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Tipo do documento: Dissertação
Título: Fatores que funcionam como inibidores ao surgimento de comunidades de prática em organizações
Autor: CHIAPPA, Denise Schmitz
Primeiro orientador: SOUZA-SILVA, Jader Cristiano de
Primeiro membro da banca: PAIXÃO, Roberto Brazileiro
Segundo membro da banca: MENDES, Victor Marcelo Oliveira
Resumo: O conhecimento é o recurso mais importante de uma organização, porquanto a aprendizagem organizacional torna-se um processo fundamental para as empresas que desejam se manter em um mercado altamente competitivo. Assim, os programas de aprendizagem socioprático surgem como uma forma de se socializar o conhecimento, de maneira eficiente e completa. Dentre as possibilidades desses programas, destaca-se neste trabalho as comunidades de prática: forma de aprendizagem socioprática, onde o conhecimento é valorizado em sua integralidade (nas dimensões tácita e explícita). Além de traçar uma visão ampla do assunto, este trabalho faz uma revisão teórica da aprendizagem socioprática e do conceito de comunidades de prática, destacando seus elementos, estágios, dimensões, características e seus benefícios para aprendizagem organizacional. O propósito deste trabalho é identificar quais os fatores que funcionam como inibidores ao surgimento de comunidades de prática nas organizações. Para cumprir o objetivo da investigação, foram coletados e analisados, pelo método do discurso do sujeito coletivo (DSC) de caráter qualiquantitativo, os depoimentos provenientes de 40 questionários respondidos por profissionais de quatro empresas. A análise das repostas dos profissionais oferecem uma percepção que o conhecimento, dentro das organizações, ainda se dá de maneira tradicional e, consequentemente, a cultura organizacional não estimula a aprendizagem socioprática fazendo crer que há fatores inibidores ao surgimento de comunidades de prática.
Abstract: Knowledge is the most important resource of an organization, because organizational learning becomes a key for companies who wish to keep in a highly competitive market process. Thus, the sociopratic learning programs arise as a means to completely socialize knowledge and efficienty. Among these programs possibilities, this work stands out communities of practice: learning as social practice, where knowledge is valued in its entirety (in its tacit and explicit dimensions). Besides showing a broad view of the subject, this paper makes a theoretical review of the social practice learning and the concept of communities of practice, highlighting its elements, stages, dimensions, features and its benefits for organizational learning. The purpose of this study is to identify the factors that act as inhibitors to the emergence of communities of practice in organizations. To fulfill the objective of the research were collected and analyzed by the discourse of the collective subject (DSC) method qualitative and quantitative character, testimony from 40 questionnaires answered by professionals from four companies. The analysis of the responses of professionals offer a perception that knowledge within organizations, still gives the traditional way and hence the organizational culture does not encourage social practice learning into believing that there is inhibitory to the emergence of communities of practice factors.
Palavras-chave: Comunidades de prática
Aprendizagem socioprática
Cultura organizacional de aprendizagem
Área(s) do CNPq: Ciências Sociais Aplicadas
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Salvador
Sigla da instituição: UNIFACS
Departamento: Administração
Programa: Administração
Citação: CHIAPPA, Denise Schmitz. Fatores que funcionam como inibidores ao surgimento de comunidades de prática em organizações. 2014. 111p. Dissertação (Administração) - UNIFACS Universidade Salvador, Salvador, 2014.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://teste.tede.unifacs.br:8080/tede/handle/tede/513
Data de defesa: 24-Fev-2014
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