Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.unifacs.br/tede/handle/tede/616
Tipo do documento: Dissertação
Título: Lívia Abreu Torres
Título(s) alternativo(s): O marketing de experiência na construção de valor para o turista
Autor: TORRES, Lívia Abreu
Primeiro orientador: LADEIRA, Rodrigo
Segundo orientador: LADEIRA, Rodrigo
Primeiro membro da banca: BRUNI, Adriano Leal
Segundo membro da banca: OLIVEIRA, Sérgio Ricardo Góes de
Resumo: Esta dissertação procura analisar a importância da experiência cultura na demanda por turismo, segundo os turistas que visitam Salvador. O referencial teórico objetiva analisar o que buscam os novos turistas, focando em pesquisas sobre comportamento do consumidor, marketing de experiência e turismo cultural. Para promover um confronto entre a teoria e a prática, este estudo buscou analisar até que ponto as tendências de consumo no turismo eram observadas segundo os turistas que visitavam Salvador. Como instrumento de coleta foram realizadas 15 entrevistas qualitativas e aplicados 400 questionários quantitativos. Os resultados deste estudo demonstram quais são os fatores que mais motivam os turistas quando decidem viajar, qual a percepção sobre a relação entre cultura, sol e praia, resorts e experiência diferente de viagem, traçando um perfil psico-demográfico dos entrevistados. Devido às mudanças observadas no comportamento do turista atual, conclui-se ser necessário rever as estratégias utilizadas na gestão turística.
Abstract: The aim of this paper is to analyse the importance of the cultural experience in tourism, according to the tourists who visit Salvador. The theoretic referential has the purpose of analysing the search of the new tourists, focusing in researches about the behavior of the consumer, marketing of experience and cultural tourism. To achieve a confrontation between practice and theory, this study tried to analyse up to what extent the tendencies of consumption in tourism were observed in the opinion of the tourists who visited Salvador. To reach a conclusion 15 qualitative interviews and 400 quantitative questionnaires were apllied. The results of this study show what are the factors that mostly motivate tourist when they decide to travelç the perception about the relation among culture, “sun and beaches”, resorts and different experiences of traveling and trace a psycho-demographic profile of those who were interviewed. Due to the changes observed in the behavior of the present tourist, there is a necessity to change the strategies that have been used in tourism.
Palavras-chave: Turismo
Cultura
Comportamento do consumidor
Marketing de experiência.
Área(s) do CNPq: Ciências Sociais Aplicadas
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Salvador
Sigla da instituição: UNIFACS
Departamento: Administração
Programa: Administração
Citação: TORRES, Lívia Abreu. Lívia Abreu Torres. 2008. 139 folhas. Dissertação (Mestrado em Administração) - UNIFACS Universidade Salvador, Salvador, 2008.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.unifacs.br/tede/handle/tede/616
Data de defesa: 8-Fev-2008
Aparece nas coleções:Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação LÍVIA ABREU TORRES.pdfDissertação LÍVIA ABREU TORRES1,54 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.