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Tipo do documento: Dissertação
Título: Morte e vida varejista: um estudo no varejo de pneus na Bahia, entre os anos 2000 a 2014, à luz da ecologia populacional das organizações e da estratégia como prática.
Autor: SANTOS, Jason Lúcio de Amorim
Primeiro orientador: SILVA, Lindomar Pinto da
Primeiro membro da banca: CASTRO, Miguel Angel Rivera
Segundo membro da banca: SANTOS, Gervasio Ferreira dos
Resumo: O objetivo deste estudo foi analisar a influência exercida por fatores ambientais e organizacionais na mortalidade e no tempo de vida das empresas do varejo de pneus na Bahia, no período de 2000 a 2014. Para viabilizar a discussão teórica, foram utilizadas duas visões distintas das teorias organizacionais: a visão da seleção natural que teve como base a teoria da ecologia populacional das organizações e a visão da escolha estratégica que teve na abordagem teórica da estratégia como prática a principal orientação dos estudos. Emergiram então as variáveis ambientais (Média do PIB; Evolução do IDHM; Frota de Veículos) e as variáveis organizacionais (Gestão Própria; Empresa Familiar; Número de Empregados; Especialista ou Generalista; Idade Gestor; Escolaridade do Gestor; Experiência no Ramo; Liderança; Relação com Fornecedores). Para medir quantitativamente a relação entre as variáveis de interesse sobre a vida e a morte das empresas que compõem a amostra, foram utilizadas duas abordagens: a primeira baseia-se na modelagem da probabilidade de estar morta utilizando o modelo logístico de análise de regressão e a segunda, na previsão da empresa estar viva em função do seu tempo de sobrevivência utilizando o modelo de Cox. Segundo a JUCEB, no período de 2000 a 2014, atuaram na Bahia 1.124 empresas. Deste total, foram obtidos 236 formulários de respostas nesta pesquisa, referentes a 236 empresas varejistas de pneus instaladas em 34 cidades de todas as regiões do estado da Bahia, sendo 57 empresas que encerraram suas atividades no período e 179 que estavam ativas em 31 de dezembro de 2014. Nos resultados se destacaram das doze variáveis preditoras, oito com significância, porém apenas quatro em ambos os modelos de regressão, sendo duas ambientais e duas organizacionais. Estas quatro variáveis se tornaram, portanto, os principais fatores ambientais e organizacionais atuantes na morte e na vida dos varejistas de pneus da Bahia. O ambiente socioeconômico, nivelado pelo PIB Médio municipal, influenciou a mortalidade e menor o tempo de vida das empresas. Já nos municípios com maior frota média, houve maior sobrevivência das empresas. Em relação aos fatores organizacionais, representando os praticantes da estratégia a escolaridade do gestor teve forte influência na sobrevivência e, referente às práticas estratégicas, as empresas varejistas multimarcas tiveram maiores chances de sobrevivência do que as monomarcas. Na descrição da amostra foi confirmada a concorrência com outras populações de organizações comercializando pneus no varejo, como os supermercados e o varejo virtual. Outro destaque foi em relação à minoria do sexo feminino entre os 236 gestores, pois todas as empresas geridas por mulheres estão entre as sobreviventes. Portanto, espera-se que os resultados aqui encontrados e o empirismo da pesquisa sejam de grande importância para os estudos organizacionais e, principalmente, para os estudos da Estratégia como Prática no Brasil, entre os quais ainda predominam ensaios teóricos e análises bibliométricas. Espera-se também que sejam úteis para as empresas sobreviventes do setor, bem como para orientar tomadas de decisões sobre futuros investimentos e novas empresas.
Abstract: The objective of this study was to analyze the influence exerted by environmental and organizational factors on the mortality and life time of tire retail companies in Bahia from the period of 2000 to 2014. In order to make possible the theoretical discussion, two different views of Organizational theories: the view of natural selection that was based on the theory of population ecology of organizations and the vision of the strategic choice that had in the theoretical approach of strategy as practice the main orientation of studies. The environmental variables (Average of GDP, Evolution of the HDI, Car Fleet) and the organizational variables (Own Management, Family Business, Number of Employees, Specialist or Generalist, Manager Age, Experience in the Branch, Leadership, Relationship with Suppliers). In order to quantitatively measure the relationship between the variables of interest on life and death of the companies that make up the sample, two approaches were used: the first one is based on the modeling of the probability of being dead using the logistic model of regression analysis and the second was that the company was expected to be alive due to its survival time using the Cox model. According to JUCEB, between the years 2000 to 2014, 1,124 companies operated in Bahia. Of this total, 236 response forms were obtained in this survey, referring to 236 tire retailers located in 34 cities in all regions of the state of Bahia, 57 companies that ended their activities in the period and 179 that were active on December 31, 2014. In the results, twelve predictors were highlighted, eight with significance, but only four in both regression models, being two environmental and two organizational. These four variables thus became the main environmental and organizational factors affecting the death and life of tire retailers in Bahia. The socioeconomic environment was not a selector because the HDI was not significant and the higher the average GDP, the higher the mortality rate and the shorter the life time of the companies. In the municipalities with the largest average fleet, there was greater survival of the companies. Regarding the organizational factors, representing the practitioners of the strategy, the manager's schooling had a strong influence on the survival and, regarding the strategic practices, the multi-brand retail companies were more likely to survive than the mono-brands. In the description of the sample, competition with other populations of organizations was confirmed by commercializing tires in retail, such as supermarkets and virtual retail. Another highlight was the female minority among the 236 managers, but all companies managed by women are among the survivors. Therefore, it is expected that the results found in this work and the empiricism of the research will be of great importance for the organizational studies and, mainly, for the studies of the Strategy as Practice in Brazil, among which theoretical essays and bibliometric analyzes are still predominant. They are also expected to be useful to surviving companies in the industry as well as to guide decision-makers about future investments and new businesses.
Palavras-chave: Estudos Organizacionais
Estratégia como Prática
Ecologia Populacional das Organizações
Sobrevivência Empresarial
Varejo
Área(s) do CNPq: Ciências Sociais Aplicadas
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Salvador
Sigla da instituição: UNIFACS
Departamento: Administração
Programa: Administração
Citação: SANTOS, Jason Lúcio de Amorim. Morte e vida varejista: um estudo no varejo de pneus na Bahia, entre os anos 2000 a 2014, à luz da ecologia populacional das organizações e da estratégia como prática.. 2017. 104p. Dissertação (Administração) - UNIFACS Universidade Salvador, Salvador, 2017.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://teste.tede.unifacs.br:8080/tede/handle/tede/589
Data de defesa: 11-Abr-2017
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