mais satisfeitas com suas chefias do que com suas colegas; encontram-se fortemente identificadas com a sua profissão, o que influencia positivamente na sua satisfação com o trabalho; o reconhecimento profissional é um fator de forte correlação com a satisfação no trabalho, assim como são importantes a participação e a promoção de atividades educacionais; os fatores relacionados a promoção e salário representam os aspectos com menores médias de satisfação. Este estudo possibilitou uma maior aproximação e análise dos fatores psicossociais do trabalho, relacionando-os ao bem-estar e à satisfação das enfermeiras. Pode vir a contribuir para a reflexão dos participantes do estudo e dos gestores das organizações sobre os aspectos dos respectivos contextos, que possam ser revelados e identificados, visando favorecer o alcance dos objetivos individuais e organizacionais e a melhoria do bem-estar no trabalho.
Abstract: The main objective of this research is to analyze the work satisfaction of nurses who work is hospital organization, which unfolds into the following specific objectives: characterize the context of hospital organization and the nurses job correlating them to job satisfaction, identifying the factors of their satisfaction at work. For the total fulfillment of these objectives, a theoretical reference based on the positive psychology is built, in which the psycho-social factors of organizations are discussed: the inclusion of emotions, the well-being at work, emphasizing the satisfaction and analyzing the satisfaction at work of the nurses in hospital organization. Some possible factors of satisfaction at work are considered to be, the relationship with the management, the relationship with the co-workers, the identification with the task itself, the promotion system, the salary, professional recognition and the influences of the context. Based on this theoretical reference and adding to it the satisfaction in the nurse s work is empirically studied in two hospital organizations, one of them private (Organization A) and the other philanthropic (Organization B). As a tool for data collection a self-applicable questionnaire was used, contemplating the Job Satisfaction Scale created by Siqueira (1994), the scales of Job Content Questionnaire (JCQ), which evaluates demand-control, Social Support from superiors and workmates, and questions created by the author. The statistical software Statistical Package for the Social Science (SPSS) version 10.0 was used for the analysis of data. 127 nurses take part in this research, 94 (74%) from Organization A and 33 (26%) from Organization B. As found, results stand out: the nurses recognize as an important factor for their satisfaction at work the instrumental support received for the development of their activities coming from their managers and co-workers, which is priority regarding the social interactions established; the nurses are more satisfied with their managers than with the co-workers, finding themselves strongly identified with their profession, what positively influences on their satisfaction with the work; the professional recognition is an important factor related to satisfaction at work, as well as is important the participation and the promotion of educational activities; the factors related to promotion and salary represent the aspects with the smallest average of satisfaction. This study has made possible a greater approach and analysis of the psycho-social factors of work, relating them to well-being and satisfaction of the nurses. It may contribute to the thought of the study participants and company managers about the aspects of the respective contexts, which maybe revealed and identified, aiming at favoring the accomplishment of the individual goals as well as organizational, plus the improvement of the well-being at work.
Palavras-chave: Gestão de Pessoas
Organização Hospitalar
Satisfação da Enfermeira no Trabalho
People Management
Hospital Organization
Nurse satisfaction at work
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade Salvador
Sigla da instituição: UNIFACS
Departamento: Administração
Programa: Programa de Pós-Graduação em Administração
Citação: SIMONI, Eliane Maria. A organização hospitalar: Um estudo sobre os fatores que influenciam na satisfação das enfermeiras no trabalho. 2007. 134 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Salvador, Salvador, 2007.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://teste.tede.unifacs.br:8080/tede/handle/tede/41
Data de defesa: 9-Out-2007
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