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???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Processo de construção da ontologia de registros acadêmicos do modelo educacional brasileiro – ONTO-RA
???metadata.dc.creator???: OLIVEIRA, Márcio Melo de
???metadata.dc.contributor.advisor1???: SILVA, Paulo Caetano da
???metadata.dc.contributor.referee1???: CARNEIRO, Glauco de Figueiredo
???metadata.dc.contributor.referee2???: SANTOS, Vaninha Vieira dos
???metadata.dc.description.resumo???: A autonomia das instituições federais de ensino no Brasil dificultou a criação de um sistema centralizado que fosse responsável pela gestão acadêmica das instituições da alçada administrativa do Ministério da Educação - MEC. Este cenário propiciou que cada instituição buscasse desenvolver sua própria solução de sistema de gestão acadêmica e que o MEC utilizasse diversos sistemas de coleta de dados para obter informações sobre as ações das instituições. Tudo isso ocorreu sem que houvesse alguma iniciativa ou recomendação para a definição de diretrizes para a construção destes sistemas ou algo que gerasse uniformidade semântica no domínio dos registros acadêmicos brasileiros. Esta situação gerou sistemas heterogêneos e dados estatísticos pouco confiáveis. Com base nos leiautes de migração para os sistemas de coleta de dados, na Lei de Diretrizes e Bases da Educação – LDB e em outros artefatos como o Termo de Acordo de Metas e Compromissos – TAMC, é proposta nessa dissertação a ONTOLOGIA DE REGISTROS ACADÊMICOS DO MODELO BRASILEIRO DE EDCUAÇÃO – ONTOR-RA. Esta ontologia utilizou estes artefatos, classificados na Engenharia de Ontologias como Recurso não Ontológico, visando gerar a uniformização semântica necessária para que os sistemas de coleta de dados e de gestão acadêmica possam ser ajustados e novos sistemas a serem construídos se baseiem neste modelo. A construção da ONTO-RA, contou com a definição de um método de avaliação das metodologias de construção de ontologias disponíveis, que resultou na escolha da Metodologia NEON. Essa metodologia foi aplicada com pequenas adaptações para a construção da ontologia proposta. Este trabalho ainda apresentou uma aplicação da ontologia que visa evidenciar a sua eficácia como base para o ajuste dos sistemas a partir da uniformidade semântica obtida. Nesta aplicação, para cada requisito da ONTO-RA foi analisado o atendimento do mesmo em relação aos sistemas de coleta de dados SISTEC, EDUCANCENSO, e CENSO DO ENSINO SUPERIOR – CENSUP. Foram analisados também os sistemas SICAD e SIGA, que são sistemas de gestão acadêmica em funcionamento atualmente no Instituto Federal de Educação da Bahia IFBA –. Este estudo revelou que diversos indicadores acadêmicos importantes devem estar sendo gerados de forma incorreta em função das diversas inadequações identificadas, visto que o percentual de requisitos não atendidos variou entre 2% e 37% nos sistemas analisados.
Abstract: The autonomy of federal educational institutions in Brazil hindered the creation of a centralized system that was responsible for the academic management of the administrative purview of the Ministry of Education institutions - MEC. This scenario provided that each institution should seek to develop their own solution of academic management system and that the MEC would use different data collection systems to obtain information about the actions of the institutions. All this occurred without there being any motion or recommendation for the definition of guidelines for the construction of these systems or something that generates semantic uniformity in the field of Brazilian academic records. This has created heterogeneous systems and unreliable statistics. Based on the layouts for systems migration data collection, the Law of Guidelines and Bases of Education - LDB and other artifacts such as the Statement of Goals and Commitments Agreement - TAMC is proposed in this dissertation ONTOLOGY OF ACADEMIC RECORDS BRAZILIAN MODEL EDCUAÇÃO - ONTOR-RA. This ontology used these artifacts, ranked in Engineering Ontology as a Resource Ontological not, in order to generate semantic uniformity required for systems of data collection and academic management can be adjusted and new systems to be built is based on this model. The construction of the ONTO-RA, had the definition of a method of evaluation of methodologies for building ontologies available, which resulted in the choice of methodology NEON. This methodology was applied with minor adjustments to the construction of the proposed ontology. This paper also presented an application of the ontology which aims to highlight its effectiveness as a basis for setting the systems from the semantic uniformity obtained. In this application, for each requirement of ONTO-RA was analyzed care of the same for the collection SISTEC, EDUCANCENSO data systems, and CENSUS OF HIGHER EDUCATION - CENSUP. The SICAD and SIGA systems, which are academic management systems currently in operation at the Federal Institute of Education Bahia - IFBA were also analyzed. This study revealed that several important academic indicators are being generated incorrectly due to the various inadequacies identified, since the percentage of requirements not met ranged between 2% and 37% in the analyzed systems.
Keywords: Ontologias
Registros Acadêmicos
Engenharia de Ontologias
Processo de Construção de Ontologias
Interoperabilidade
???metadata.dc.subject.cnpq???: Ciências Exatas e da Terra
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Salvador
???metadata.dc.publisher.initials???: UNIFACS
???metadata.dc.publisher.department???: Sistemas e Computação
???metadata.dc.publisher.program???: Sistemas e Computação
Citation: OLIVEIRA, Márcio Melo de. Processo de construção da ontologia de registros acadêmicos do modelo educacional brasileiro – ONTO-RA. 2014. 124p. Dissertação (Sistemas e Computação) - UNIFACS Universidade Salvador, Salvador, 2014.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://teste.tede.unifacs.br:8080/tede/handle/tede/497
Issue Date: 14-Nov-2014
Appears in Collections:Sistemas e Computação

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