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dc.creatorGuimarães, Luís Eduardo Bonadia-
dc.contributor.advisor1Lodi, Marluce Dantas de Freitas-
dc.contributor.referee1Lodi, Marluce Dantas de Freitas-
dc.contributor.referee2Monteiro, Augusto de Oliveira-
dc.contributor.referee3Veras, Luciana Roda-
dc.date.accessioned2024-03-25T12:11:11Z-
dc.date.issued2023-03-31-
dc.identifier.citationGuimarães, Luís Eduardo Bonadia. Atributos determinantes na decisão de compra dos combustíveis nos postos de abastecimento na cidade de Salvador – Bahia. 2023. [89 f.]. Dissertação ( Administração) - UNIFACS, Salvador, [2023] .por
dc.identifier.urihttp://tede.unifacs.br/tede/handle/tede/873-
dc.description.resumoEsta dissertação de mestrado investiga os atributos determinantes, para os consumidores, no processo de decisão de compra em postos de combustíveis. Desta forma, pesquisamos quais são os fatores internos e externos, de natureza econômica, social, cultural, circunstancial e mercadológicos que influenciam o comportamento, atitudes e padrões de escolha de clientes desses estabelecimentos. O objetivo deste trabalho é contribuir para a compreensão de quais critérios são mais relevantes para os clientes ao escolher determinada empresa e, por conseguinte, oferecer ao setor de postos de combustíveis informações que modelem suas estratégias e práticas em favor de atrair e reter os consumidores de seus estabelecimentos. Para tanto, nosso escopo de análise foi constituído por aplicação de questionário e entrevistas de usuários de postos de combustível em Salvador-Bahia. Utilizamos a estratégia de primeiramente de questionários para extrair comportamentos padrões nesta seara e em seguida, utilizamos entrevistas com roteiro semiestruturado na abordagem. Metodologicamente, a pesquisa utilizou o modelo exploratório-descritivo para tratar, descrever e analisar os dados obtidos com o questionário e entrevistas a fim de determinar os padrões de escolha desses consumidores. Os resultados da pesquisa evidenciam que há uma incidência de considerações mais cognitivas no processo de decisão de compras, na medida em que os clientes levam mais em conta elementos que demandam tempo e reflexão no seu processo decisório. Observou-se a existência de três categorias que apontam para isso: a relação dos clientes com o produto, com a estrutura e com fatores externos. Propõe-se essas categorias como forma de fomentar o trabalho de gestores de postos de combustível que precisam organizar estratégias de marketing e administrativas a partir do conhecimento das preferências de seus clientes e daquilo que orienta a decisão de comprar em determinado posto de combustívelpor
dc.description.abstractThis master's thesis investigates the attributes that determine consumers' purchasing decisions at gas stations. In this way, we researched the internal and external factors of an economic, social, cultural, circumstantial and marketing nature that influence the behavior, attitudes and choice patterns of customers at these establishments. The aim of this work is to contribute to an understanding of which criteria are most relevant to customers when choosing a particular company and consequently to provide the gas station sector with information that will shape strategies and practices in order to attract and retain consumers at this establishments. With this purpose, our scope of analysis consisted of a questionnaire and interviews with petrol station consumers in SalvadorBahia. We used the strategy at the beginning using questionnaires to extract standard behaviors in this area and then using interviews with a semi-structured script in the approach. Methodologically, the research used the exploratory-descriptive model to treat, describe and analyze the data obtained from the questionnaire and interviews in order to determine the choice patterns of these consumers. The results of the survey show that there is an incidence of more cognitive considerations in the purchasing decision process, to the extent that customers take more into account elements that require time and reflection in their decision-making process. Three categories were found that point to this: customers' relationship with the product, with the structure and with external factors. These categories are proposed as a way of encouraging the work of petrol station managers who need to organize marketing and administrative strategies based on knowledge of their customers' preferences and what drives their decision to buy from a particular petrol station.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Roseli Araujo ([email protected]) on 2024-03-25T12:09:41Z No. of bitstreams: 1 LUÍS EDUARDO BONADIA GUIMARÃES.pdf: 1809761 bytes, checksum: e600fcdb91e6b3c6596742a8f6108ff9 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-03-25T12:11:11Z (GMT). No. of bitstreams: 1 LUÍS EDUARDO BONADIA GUIMARÃES.pdf: 1809761 bytes, checksum: e600fcdb91e6b3c6596742a8f6108ff9 (MD5) Previous issue date: 2023-03-31eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Salvadorpor
dc.publisher.departmentAdministraçãopor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNIFACSpor
dc.publisher.programAdministraçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectComportamento do consumidor, processo de decisão de compra, mercado de combustíveis.por
dc.subject.cnpqAdministraçãopor
dc.titleAtributos determinantes na decisão de compra dos combustíveis nos postos de abastecimento na cidade de Salvador – Bahiapor
dc.typeDissertaçãopor
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Administração

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