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Tipo do documento: Dissertação
Título: O desenvolvimento de competências dos oficiais da linha bélica do exército brasileiro para o desempenho de funções administrativas
Autor: RAMOS, Leandro Silva de Moraes
Primeiro orientador: FADUL, Élvia Mirian Cavalcanti
Primeiro membro da banca: SILVA, Mônica de Aguiar Mac-Allister da
Segundo membro da banca: SILVA, Lindomar Pinto da
Resumo: O tema desenvolvimento de competências dos oficiais da linha bélica do Exército Brasileiro para o desempenho de funções administrativas parte da observação deste autor sobre as dificuldades apresentadas por esses profissionais na execução de atividades administrativas. Nesse pressuposto, foi estabelecido como o objetivo geral da pesquisa compreender o processo de desenvolvimento das competências dos oficiais da linha bélica nos cursos de progressão na carreira, na perspectiva do atendimento das demandas das funções administrativas. Para tanto, foi apresentada a estrutura organizacional do Exército Brasileiro; foram revisadas as bases sobre a Reforma do Estado e as novas demandas impostas para capacitação de seus gestores; discutiu-se os conceitos de competência e suas dimensões, e foram analisados os cursos de progressão na carreira do oficial da linha bélica. Como recorte espacial, para a realização da pesquisa de campo, foi selecionada a 6ª Região Militar, que enquadra os estados da Bahia e Sergipe, e, como objeto empírico, foram remetidos questionários para todos os oficiais da linha bélica da área da 6ª Região Militar a respeito da capacitação recebida para o desempenho de funções administrativas, totalizando 157 questionários aplicados. Os resultados desta pesquisa apontam que nos cursos de progressão na carreira do oficial da linha bélica há o desenvolvimento de competências para o desempenho de funções administrativas, sendo desejável um incremento na carga horária e nas disciplinas relacionadas a esse tema.
Abstract: The theme of developing competencies to the performance of administrative functions by commissioned line officers of the Brazilian Army emerged from the observation of this author on the difficulties presented by these professionals in the execution of administrative activities. Departing from this observation, this research aims at analyzing the development of competencies of Brazilian line officers in institutional courses for career progression designed to meet the demands of administrative functions. To this end, it is presented the organizational structure of the Brazilian Army, it is reviewed the basis on the State Reform and the new demands imposed on the training of its managers, it is discussed the concepts of competency and its constituency, and it is analyzed the courses for career progression of the line officer. A field research was carried out with all the line officers belonging to the 6th Military Region, which encompasses the States of Bahia and Sergipe, amounting to 157 answered questionnaires. They were all interviewed on the training received to the performance of administrative activities. The assumed hypothesis was that there is a need for reformulation in the courses for career progression of line officers related to the preparation for performing administrative functions. Results show that there is development of competencies to perform administrative functions in the courses for career progression of line officers and that it is desirable to have an increase of instruction time in the subjects related to this theme.
Palavras-chave: Exército Brasileiro
Gestão de Recursos Humanos
Capacitação
Competências
Mudanças
Área(s) do CNPq: Ciências Sociais Aplicadas
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Salvador
Sigla da instituição: UNIFACS
Departamento: Administração
Programa: Administração
Citação: RAMOS, Leandro Silva de Moraes. O desenvolvimento de competências dos oficiais da linha bélica do exército brasileiro para o desempenho de funções administrativas. 2013. 133p. Dissertação (Administração) - UNIFACS Universidade Salvador, Salvador, 2013.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://teste.tede.unifacs.br:8080/tede/handle/tede/526
Data de defesa: 17-Out-2013
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