Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.unifacs.br/tede/handle/tede/620
Tipo do documento: Dissertação
Título: Expansão da EAD sob a ótica da difusão da inovação: um estudo sobre universidades corporativas do setor público da Bahia
Autor: VALE JUNIOR, João Sotero do
Primeiro orientador: FIALHO, Sérgio Hage
Primeiro membro da banca: FADUL, Élvia Mirian Cavalcanti
Segundo membro da banca: RIBEIRO, Elizabeth Matos
Resumo: O advento de novas Tecnologias da Informação (TICs) vem causando transformações nos setores socioeconômicos e educacionais, dentre outros. Ao longo dos anos, estamos vivenciando modificações estruturais no processo de ensino-aprendizagem com base nas novas TICs, por meio da educação a distância (EAD). O objetivo geral deste estudo foi avaliar a trajetória tecnológica, condicionantes e impactos do processo de difusão da tecnologia de EAD em grandes organizações públicas do Estado da Bahia. No plano teórico-metodológico, a pesquisa desenvolve uma abordagem baseada em conceitos sedimentados no campo da difusão da inovação, que possibilitam entender e analisar a EAD como uma das tecnologias emergentes da atual revolução tecnológica. Dessa forma, foi possível descrever e analisar aspectos como a trajetória tecnológica, os arranjos organizacionais, os condicionantes e impactos da difusão da EAD nas entidades pesquisadas. Trata-se de um estudo do tipo descritivo e exploratório, de natureza qualitativa. Tem como objeto empírico as Universidades Corporativas do Serviço Público (UCSs) da Secretaria Estadual da Fazenda (SEFAZ-BA) e da Empresa Baiana de Águas e Saneamento (EMBASA), tendo como fonte principal de informação gestores responsável pela área de EAD das instituições. Os dados foram coletados por meio de entrevistas, observação e análise de documentos institucionais. O Modelo de Análise foi estabelecido com base na revisão da literatura sobre difusão da inovação e EAD, com customizações realizadas pelo autor para o objeto específico da pesquisa. Os resultados indicam um processo lento de difusão da tecnologia de EAD e limitações relacionadas aos formatos dos cursos e à abrangência do seu alcance nas organizações estudadas, e identificam dificuldades para obtenção dos recursos técnicos especializados necessários ao avança dos programas de EAD. A mobilização da abordagem da teoria da difusão da inovação revelou-se profícua, gerando uma compreensão abrangente da trajetória do processo de difusão da EAD e a identificação de pontos cruciais para o aperfeiçoamento da estratégia de educação corporativa (EC) nas organizações estudadas.
Abstract: The advent of new Information Technologies (ICTs) has been causing changes in the socioeconomic and educational sectors, among others. Over the years, we are experiencing structural changes in the teaching-learning process based on new ICTs, through distance education (EAD). The general objective of this study was to evaluate the technological trajectory, constraints and impacts of the process of diffusion of the EAD technology in large public organizations of the State of Bahia. At the theoretical-methodological level, the research develops an approach based on concepts established in the field of diffusion of innovation, which make it possible to understand and analyze the EAD as one of the emerging technologies of the current technological revolution. In this way, it was possible to describe and analyze aspects such as the technological trajectory, the organizational arrangements, the conditioning factors and the impacts of the EAD diffusion in the researched entities. It is a descriptive and exploratory study of a qualitative nature. It has as empirical object the Corporate Public Service Universities (UCSs) of the State Treasury Secretariat (SEFAZ-BA) and the Bahian Water and Sanitation Company (EMBASA), having as main source of information managers responsible for the EAD area of ​​the institutions. Data were collected through interviews, observation and analysis of institutional documents. The Analysis Model was established based on the literature review on diffusion of innovation and EAD, with customizations made by the author to the specific object of the research. The results indicate a slow process of diffusion of the EAD technology and limitations related to the format of the courses and the scope of their reach in the studied organizations, and they identify difficulties to obtain the specialized technical resources necessary to advance the EAD programs. The mobilization of the innovation diffusion theory approach has proved to be profitable, generating a comprehensive understanding of the path of the EAD diffusion process and the identification of crucial points for the improvement of the corporate education strategy (CE) in the organizations studied.
Palavras-chave: Inovação
Educação a Distância
Difusão
Universidade Corporativa.
Área(s) do CNPq: Ciências Humanas
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Salvador
Sigla da instituição: UNIFACS
Departamento: Administração
Programa: Administração
Citação: VALE JUNIOR, João Sotero do. Expansão da EAD sob a ótica da difusão da inovação: um estudo sobre universidades corporativas do setor público da Bahia. 2017. 102 f. : il. Dissertação (Mestrado em Administração) - UNIFACS Universidade Salvador, Salvador, 2017.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.unifacs.br/tede/handle/tede/620
Data de defesa: 31-Ago-2017
Aparece nas coleções:Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao JOAO SOTERO DO VALE JUNIOR.pdfDissertacao JOAO SOTERO DO VALE JUNIOR1,22 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.