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Tipo do documento: Dissertação
Título: UNLOCK-C: um jogo sério 3D para apoio ao ensino e aprendizado da linguagem de programação C
Autor: SANTOS, Marcos Antônio Pacheco dos
Primeiro orientador: FERNANDES, Sergio Martins
Primeiro membro da banca: KRONBAUER, Artur Henrique
Segundo membro da banca: MASSA, Monica de Souza
Resumo: A expansão tecnológica e o aumento da influência da computação na sociedade humana faz com que o ensino de programação de computadores em cursos de tecnologia ou graduação da área de computação torne-se cada vez mais importante. Apesar disso, a baixa motivação do aluno, a complexidade do assunto e a forma tradicional de ensino, se configuram como barreiras ao aprendizado nestas disciplinas. Com intuito de mitigar essas barreiras, aparecem nesse contexto um tipo de software denominado jogo sério. Jogos sérios são jogos digitais que possuem um propósito específico que não apenas o entretenimento. Jogos sérios têm recebido uma atenção significativa entre os pesquisadores. Em especial têm ocorrido pesquisas na direção de desenvolver jogos sérios que enriqueçam o processo de ensino e aprendizado das disciplinas de programação de computadores e linguagens de programação. No entanto, muitos jogos sérios educacionais desenvolvidos possuem narrativas maçantes e jogabilidade que deixam a desejar se comparados com os jogos 3D sofisticados usualmente jogados pelos alunos. Com relação a construção desses jogos sérios educacionais, apesar de existirem metodologias de desenvolvimento de software aplicáveis a este tipo de jogo, não existe consenso sobre qual metodologia utilizar. Este trabalho de dissertação propôs a utilização de um jogo sério educacional com representação tridimensional (3D) sofisticado, de gênero mais alinhado com os jogos digitais 3D, jogados pelos alunos nativos digitais. O jogo foi desenvolvido através de uma metodologia de desenvolvimento de software customizada e otimizada a partir de outras metodologias de desenvolvimento de jogos sérios educacionais. O jogo foi utilizado em salas de aulas de cursos de graduação em computação, como ferramenta de ensino e aprendizado de conceitos relacionados a disciplinas de programação de computadores, com foco na linguagem C. Os resultados preliminares mostraram um aumento da motivação, e interesse dos alunos em relação ao aprendizado dos conteúdos das disciplinas. Desta forma, este jogo sério poderá ser utilizado como ferramenta de ensino e aprendizado como forma de obter mais dados sobre o problema e concomitantemente tentar melhorar o nível de motivação e interesse dos alunos acerca da linguagem C e conceitos de programação de computadores.
Abstract: The growing influence of computing on human society makes it increasingly important the teaching of computer programming in computer sciences undergraduate courses or technological courses. Nevertheless, the low level of motivation of many students, the complexity of the subject and the traditional way of teaching are barriers for learning these disciplines. In order to mitigate these barriers ,in this context, a type of software called serious game was developed, as a tool to help teach programming languages. Serious games are digital games that have a specific purpose other than just entertainment. Serious games have received significant attention among researchers. In particular, there have been research toward developing serious games that enrich the teaching and learning process of programming disciplines of computers and programming languages. However, many developed educational games have serious dull narrative and gameplay that are lacking compared to the sophisticated 3D games usually played by students. Regarding the construction of these educational serious games, although there are software development methodologies applicable to this type of game, there is no consensus on which methodology to use. This dissertation proposed the use of an educational serious game with three-dimensional (3D) sophisticated, more in line with gender digital 3D games, played by digital native students. The game was developed by a custom software development methodology optimized from other educational serious games development methodologies. The game was used in undergraduate classrooms, as a teaching and learning tool related to computer programming disciplines, focusing on the C language. Preliminary results showed an increase in motivation and interest of students in relation to the learning of the content. Thus, this serious game can be used as a teaching and learning tool as a way to get more data on the problem and simultaneously trying to improve the level of motivation and interest of students about the C language and computer programming concepts.
Palavras-chave: Jogos sérios
Jogos Sérios de Ensino a Programação
Jogos Digitais Educacionais
Área(s) do CNPq: Ciências Exatas e da Terra
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Salvador
Sigla da instituição: UNIFACS
Departamento: Sistemas e Computação
Programa: Sistemas e Computação
Citação: SANTOS, Marcos Antônio Pacheco dos. UNLOCK-C: um jogo sério 3D para apoio ao ensino e aprendizado da linguagem de programação C. 2016. 199p. Dissertação (Sistemas e Computação) - UNIFACS Universidade Salvador, Salvador, 2016.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://teste.tede.unifacs.br:8080/tede/handle/tede/496
Data de defesa: 21-Out-2016
Aparece nas coleções:Sistemas e Computação

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