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Tipo do documento: Dissertação
Título: Caracterização da educação na comunidade quilombola do Rio das Rãs no município de Bom Jesus da Lapa
Autor: TEIXEIRA, Manoel Messias
Primeiro orientador: REIS, Renato Barbosa
Segundo membro da banca: ARAÚJO, Paulo Sérgio Rodrigues de
Terceiro membro da banca: FELZEMBURG, Ridalva Dias Martins
Resumo: A presente dissertação caracteriza a educação oferecida pelo estado para a Comunidade Quilombola do Rio das Rãs no Município de Bom Jesus da Lapa com atenção para as suas práticas educativas e seus efeitos sociais, especialmente no que concerne aos costumes e tradições e à manutenção do homem do campo. Trata-se de um estudo bibliográfico, documental e de campo. Abordou o projeto político pedagógico implementado e a grade curricular proposta pela Secretaria Municipal de Educação. Surgiram diversas questões: as estratégias de ensino impactam positivamente a comunidade assistida? Esse processo educacional ajuda a amenizar o quadro de problemas da educação rural? Procurou-se, também, verificar através de pesquisas de campo se as questões pedagógicas são abordadas através de um processo de trabalho que acompanha a realidade escolar da educação rural nas escolas municipais da Comunidade. Foram aplicados questionários às famílias (177 pessoas) e entrevistados os profissionais (24 pessoas) atuantes em educação. Observou-se a percepção positiva da comunidade com relação à atuação das escolas nos atributos de identidade e perpetuação quilombola, bem como, nos assuntos relacionados com a natureza e meio ambiente. Os profissionais deixaram transparecer uma percepção insatisfatória com relação à educação oferecida.
Abstract: This work characterizes the education offered by the state to the Quilombo Community of the Frogs River in the city of Bom Jesus da Lapa with attention to their educational practices and their social effects, especially with regard to the customs and traditions and man maintenance field. This is a bibliographic study, documentary and field. He addressed the implemented political pedagogical project and the curriculum proposed by the Municipal Department of Education. There were several issues: the teaching strategies positively impact the assisted community? This educational process helps to alleviate the problems of the context of rural education? He tried to also check through field research is the pedagogical issues are addressed through a work process accompanying the school reality of rural education in municipal schools of the Community. families to questionnaires were applied (177 people) and professionals interviewed (24 people) active in education. There was a positive perception of the community with respect to the performance of schools in the attributes of identity and quilombo perpetuation, as well as in matters related to nature and environment. The left professional transpire an unsatisfactory perception regarding the education offered.
Palavras-chave: Educação em área rural
Tradições afrodescendentes
Identidade cultural
Área(s) do CNPq: Ciências Sociais Aplicadas
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Salvador
Sigla da instituição: UNIFACS
Departamento: Desenvolvimento Regional e Urbano
Programa: Desenvolvimento Regional e Urbano
Citação: TEIXEIRA, Manoel Messias. Caracterização da educação na comunidade quilombola do Rio das Rãs no município de Bom Jesus da Lapa. 2016. 121f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Regional e Urbano) - Universidade Salvador, Salvador, 2016.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://teste.tede.unifacs.br:8080/tede/handle/tede/453
Data de defesa: 5-Abr-2016
Aparece nas coleções:Desenvolvimento Regional e Urbano

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