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Tipo do documento: Dissertação
Título: Redes empresariais de cooperação : o estudo caso do arranjo produtivo de confecções da Rua do Uruguai, Salvador, Bahia
Título(s) alternativo(s): Business Cooperative networks: the case study of fashion industry cluster of Rua do do Uruguai, Salvador, Bahia
Autor: Lacerda, Emmanuel de Souza 
Primeiro orientador: Costa Neto, Armando Alberto da
Primeiro membro da banca: Passos, Francisco Uchoa
Segundo membro da banca: Cruz, Rossine Cerqueira da
Resumo: As redes empresariais de cooperação, de uma maneira geral, podem ser definidas como um arranjo multidimensional de empresas que se inter-relacionam a fim de ampliar a sua capacidade competitiva. A formação destes arranjos está fortemente ligada à cultura de confiança nas relações, ao compartilhamento de intenções estratégicas e à natureza dos recursos utilizados pelos seus membros nas suas interações. Este contexto configura no âmbito da gestão empresarial, de acordo com a delimitação desta pesquisa, três elementos de estruturação para as redes de cooperação interempresariais: gestão estratégica, gerenciamento de riscos e gerenciamento de informação e comunicação. O objetivo desta pesquisa é descrever os elementos de gestão que estruturam as redes e como se dão as suas relações no âmbito da performance de inovação e perfil cooperativo. O método adotado para realização do trabalho é o de estudo de caso, o qual utiliza instrumentos de pesquisa com a finalidade de proporcionar observações empíricas do seguinte objeto: as organizações de empresas industriais sob o formato de redes, caracterizadas por núcleos setoriais e redes associativas, existentes no caso do Arranjo Produtivo de Confecções da Rua do Uruguai, Município de Salvador, Bahia, Brasil, durante no período compreendido entre o o segundo semestre de 2004 e o primeiro semestre de 2005. A importância deste trabalho se dá pela necessidade de se compreender de forma empírica como os pequenos negócios podem enfrentar os seus desafios competitivos num ambiente de conduta empresarial representado por baixo esforço inovativo e baixa cultura de cooperação. Para isto foi escolhido como objeto de pesquisa o setor industrial de confecções, caracterizado pela predominância de micro e pequenas empresas que desenvolvem as suas atividades manufatureiras em todas as regiões do Estado da Bahia e pelo cumprimento de um importante papel na oferta de produtos e geração de empregos.
Abstract: Cooperative business networks can be generally defined as a multidimensional clustering of firms who interrelate in order to increase their competitive capacity. The formation of such clusters is strongly connected to the culture of creating bonds of confidence among actors, to the sharing of strategic intentions and to the nature of resources used by its members during their interactions. Against this background, this research focuses on three aspects of inter-firm cooperation networks: strategic management, risk management and information and communication management. The aim of this work is to describe the elements of management that contribute to the formation of these networks and how they are related to innovation performance and cooperative profile. We used case studies as a method of empirical analysis of the organization of industrial firms in networks, as seen in the case of the sector-oriented nuclei and associative patterns taking place in the Uruguay Street Textile Cluster, in the city of Salvador, Bahia, Brazil, between 2004-2005. The importance of this research becomes evident when considering the aforementioned challenges faced by small businesses, i.e. competitiveness and innovation versus lack of cooperation culture. The textile sector was chosen as object due to the prevalence of micro- and small-sized firms which develop their manufacturing activities in all regions of the state of Bahia, as well as the important role it plays in supplying local products and creating jobs.
Palavras-chave: Redes
cooperação
arranjos produtivos
gestão
pequenas empresas
Networks
cooperation
clusters
management
small businesses
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade Salvador
Sigla da instituição: UNIFACS
Departamento: Administração
Programa: Programa de Pós-Graduação em Administração
Citação: LACERDA, Emmanuel de Souza. Business Cooperative networks: the case study of fashion industry cluster of Rua do do Uruguai, Salvador, Bahia. 2004. 133 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Salvador, Salvador, 2004.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://teste.tede.unifacs.br:8080/tede/handle/tede/137
Data de defesa: 1-Out-2004
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