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Tipo do documento: Tese
Título: Língua inglesa, turismo e região: fragilidades no ensino do inglês nas escolas públicas estaduais e no turismo bem como suas implicações para o desenvolvimento regional
Autor: SILVA, Cássio Jânio dos Santos
Primeiro orientador: BOAVENTURA, Edivaldo Machado
Resumo: Nos dias atuais, a aquisição da competência comunicativa da Língua Inglesa se consolida como um elemento fundamental no mundo globalizado. Nesse contexto, saber ler, escrever, ouvir e falar a Língua Inglesa constitui-se direito humano, destinado a todos os cidadãos, particularmente aos alunos das Escolas Públicas Estaduais assim como indivíduos ligados diretamente ao turismo, como elemento de inclusão social no mercado de trabalho, visto que a língua é integrante de uma ação comunicativa que deve ter também um olhar externo. O presente estudo procura responder ao significado dessa aquisição para a inserção no mercado de trabalho e no turismo soteropolitano através de políticas públicas. O estudo apresenta um novo método da língua inglesa, mediante a implementação de políticas públicas pelo Estado para integrar o território estudantil ao circuito econômico internacional. Demonstra a importância da aquisição da língua inglesa no mundo atual e a difusão desse idioma em termos sociais, econômicos, políticos e culturais. Analisa livros didáticos, a abordagem comunicativa, a adequação do currículo, inclusão digital e as políticas públicas. Realiza um estudo de caso comparativo em escolas da rede estadual de ensino, com membros da SETUR/BA, BAHIATURSA e estudantes de turismo da Universidade Estadual da Bahia (UNEB), Campus Salvador.
Abstract: Nowadays the communicative competence acquisition of English language has been a fundamental element in the globalized world. In such a context, the dominance of reading, writing, listening and speaking of that language has been a human right which must be directed to all the people, specially, the students from Public Schools as well as those who deal with tourism as an element of inclusion social at work field, by the fact that such a language has been part of a communicative action which must also take a look at outside. Such a research aims to give an answer about the meaning of that acquisition in order for the inclusion in the work field and tourism in the city of Salvador through public policies. Its goal is to present a new method of English language through public policies by State in order to integrate the students to International Economy Parameters. Such a study tries to comprehend the importance of that acquisition nowadays and its diffusion in terms of social, economical, political and cultural aspects, through textbooks of communicative proposals, an appropriated curriculum, digital inclusion and public policies. It also analyses the consonance between the teaching of that language with the Curriculum Guidelines for Foreign Language (LDB-1996 and PCNS-1998) and the Tourism Department of the State of Bahia (SETUR) and BAHIATURSA. By the fact that it uses the case study technique, such a research has chosen a comparative outline: students from Escola Estadual Professora Maria de Lurdes Parada Franch, Colégio Estadual Thales de Azevedo and as a complement SETUR/BA, BAHIATURSA and tourism students of UNEB as the principal ones to be investigated, nevertheless, the questionnaires have verified that the students from these Education settings have not had chances in order to acquire such a language.
Palavras-chave: Políticas Públicas
Ensino Público
Língua Inglesa
Mercado de Trabalho
Turismo
Área(s) do CNPq: Ciências Sociais Aplicadas
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Salvador
Sigla da instituição: UNIFACS
Departamento: Desenvolvimento Regional e Urbano
Programa: Desenvolvimento Regional e Urbano
Citação: SILVA, Cássio Jânio dos Santos. Língua inglesa, turismo e região: fragilidades no ensino do inglês nas escolas públicas estaduais e no turismo bem como suas implicações para o desenvolvimento regional. 2014. 181p. Tese Desenvolvimento Regional e Urbano - UNIFACS - Universidade Salvador, Salvador.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://teste.tede.unifacs.br:8080/tede/handle/tede/475
Data de defesa: 9-Out-2014
Aparece nas coleções:Desenvolvimento Regional e Urbano

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