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http://tede.unifacs.br/tede/handle/tede/445
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | LERO: um laboratório remoto de robótica educacional extensível e adaptável |
Autor: | FLORES, Críjina Chagas |
Primeiro orientador: | CAMPOS, Jorge Alberto Prado de |
Primeiro membro da banca: | KRONBAUER, Artur Henrique |
Segundo membro da banca: | TRINDADE, Roque Mendes Prado |
Resumo: | A robótica educacional é uma ferramenta que quando utilizada em ambientes acadêmicos favorece o aprendizado através do lúdico. Os grandes desafios relacionados à implantação de ambientes de robótica educacional são os custos para aquisição de equipamentos, a complexidade da infraestrutura robótica e capacitação dos profissionais envolvidos no processo. Uma forma de minimizar esses desafios é disponibilizar acesso a laboratórios remotos de robótica. Nesse contexto o presente trabalho propõe o desenvolvimento de um Laboratório Remoto de Robótica Educacional (LERO). O ambiente LERO tem como objetivo contribuir com o ensino e aprendizagem de programação e robótica para diferentes faixas etárias, estimulando e diversificando a aquisição de conhecimentos. O LERO é um ambiente baseado na Web, extensível e adaptável e que conta com um ambiente integrado de desenvolvimento especializado em programação de robôs. O termo extensível é usado para caracterizar a capacidade que o sistema possui de permitir que novos blocos de construção sejam incorporados. Blocos com complexidade crescente são desenvolvidos e incorporados ao sistema através da utilização do próprio ambiente de desenvolvimento LERO. Já o termo adaptável ilustra a característica de atender a um público com nível de conhecimento e experiência variada, tanto no que se refere à lógica de programação, quanto aos conhecimentos em robótica. |
Abstract: | Educational robotics is a tool that when used in academic environments encourage learning through playful activities. The major challenges related to the implementation of educational robotics environments are the costs to purchase equipment, the complexity of robotic infrastructure and the training of professionals involved in the process. One way to minimize these challenges is to provide access to remote laboratories of robotics. In this context, this work proposes the development of a Remote Laboratory of Educational Robotics (LERO). LERO aims to contribute to the teaching and learning of programming skills and robotics to different groups, stimulating the acquisition of knowledge. The LERO is a Web-based environment, extensible and adaptable and which includes an integrated development environment specialized in robot programming. The extensible term is used to characterize the ability of the system to incorporate new functionalities. The term adaptable term highlights that the environments can be used by a broad audience with varied level of knowledge and experience in terms of programming logic and robotics. |
Palavras-chave: | Robótica Robótica Educacional Laboratório Remoto de Robótica Programação em Blocos |
Área(s) do CNPq: | Ciências Exatas e da Terra |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Salvador |
Sigla da instituição: | UNIFACS |
Departamento: | Sistemas e Computação |
Programa: | Sistemas e Computação |
Citação: | FLORES, Críjina Chagas. LERO: um laboratório remoto de robótica educacional extensível e adaptável. 2015. 143 f. Dissertação (Mestrado em Sistemas e Computação) - Universidade Salvador, Salvador, 2015. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://teste.tede.unifacs.br:8080/tede/handle/tede/445 |
Data de defesa: | 9-Out-2015 |
Aparece nas coleções: | Sistemas e Computação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Dissertacao Mestrado CRÍJINA CHAGAS FLORES 2015.pdf | Dissertação CRÍJINA CHAGAS FLORES | 6,01 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
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