Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.unifacs.br/tede/handle/tede/525
Tipo do documento: Dissertação
Título: Implementação de uma estratégia blended peer-assistented learning: uma abordagem roleplaying
Autor: MOURA, Julyana Mota de Moura
Primeiro orientador: SAMPAIO, Paulo Nazareno Maia
Primeiro membro da banca: KRONBAUER, Artur Henrique
Segundo membro da banca: DURÃO, Frederico Araújo
Resumo: Esta dissertação descreve o processo de ensino-aprendizagem utilizando a metodologia PAL – Peer Assistend Learning através do uso da estratégia Roleplaying para o Curso Técnico em Informática, do IFBA – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia – Campus Paulo Afonso. Esta metodologia foi aplicada na disciplina de Redes de Computadores I em uma turma da modalidade Subsequente e uma turma da modalidade Integrada no 2º semestre de 2014. A metodologia PAL é um conceito relativamente novo, que se encontra em ascensão, sendo cada vez maior o número de instituições e organizações que adotam uma de suas estratégias de ensino para a formação dos seus alunos. Baseia-se no ensino através de seus pares contribuindo assim para uma aprendizagem mais rápida e eficaz. A dissertação é iniciada por uma revisão bibliográfica sobre as metodologias de aprendizagem E-Learning, Blended Learnig e PAL, dando ênfase na estratégia Roleplaying. O trabalho realizado nessa dissertação visa identificar e definir um roteiro de trabalho para ser utilizado pelos professores que pretendem utilizar a estratégia Roleplaying como ferramenta pedagógica através do uso do computador. Alguns dos Ambientes Virtuais de Aprendizagem disponíveis no mercado atualmente foram analisados a fim de identificar qual se adequa mais ao perfil de uma atividade Roleplaying. De forma a ilustrar as vantagens e desvantagens da metodologia Roleplaying, foi proposto um estudo de caso utilizando o Ambiente Virtual de Aprendizagem Edmodo. Através dos resultados obtidos a partir das avaliações de aprendizagem do estudo de caso, foi possível verificar o sucesso da aplicação da estratégia Roleplaying no ensino tecnológico.
Abstract: This work describes a learning/teaching approach using the PAL (Peer Assisted Learning) methodology through the adoption of Roleplaying strategy for the Technical Computing Program of IFBA – Federal Institute of Education, Science and Technology of Bahia – Paulo Afonso Campus. This methodology was applied in Computer Networks I course, a class of Subsequent mode and a class of integrated mode during the second semester of 2014. The PAL methodology is a relatively new concept and is on the rise, with an increasing number of institutions and organizations adopting one of its teaching strategies for their students´ education. The learning approach is based on the interaction among their students (peers), which contributes to a faster and more effective learning. This dissertation presents a literature review about learning methodologies (E-Learning, Blended Learning and PAL), emphasizing on Roleplaying strategies. The work carried out in this research aims at identifying and defining a guideline to be applied by teachers that intend to make use of a Roleplaying strategy as a computer-supported pedagogical tool. Some of the Virtual Learning Environments available today were analyzed in order to identify which is more suitable for the implementation of a Roleplaying strategy. In order to illustrate the advantages and disadvantages of the Roleplaying strategy, a case study was proposed using a Virtual Learning Environment called Edmodo. The results obtained from the assessment of the case study allowed the verification of the feasibility of the application of Roleplaying strategies in technological education as a useful tool in order to provide successful learning outcomes.
Palavras-chave: Peer-Assisted Learning
Estratégias Peer-Assisted Learning
e-Learning
Blended Learning
Moodle EdModo e-PAL
Roleplaying
Área(s) do CNPq: Ciências Exatas e da Terra
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Salvador
Sigla da instituição: UNIFACS
Departamento: Sistemas e Computação
Programa: Sistemas e Computação
Citação: MOURA, Julyana Mota de Moura. Implementação de uma estratégia blended peer-assistented learning: uma abordagem roleplaying. 2015. 93p. Dissertação Sistemas e Computação) - UNIFACS Universidade Salvador, Salvador, 2015.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://teste.tede.unifacs.br:8080/tede/handle/tede/525
Data de defesa: 17-Mar-2015
Aparece nas coleções:Sistemas e Computação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao Julyana Mota de Moura.pdfDissertacao Julyana Mota de Moura1,41 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.