Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.unifacs.br/tede/handle/tede/841
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorPinto, Fabricio de Sousa-
dc.contributor.advisor1Silva, Paulo Caetano da-
dc.contributor.referee1Silva, Paulo Caetano da-
dc.contributor.referee2Santos, Danilo Sande-
dc.contributor.referee3Matos, Ecivaldo de Souza-
dc.date.accessioned2023-01-27T16:08:24Z-
dc.date.issued2019-11-19-
dc.identifier.citationPinto, Fabricio de Sousa. Edugamification: uma metodologia de gamificação para apoiar o processo ensino-aprendizagem – estudos de caso em engenharia de software. 2019. [206 f]. Dissertação (Sistemas e Computação) - UNIFACS, Salvador.por
dc.identifier.urihttp://tede.unifacs.br/tede/handle/tede/841-
dc.description.resumoProfessores ao ministrarem disciplinas teóricas verificam dispersão, desmotivação e baixo rendimento dos estudantes. Docentes atualmente lidam com estudantes que possuem facilidade de interação com tecnologias digitais, logo se faz necessário o uso de metodologias de ensino, com recursos digitais, que atraiam a atenção e os motivem a aprender. Objetivando tornar o processo ensino-aprendizagem atraente, é proposta nesta dissertação a metodologia: EduGamification, que utiliza a gamificação e metodologias ativas, aplicando como estudo de caso no ensino da disciplina Engenharia de Software. Inicialmente foi feita uma pesquisa bibliográfica sobre o tema, posteriormente, após a aplicação da metodologia em três estudos de caso, e após o feedback dos estudantes, foram feitos ajustes, objetivando aperfeiçoá-la. Para validá-la foi feita uma análise qualitativa e quantitativa, na qual foi constatado que houve aumento no engajamento dos estudantes e no desempenho acadêmico.por
dc.description.abstractTeachers in teaching theoretical subjects verify dispersion, demotivation and poor student performance. Faculty currently deal with students who are easy to interact with digital technologies, so it is necessary to use teaching methodologies with digital resources that attract attention and motivate them to learn. Aiming to make the teaching-learning process attractive, this dissertation proposes the methodology: EduGamification, which uses gamification and active methodologies, applying it as a case study in the teaching of the Software Engineering discipline. Initially, a bibliographic research on the subject was made, later, after the application of the methodology in three case studies, and after the students' feedback, adjustments were made, aiming to improve it. In order to validate it, a qualitative and quantitative analysis was performed, in which it was found that there was an increase in student engagement and academic performance.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Roseli Araujo ([email protected]) on 2023-01-27T16:08:24Z No. of bitstreams: 1 FABRICIO DE SOUSA PINTO.pdf: 7531451 bytes, checksum: 4138edaf261060972991333cdf1f2ae2 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-01-27T16:08:24Z (GMT). No. of bitstreams: 1 FABRICIO DE SOUSA PINTO.pdf: 7531451 bytes, checksum: 4138edaf261060972991333cdf1f2ae2 (MD5) Previous issue date: 2019-11-19eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Salvadorpor
dc.publisher.departmentSistemas e Computaçãopor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNIFACSpor
dc.publisher.programSistemas e Computaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEduGamification, gamificação, engenharia de software, metodologias ativas, metodologias de ensino.por
dc.subject.cnpqSistemas e computaçãopor
dc.titleEdugamification: uma metodologia de gamificação para apoiar o processo ensino-aprendizagem – estudos de caso em engenharia de softwarepor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Sistemas e Computação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FABRICIO DE SOUSA PINTO.pdf7,35 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.