???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede.unifacs.br/tede/handle/tede/65
Tipo do documento: Dissertação
Título: TRABALHO EM EQUIPE E APRENDIZAGEM NO CONTEXTO ORGANIZACIONAL
Autor: Franco, Julia Hosana Santos 
Primeiro orientador: Santos, Jair Nascimento
Primeiro membro da banca: Junquilho, Gelson Silva
Segundo membro da banca: Silva, Mônica de Aguiar Mac-allister da
Resumo: Analisar o trabalho em equipe em contextos organizacionais tem-se constituído um importante caminho para a compreensão da dinâmica das organizações. Inserir o trabalho em equipe entre os diversos atores de uma organização contribui para o melhor entendimento da responsabilidade do setor de recursos humanos e do ambiente de aprendizagem organizacional. Sendo assim, nesse trabalho discutem-se três vertentes: a gestão com pessoas e sua relação com o indivíduo; o trabalho em equipe, englobando conceitos, vantagens e implicações e o que o diferencia de trabalho em grupo e, por fim, o fator aprendizagem, sua conceitualização, aprendizagem individual e organizacional e sua relação com o trabalho em equipe. Cada abordagem é tratada separadamente, ressaltando sua orientação geral, as questões básicas e as mais relevantes tensões teóricas sobre o tema. É nesse contexto que se insere o objetivo geral da pesquisa, qual seja analisar como o trabalho em equipe pode contribuir para a aprendizagem no seu contexto organizacional. Nesse sentido, a pesquisa foi centrada nos impactos relativos do trabalho em equipe no processo de aprendizagem em uma determinada organização, tendo como base as seguintes questões de pesquisa: a) envolvimento das pessoas para realizar o trabalho em equipe; b) estratégias adotadas para viabilizar o trabalho em equipe; c) identificação dos problemas que dificultam o desenvolvimento do trabalho em equipe; d) estratégias da gestão com pessoas para incentivar o trabalho em equipe, visando êxito no processo de aprendizagem; e) contribuição do trabalho em equipe para a troca de experiências e conhecimentos. O método utilizado foi um estudo de caso, realizado por meio de entrevistas, com líderes e subordinados que trabalham na unidade aqui denominada BETA S/A, localizada no município de Simões Filho, no estado da Bahia, sendo analisado o trabalho em equipe na respectiva empresa como uma estratégia da gestão com pessoas para promover o aprendizado e melhorar as relações interpessoais entre os empregados, verificando a existência de conflitos e insatisfações, principalmente por partes dos subordinados. Os resultados mostram a necessidade do trabalho em equipe e sua contribuição para a melhoria do resultado organizacional. Ressalte-se que esse modelo de gestão não surgiu de forma natural, aconteceu impositivamente, gerando conflitos e intensificando as relações de poder e hierarquia entre a liderança e os subordinados. As vantagens e desvantagens, assim como os impactos do trabalho em equipe são percebidos de maneira diferente por líderes e liderados, e, conforme apurado pelos conteúdos dos discursos, o trabalho em equipe foi instituído na empresa para tratar comportamentos não desejados pela mesma.
Palavras-chave: Trabalho em equipe
Gestão com pessoas
Indivíduo
Aprendizagem organizacional
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade Salvador
Sigla da instituição: UNIFACS
Departamento: Administração
Programa: Programa de Pós-Graduação em Administração
Citação: FRANCO, Julia Hosana Santos. TRABALHO EM EQUIPE E APRENDIZAGEM NO CONTEXTO ORGANIZACIONAL. 2008. 127 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Salvador, Salvador, 2008.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://teste.tede.unifacs.br:8080/tede/handle/tede/65
Data de defesa: 3-Oct-2008
Appears in Collections:Administração

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertacao JULIA HOSANA SANTOS FRANCO.pdf644,84 kBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.