Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.unifacs.br/tede/handle/tede/638
Tipo do documento: Dissertação
Título: ASENSE: uma plataforma para avaliar as experiências dos alunos
Autor: ARAÚJO, Daniela Barreto
Primeiro orientador: KRONBAUER, Artur Henrique
Primeiro membro da banca: MARTINS, Joberto S. B.
Segundo membro da banca: SALES, Kathia Marise Borges
Resumo: Esta dissertação elegeu como objetivo de estudo a criação de uma plataforma para abertura de um canal de comunicação entre os discentes e a instituição de ensino superior, para promover a captura da experiência dos alunos com o conteúdo apresentado, com as metodologias aplicadas e com a infraestrutura disponibilizada. O termo experiência do usuário é de interesse de profissionais e pesquisadores de Interação Humano-Computador e de Design de Interações, com diversas técnicas de medição desenvolvidas. Por outro lado, a educação tem sido foco de pesquisas que investigam diversos aspectos dentre eles os fatores que proporcionam mais satisfação aos estudantes. O presente estudo apresenta uma associação dos conceitos e técnicas de experiência do usuário associados à satisfação com a aprendizagem. Partiu-se da fundamentação sobre conceitos de satisfação e como perpassa pelo ensino superior. Baseou-se na compreensão de experiência do usuário e de suas técnicas de medição, principalmente Experience Sampling Method (ESM) que foi adotada na plataforma. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica com a finalidade de verificar trabalhos correlatos na área de pesquisa. Depois foi projetado um modelo com o propósito de estruturar as unidades de cadastramento, transmissão, coleta, armazenamento e correlação de dados. Para validar o modelo foi desenvolvida uma plataforma contemplando um sistema Web de gerenciamento, um aplicativo móvel, um banco de dados e uma ferramenta de Business Intelligence, integrados a um Web Service. Para verificar as potencialidades da plataforma foi realizado um experimento durante dois meses com 148 discentes. Os resultados apresentados garantem a mensuração da experiência dos alunos, permitindo identificar possíveis necessidade de mudanças metodológicas e melhorias na infraestrutura do curso ou da universidade. No final do experimento foi aplicado um questionário para avaliar a plataforma, cujo resultado demonstra que ela foi bem satisfatória. A partir do presente estudo, conclui-se que, o uso de técnicas de medição da experiência do usuário quando praticadas dentro do contexto educacional e com uso de tecnologias revelam resultados ricos para decisões dos gestores acadêmicos.
Abstract: This dissertation chose as a study objective the creation of a platform to open a communication channel between the students and the higher education institution, to promote the capture of the students' experience with the presented content, with the applied methodologies and with the available infrastructure. The term user experience is of interest to professionals and researchers of Human-Computer Interaction and Interaction Design, with several measurement techniques developed. On the other hand, the education has been the focus of research that investigates several aspects among them the factors that provide more satisfaction in students. The present study presents an association of user experience concepts and techniques associated with learning satisfaction. Starting from the foundation on concepts of satisfaction and as perpasses by higher education. It was based on the understanding of user experience and its measurement techniques, mainly Experience Sampling Method (ESM) that was adopted in the platform. A bibliographic research was carried out with the purpose of verifying related work in the research area. Then, a model was designed with the purpose of structuring the units of registration, transmission and collection, storage and correlation of data. A platform was developed with a Web platform management system, a mobile application, a database and a Business Intelligence tool integrated by a Web Service. To verify the potentialities of the platform, a two-month experiment was conducted with 148 students. The presented results guarantee the measurement of the students' experience, allowing to identify possible need for methodological changes and improvements in the infrastructure of the course or University. At the end of the experiment, a questionnaire was applied to evaluate the platform, the result of which shows that it was quite satisfactory. From the present study, it is concluded that the use of measurement techniques of user experience when practiced within the educational context and using web technologies reveal rich results for academic managers decisions.
Palavras-chave: UX Experiência de usuário
Experience Sampling Method (ESM)
Educação
Satisfação
Business Intelligence (BI)
Área(s) do CNPq: Ciências Exatas e da Terra
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Salvador
Sigla da instituição: UNIFACS
Departamento: Sistemas e Computação
Programa: Sistemas e Computação
Citação: ARAÚJO, Daniela Barreto. ASENSE: uma plataforma para avaliar as experiências dos alunos. 2017. 114 f. : il. Dissertação (Mestrado em Sistemas e Computação)- Unifacs Universidade Salvador, Salvador 2017.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.unifacs.br/tede/handle/tede/638
Data de defesa: 6-Out-2017
Aparece nas coleções:Sistemas e Computação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao DANIELA BARRETO ARAÚJO.pdfDissertacao DANIELA BARRETO ARAÚJO.pdf 2,79 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.