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Campo DCValorIdioma
dc.creatorPires, Francinei da Silva-
dc.contributor.advisor1Lodi, Marluce Dantas de Freitas-
dc.contributor.referee1Lodi, Marluce Dantas de Freitas-
dc.contributor.referee2Monteiro, Augusto de Oliveira-
dc.contributor.referee3Sauerbronn, João Felipe-
dc.date.accessioned2022-07-01T10:59:49Z-
dc.date.issued2021-12-31-
dc.identifier.citationPires, Francinei da Silva. Marcas próprias sob a perspectiva da construção de mercado: um estudo de caso: Deli & Cia e Walmart Brasil. 2021. 92 f. Dissertação (Administração) - UNIFACS, Salvador, 2021.por
dc.identifier.urihttp://tede.unifacs.br/tede/handle/tede/795-
dc.description.resumoConstrução de mercado é um resultado de várias práticas realizadas por agentes de diferentes instituições, o estudo das práticas de mercado possibilita ao pesquisador direcionar seu olhar à ação, à mudança, para compreender como os mercados são construídos. A partir da década de 70, o varejo iniciou um processo de transformação, sua consolidação e internacionalização contribuíram para o aumento do seu poder de barganha frente às grandes indústrias. Em razão dos grandes volumes negociados o grande varejo passou a ser o principal veículo de distribuição dos produtos fabricados pela indústria. Inicia, então, uma relação de rivalidade entre a indústria e varejo. Diversas estratégias foram colocadas em prática pelo varejo de alimentos com o objetivo de ganhar competitividade frente aos concorrentes, dentre elas o surgimento das marcas próprias, a qual merece destaque em função da sua abrangência e disseminação no mundo. Diante desse cenário, este estudo concentrou-se na discussão das Práticas deste Mercado utilizando a base do modelo teórico desenvolvido por Kjellberg e Helgesson (2007), para explorar e compreender o processo de Construção do Mercado das Marcas Próprias no Brasil, sob a perspectiva do varejo supermercadista, bem como buscou uma maior familiaridade com os Arranjos deste mercado que permite a compreensão de associações entre atores humanos e não-humanos para promover Enquadramentos e Transbordamentos, utilizando técnicas de Pesquisa Documental e Entrevista Semiestruturada, com as empresas Deli & Cia e Walmart Brasil.por
dc.description.abstractMarket building is a result of several practices carried out by agents from different institutions, the study of market practices allows the researcher to direct his gaze to action, to change, to understand how markets are built. As of the 70's, retail started a transformation process, its consolidation and internationalization contributed to the increase of its bargaining power in relation to the big industries. Due to the large volumes traded, large retailers became the main vehicle for distributing products manufactured by the industry. Then, a rivalry between industry and retail begins. Several strategies were put into practice by the food retailer in order to gain competitiveness in relation to competitors, among them the emergence of own brands, which deserves to be highlighted due to their scope and dissemination in the world. Given this scenario, this study focused on the discussion of the Practices of this Market using the basis of the theoretical model developed by Kjellberg and Helgesson (2007), to explore and understand the process of Building the Private Label Market in Brazil, from the perspective of the supermarket retail, as well as seeking greater familiarity with the Arrangements of this market that allows the understanding of associations between human and non human actors to promote Frameworks and Overflows, using techniques of Documentary Research and Semi-structured Interview, with the companies Deli & Cia and Walmart Brazileng
dc.description.provenanceSubmitted by Roseli Araujo ([email protected]) on 2022-07-01T10:59:49Z No. of bitstreams: 1 FRANCINEI DA SILVA PIRES.pdf: 2041994 bytes, checksum: 1c4230a562e5d8b594c42de38cd4bd50 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-07-01T10:59:49Z (GMT). No. of bitstreams: 1 FRANCINEI DA SILVA PIRES.pdf: 2041994 bytes, checksum: 1c4230a562e5d8b594c42de38cd4bd50 (MD5) Previous issue date: 2021-12-31eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Salvadorpor
dc.publisher.departmentAdministraçãopor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNIFACSpor
dc.publisher.programAdministraçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectMarketing. Construção de Mercado. Marcas Próprias. Varejo Supermercadistapor
dc.subject.cnpqAdministraçãopor
dc.titleMarcas próprias sob a perspectiva da construção de mercado: um estudo de caso: Deli & Cia e Walmart Brasilpor
dc.typeDissertaçãopor
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