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Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Lucas Eugênio de Andrade-
dc.contributor.advisor1Silva, Lindomar Pinto da-
dc.contributor.referee1Silva, Lindomar Pinto da-
dc.contributor.referee2Pessina, Maria Elisa Huber-
dc.contributor.referee3Almeida, Denise Ribeiro de-
dc.date.accessioned2023-09-06T18:24:01Z-
dc.date.issued2021-10-29-
dc.identifier.citationSilva, Lucas Eugênio de Andrade. Competências gerenciais em tempos de mudanças: um estudo no segmento varejista. 2021. [116 p.]. Dissertação (Administração) - Unifacs, Salvador, 2021 .por
dc.identifier.urihttp://tede.unifacs.br/tede/handle/tede/863-
dc.description.resumoO objetivo geral deste trabalho foi identificar como as mudanças introduzidas nas organizações de varejo em decorrência da pandemia da Covid-19 alteraram a importância atribuída às competências gerenciais. O trabalho constituiu-se da apresentação dos marcos teóricos para competências gerenciais, varejo supermercadista e mudanças organizacionais, que serviram de base para elaboração do questionário utilizado na pesquisa de campo. O questionário compreendeu uma lista de perguntas estruturadas, fechadas e elaboradas após a realização de critérios avaliativos e apropriados ao tema de estudo. A pesquisa foi classificada como sendo quantitativa exploratória e a amostra foi composta por 67 respondentes. A análise dos resultados da pesquisa foi descritiva, a partir do uso de estatística não paramétrica, empregando o teste de postos e sinais de Wilcoxon pareado e análise fatorial exploratória por meio da extração de componentes principais e rotação Varimax, além da adoção do cálculo da mediana e da moda. Como resultados, o domínio de metas racionais do Modelo de Quinn, apresentou maior concentração de respostas; seguido pela identificação de não ter havido diferenças na comparação desse e dos demais domínios antes e durante a pandemia. Destacam-se também a identificação de impactos na reconfiguração de espaços de trabalho, a exemplo do home-office, o avanço das tecnologias de consumo e dos novos desafios de relacionamento entre gestores e liderados. Entre as várias recomendações de pesquisa, sugerem-se novos estudos tanto no segmento varejista, quanto em outros segmentos econômicos, tal como a aplicação para outros grupos a fim de ampliar as discussões metodológicas e a adequação do temapor
dc.description.abstractThis study aims at identifying how the changes introduced at the retail organizations due to Covid-19 pandemic have changed the importance assigned to management competencies. This study comprises the presentation of the theoretical frameworks for the management competencies, supermarket retail and organizational changes which were used as the basis for the preparation of a questionnaire used in the field research. The questionnaire is composed by a list of structured closed questions that were elaborated after the accomplishment of the assessment criteria suitable to the theme of study. The research was classified as exploratory quantitative, and the sample was composed by 67 respondents. The research result analysis was descriptive, from nonparametric statistic use, applying the Wilcoxon signed-rank test and exploratory factor analysis by means of main component extraction and Varimax rotation, as well as adopting the median and mode formula. As results, Quinn Model rational goal model area has shown greater concentration of answers; followed by identification that no such difference has occurred at the comparison of these and the other areas before and after the pandemic. The identification of impacts in the reconfiguration of workspaces as the home office, the advance of consumption technology and new challenges of relationship between managers and subordinates are also highlighted. Among the several research recommendations, further studies on both retail and other economical segments are suggested, such as the application for other groups in order to broaden the methodological discussions and the theme adequacyeng
dc.description.provenanceSubmitted by Roseli Araujo ([email protected]) on 2023-09-06T18:19:52Z No. of bitstreams: 1 LUCAS EUGÊNIO DE ANDRADE SILVA.pdf: 1460621 bytes, checksum: c4b7c1c81b946594a8e96f7f3a5d76e4 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-09-06T18:24:01Z (GMT). No. of bitstreams: 1 LUCAS EUGÊNIO DE ANDRADE SILVA.pdf: 1460621 bytes, checksum: c4b7c1c81b946594a8e96f7f3a5d76e4 (MD5) Previous issue date: 2021-10-29eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Salvadorpor
dc.publisher.departmentAdministraçãopor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNIFACSpor
dc.publisher.programAdministraçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectCompetências gerenciais; varejo supermercadista; mudanças organizacionais. Covid-19.por
dc.subject.cnpqAdministraçãopor
dc.titleCompetências gerenciais em tempos de mudanças: um estudo no segmento varejistapor
dc.typeDissertaçãopor
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Administração

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